O vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente Jair Bolsonaro: chapa vencedora da eleição de 2018 é alvo de investigações no TSE.
O vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente Jair Bolsonaro: chapa vencedora da eleição de 2018 é alvo de investigações no TSE.| Foto: Divulgação/VPR

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, marcou para a próxima terça-feira (9) a retomada do julgamento de duas ações que pedem a cassação do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão. As Ações de Investigações Judicial Eleitoral apontam irregularidades na campanha de 2018 que teriam beneficiado a chapa. Em novembro de 2019, o relator, ministro Og Fernandes, votou pelo arquivamento das ações, mas o ministro Edson Fachin pediu vista, o que paralisou o julgamento dos processos. As ações foram apresentadas por Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (Psol) e apontam que a campanha teria participação num episódio de hackeamento grupo em uma rede social. Há mais seis ações contra a chapa que ainda serão analisadas na Corte.