Após cumprir os trâmites burocráticos, os lotes com as vacinas seguem diretamente para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz.
Após cumprir os trâmites burocráticos, os lotes com as vacinas seguem diretamente para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz.| Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Os lotes com dois milhões de vacinas da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, que foram importadas da Índia, já chegaram ao Brasil. O avião da Emirates que trouxe o carregamento de imunizantes pousou por volta das 17h30 desta sexta-feira (22) no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. A carga foi recebida pelos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria.

Vacinas seguem para a Fiocruz

Após cumprir os trâmites burocráticos, os lotes com as vacinas seguem diretamente para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz, onde devem passar pela checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. Esse processo deve ser realizado ao longo da madrugada e na manhã de sábado (23), segundo informações da própria Fiocruz.

As vacinas estão armazenadas em seis caixas do tipo paletes, que serão acondicionadas em pequenos contêineres utilizados para transportes de carga com controle de temperatura, onde serão mantidas entre 2 a 8ºC. A previsão é de que as doses dos imunizantes estejam prontas para distribuição ainda na tarde de sábado (23). Toda a logística ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.