Coronavac
Vacina chinesa Coronavac contra a Covid-19 é produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan| Foto: Américo Antonio/SESA

A farmacêutica Sinovac publicou nesta terça-feira (10) os resultados de dois estudos clínicos sobre a resposta imune gerada por uma dose adicional da Coronavac em adultos de 18 a 59 anos e em idosos de 60 anos ou mais, administrada após 28 dias, seis meses ou oito meses após a segunda dose. A conclusão é que a aplicação de uma terceira dose da vacina contra Covid-19 produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan multiplica em até cinco vezes a proteção em adultos.

De acordo com os estudos, a dose adicional recebida depois de seis meses mostrou resultados mais expressivos na comparação com o grupo que recebeu a dose adicional após 28 dias. Já em idosos, houve um aumento de aproximadamente seis vezes no nível de anticorpos neutralizantes sete dias depois da aplicação da dose adicional. Os estudos também mostram que não houve nenhum efeito adverso grave na nova aplicação. As pesquisas foram feitas na China e os artigos publicados na plataforma de preprints MedRxiv.