Eleições ocorrerão em outubro
Segundo o TSE, nem uma das falhas identificadas nas urnas eletrônicas em novembro do ano passado conseguiu atingir potencial para uma modificação de voto.| Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta quarta-feira (11) novos testes de segurança nas urnas eletrônicas para verificar a correção de vulnerabilidades identificadas em testes semelhantes realizados no ano passado. O evento, chamado de Teste de Confirmação, acontece na sede do Tribunal, em Brasília, e deve terminar na sexta-feira (13).

“Os investigadores responsáveis pelos cinco planos de ataque considerados bem-sucedidos no último Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS 2021) retornarão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana para repetir, em uma versão ajustada do sistema, os testes que identificaram vulnerabilidades em novembro do ano passado”, diz o TSE em nota.

Das brechas encontradas na ocasião, duas afetam a transmissão dos votos; duas, em tese, poderiam comprometer o sigilo da votação; e uma captou os dados que compõem o boletim de urna, documento impresso que cada seção emite contendo os totais de votos dados a cada candidato.

Segundo o TSE, nem uma das falhas identificadas anteriormente conseguiu atingir potencial para uma modificação de voto. “Na sexta edição do TPS, ocorrida de 22 a 27 de novembro de 2021, dos 29 planos de ataques aos componentes da urna eletrônica, somente cinco registraram achados, cujas soluções estão submetidas a exame no Teste de Confirmação”, diz o Tribunal em nota.