Vacinação
Vacinação contra Covid-19 inclui outros grupos| Foto: Jonathan Campos / AEN

O Ministério da Saúde prevê aplicar até o fim de maio pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19 em pessoas com doenças prévias como diabetes e hipertensão, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Na nova fase da campanha nacional de imunização contra a Covid-19, que engloba 25 milhões de pessoas, a orientação do governo federal é priorizar a imunização das pessoas com síndrome de down; doença renal que fazem diálise; com deficiência permanente (de 55 a 59 anos e cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada); com comorbidades (de 55 a 59 anos), além de gestantes e puérperas com comorbidades. Em uma segunda etapa, a recomendação é imunizar pessoas mais jovens que apresentam estas mesmas condições.

Esses grupos já estavam previstos no plano de vacinação para a covid-19, mas sem o detalhamento de prazos e a ordem de prioridades. Antes, o governo enviou doses para a imunização de grupos como trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, além de parte das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.