Ministro Alexandre de Moraes e o presidente do STF, Dias Toffoli, responsáveis pelo inquérito das fake news que tramita no Supremo.
Ministro Alexandre de Moraes e o presidente do STF, Dias Toffoli, responsáveis pelo inquérito das fake news que tramita no Supremo.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou um pedido apresentado pela defesa da ativista bolsonarista Sara Winter para afastar o ministro Alexandre de Moraes do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos. Os advogados de Sara, que é investigada e chegou a ser presa preventivamente por determinação de Alexandre, alegam suspeição do ministro. Na prática, se fosse aceito, o pedido implicaria na anulação de todas as medidas determinadas no curso das investigações, incluindo provas obtidas em computadores, celulares e documentos apreendidos em endereços ligados a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. "Será ilegítima a alegação de suspeição quando houver sido provocada por quem a alega", escreveu Toffoli na decisão.