Vacina de Oxford
Expectativa da Fiocruz era começar o calendário de imunização contra a Covid-19, de maneira emergencial, ainda em janeiro.| Foto: Justin Tallis/AFP

Os laboratórios Serum Institute e Bharat Biotech, da Índia, asseguraram nesta terça-feira (5) assegurando o fornecimento global de vacinas contra a Covid-19 produzidas no país. O comunicado vem após o CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, afirmar, no domingo (3), que não haveria permissão do governo local para a exportação dos imunizantes. A fala provocou preocupações no Brasil por envolver a fabricação da vacina da AstraZeneca em parceria com Universidade de Oxford, principal aposta do Ministério da Saúde.

Poonawalla compartilhou o comunicado dos laboratórios e chamou o suposto veto à exportação das vacinas de "falha de comunicação". "As exportações de vacinas são permitidas para todos os países. (...) Estamos todos unidos na luta contra esta pandemia", publicou, no Twitter.

A possibilidade de veto à exportação por parte do governo indiano preocupou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) depois de ter recebido autorização da Anvisa para a importação de 2 milhões de doses. O Itamaraty chegou a ser acionado para tentar reverter a situação com o governo da Índia.