Doctor, patient and injection needle. Physician or nurse giving vaccine, flu or influenza shot in office room in hospital.  Immunity, health care or HPV concept. Medical professional working.
Doctor, patient and injection needle. Physician or nurse giving vaccine, flu or influenza shot in office room in hospital. Immunity, health care or HPV concept. Medical professional working.| Foto: Bigstock

Neste sábado (15), 42 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos para o dia D de vacinação contra o sarampo. Nesta etapa da campanha devem ser vacinadas crianças e jovens de 5 a 19 anos. Até 13 de março, o Ministério da Saúde espera vacinar três milhões de pessoas nesta faixa etária. O horário de abertura dos postos de saúde varia de região para região. Na sexta-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a morte de um bebê de oito meses, que não tinha sido vacinado. Foi a primeira vítima da doença no Estado desde o ano 2000. Essa campanha reforça a importância da vacinação para prevenir o surto da doença, que é altamente contagiosa e que pode levar à morte.