urnas eletrônicas
Com a abertura de hoje, os códigos-fonte poderão ser inspecionados por representantes técnicos dos partidos políticos e outros órgãos.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta segunda-feira (4) na sua sede, em Brasília, a abertura dos códigos-fonte das urnas eletrônicas para a realização de inspeção como parte da preparação para os equipamentos nas eleições de 2022. A cerimônia, normalmente realizada seis meses antes do pleito, foi antecipada pelo Tribunal após uma mudança da resolução que regulamenta os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. A alteração foi aprovada no plenário do órgão na última semana.

Com a abertura de hoje, os códigos-fonte poderão ser inspecionados por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições. Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a antecipação foi feita com o intuito de aperfeiçoamento das boas práticas e da necessidade de se ampliar a transparência do processo eleitoral.