roberto jefferson
Roberto Jefferson é o presidente de honra do PTB.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta sexta-feira (11) o deputado estadual Marcus Vinícius Neskau (RJ) como o novo presidente do PTB. Ele é ex-genro do presidente de honra do partido, Roberto Jefferson e foi eleito em fevereiro para substituir Graciela Nienov no comando da sigla. A escolha da nova executiva nacional do partido ocorreu após Nienov ser acusada por Jefferson de traição.

Após a eleição, a ex-dirigente entrou com recurso no TSE para recuperar as senhas da legenda registradas nos sistemas da Corte e a reintegração de posse do diretório nacional. Inicialmente, o tribunal aceitou a devolução das senhas, informou o jornal O Globo. No entanto, na decisão desta sexta, o TSE negou a reintegração e determinou que as senhas do partido devem ficar com a nova Executiva.

Com as senhas a legenda consegue ter acesso ao Sistema de Filiação Partidária (FILIA) e ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP). Com a decisão, Neskau comandará o PTB até 30 de novembro de 2025, quando terminará o seu mandato. Ele já era vice-presidente nacional do partido e comandava o diretório estadual no Rio de Janeiro.