Ministro Dias Toffoli disse que reconhecer o direito ao esquecimento violaria a liberdade de imprensa e de informação, garantidas pela Constituição.
Ministro do STF, Dias Toffoli.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou que foi identificado financiamento internacional a pessoas que atacam instituições brasileiras pelas redes sociais. O ministro revelou a informação em entrevista ao Canal Livre, da Band, na noite deste domingo (21). "Esse inquérito que combate as fake news e os atos antidemocráticos já identificou financiamento estrangeiro internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional", disse.

Toffoli considerou "gravíssima" a informação. "A história do país mostrou ao que isso levou no passado. Financiamento a grupos radicais, seja de extrema direita, seja de extrema esquerda, para criar o caos e desestabilizar a democracia em nosso país", ressaltou o ministro. Em 2019, a Corte abriu um inquérito para investigar fake news e ataques contra o Supremo, e em 2020, teve início a investigação sobre atos antidemocráticos no país.