Urna eletrônica
Além dessas duas semanas de acesso direto, o código-fonte permanecerá à disposição dos investigadores durante a semana do TPS, em novembro.| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira (11) o processo de inspeção dos códigos-fontes das urnas eletrônicas para as eleições do próximo ano. Segundo o órgão, o processo tem duração de duas semanas nas quais 39 investigadores inscritos poderão visitar a área onde está exposto o código-fonte das urnas e assistir apresentações sobre o sistema eletrônico de votação que serão realizadas por integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE.

Os trabalhos fazem parte do Teste Público de Segurança (TPS), que será realizado de 22 a 26 de novembro. Pela primeira vez o Tribunal vai custear passagens e hospedagens para investigadores inscritos que moram fora de Brasília.

“Essa parte é fundamental, sendo um primeiro passo do Teste Público, em que os pré-inscritos conhecem previamente os códigos-fonte dos sistemas eleitorais, para que possam elaborar seus planos de ataques (às urnas), que serão avaliados e poderão ser selecionados para compor o TPS 2021. Além disso, é o momento em que várias informações relacionadas ao sistema de votação são colocadas para auxiliar o trabalho daqueles que vão participar do Teste”, afirma o assessor de Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini.

Além dessas duas semanas de acesso direto, o código-fonte permanecerá à disposição dos investigadores durante a semana do TPS, em novembro.