Glenn Greenwald vai à CCJ do Senado
Glenn Greenwald na CCJ do Senado fala sobre supostos diálogos de Sérgio Moro.| Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem 24 horas para esclarecer se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado à pasta de Economia, está ou não investigando movimentações financeiras atípicas do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, que nas últimas semanas divulgou supostas mensagens trocadas entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato. O despacho do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), foi publicado nesta sexta(5).

O magistrado atendeu ao pedido do subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas (MP/TCU), Lucas Rocha Furtado, segundo o qual a investigação teria como motivação intimidar o jornalista, por meio de perseguição e abuso de poder, resultando em mau uso do recursos públicos. O despacho do ministro Bruno Dantas também dá 24 horas para que o presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima, se manifeste.