Presidente do STF, Dias Toffoli
Presidente do STF, Dias Toffoli teria solicitado todos os relatórios do Coaf produzidos nos últimos 3 anos, com dados de 600 mil pessoas.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após vir a público a notícia de que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que o Banco Central enviasse cópias de todos os relatórios de inteligência financeira produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) - agora sob tutela do BC - nos últimos três anos, a Corte se manifestou por nota: “O Presidente Dias Toffoli não comenta processo que tramita sob segredo de Justiça. Vale esclarecer que o STF não recebeu nem acessou os relatórios de inteligência financeira conforme divulgado pela imprensa”.

Ao todo, há dados de 600 mil pessoas (412,5 mil pessoas físicas e 186,2 mil pessoas jurídicas) nos relatórios do Coaf supostamente enviados a Toffoli. O ministro é o autor da decisão liminar que suspendeu todas as investigações no país que usaram dados financeiros obtidos pelo Ministério Público junto a órgãos como o Coaf e Receita Federal sem, antes, solicitar autorização judicial. A decisão ocorreu a pedido do senador Flávio Bolsoanro (PSL-RJ) e o plenário do STF vai decidir dia 20 de novembro se autoriza, ou não, esse tipo de compartilhamento de dados com o MP.