urna-eletrônica
Urnas eletrônicas usadas nas eleições.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo / Arquivo

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (20) o resultado da primeira etapa de auditoria do sistema de votação, que atestou que a urna eletrônica é segura e auditável. A Corte de contas também afirmou que se o voto impresso fosse implementado causaria maior risco de fraudes. O processo faz parte da primeira fase da auditoria instalada pela Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado. A informação foi divulgada pelo Poder360.

O TCU começou a analisar o processo no dia 11 de agosto depois do questionamento do ministro Raimundo Carreiro. Após a primeira etapa, os ministros chancelaram os estudos da área técnica da Corte. O julgamento havia sido suspenso após um pedido de vista do ministro Jorge Oliveira.

Na voto de hoje, Oliveira afirmou que não é contra o sistema eletrônico de votação, mas disse que há pontos que ainda precisam ser esclarecidos na segunda etapa de auditoria. A iniciativa vai avaliar a segurança das urnas eletrônicas sob responsabilidade do TSE em todas as etapas da votação.