Urnas eletrônicas
Durante o teste público de segurança, os participantes inscritos tentam violar as barreiras de segurança do processo eletrônico de votação.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quinta-feira (26) que vai ampliar a participação de investigadores no teste público de segurança das urnas eletrônicas, que acontece entre os dias 22 e 26 de novembro deste ano. O evento torna o hardware e o software utilizados nas urnas eletrônicas e vários outros sistemas eleitorais disponíveis para verificação e teste de voluntários inscritos.

Na edição deste ano, o TSE afirmou também que pretende ampliar os programas eleitorais que serão submetidos à auditagem pelos participantes do evento. A fase de pré-inscrição para o TPS 2021 do Sistema Eletrônico de Votação que será utilizado nas eleições de 2022 fica aberta até o dia 29 de setembro. O edital com as regras do Teste foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico desta quinta-feira (26).

Durante o teste público de segurança, os participantes inscritos tentam violar as barreiras de segurança do processo eletrônico de votação, identificando falhas ou vulnerabilidades no sistema. Caso sejam identificadas fragilidades, o TSE afirma que faz as correções necessárias e posteriormente realiza um teste de confirmação.