Sputnik V
Os primeiros lotes da Sputnik V produzidos no Brasil serão exportados a países da América Latina que já aprovaram o uso do imunizante, como Argentina e México.| Foto: Divulgação/Sputnik V

O Instituto Gamaleya, da Rússia, anunciou nesta quinta-feira (20) que foi concluída a produção do primeiro lote da vacina contra a Covid-19 Sputnik V no Brasil. Fabricadas em planta da União Química em São Paulo, as doses serão exportadas a países da América Latina que já aprovaram o uso do imunizante, como Argentina e México.

Em publicação no perfil oficial da Sputnik V no Twitter, o Instituto informou que as vacinas deverão passar por controle de qualidade antes da exportação. A vacina russa ainda aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para seu uso no Brasil.

Negado em um primeiro momento, o pedido para a administração em caráter emergencial foi questionado por técnicos do órgão, que alegaram dados insuficientes para a aprovação. Os desenvolvedores do imunizante negam qualquer problema na segurança da vacina.