dallagnol
Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF do Paraná.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai retomar na próxima terça-feira (9) o julgamento do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) sobre os gastos da Operação Lava Jato com diárias, passagens aéreas e gratificações concedidas aos ex-integrantes da extinta força-tarefa de Curitiba. A pauta oficial do julgamento foi divulgada nesta quinta (4) no site da Corte de contas.

O caso será analisado pela Segunda Câmara com a relatoria do ministro Bruno Dantas. Uma eventual condenação poderia tornar Deltan Dallagnol inelegível e inviabilizar sua candidatura a deputado federal. Nesta semana, o Ministério Público junto ao TCU sugeriu o arquivamento da ação contra o ex-coordenador da Lava Jato.

Em julho, a área técnica da Corte de contas isentou o ex-procurador de qualquer irregularidade relacionada aos gastos da força-tarefa. Além de Deltan, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, e outros oito membros do Ministério Público Federal (MPF) são citados na ação.

Em nota, Deltan afirmou que "o dia 9 de agosto será o dia da verdade para o combate à corrupção no Brasil". "O TCU vai decidir se vai condenar Deltan contra dois entendimentos da área técnica, além de manifestações da Justiça Federal em duas instâncias, da ANPR e do Ministério Público de Contas, ou se fará justiça arquivando o caso. Deltan aguarda o julgamento com serenidade e confiança nas instituições, na justiça e no bom senso dos ministros do TCU", diz a nota divulgada pela assessoria do ex-procurador.