Lista de comorbidades que habilitam pessoas a tomar a vacina da Covid com prioridade foi atualizada.
Lista de comorbidades que habilitam pessoas a tomar a vacina da Covid com prioridade foi atualizada.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A lista das comorbidades para a vacinação contra o coronavírus recebeu uma atualização do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (20). De acordo com Ministério da Saúde, pessoas com doenças crônicas neurológicas agora fazem parte do público-alvo da vacinação. A atualização foi feita no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, documento elaborado pelo Ministério da Saúde para orientar a população e os gestores locais sobre o andamento da campanha.

Com isso, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, poderão se vacinar em todo Brasil.

O Ministério da Saúde orienta que nos próximos dias os Conselhos Regionais de Medicina deverão atualizar o documento de declaração de comorbidades, que vai permitir a comprovação da condição e a elegibilidade para inclusão nos grupos prioritários. A lista atual das comorbidades tem 22 doenças cadastradas.

As novas recomendações para vacinação de gestantes e puérperas foram acrescentadas ao documento. No momento, a orientação do Ministério da Saúde é de que sejam vacinadas contra a covid-19 apenas grávidas com comorbidades.