Prévias do PSDB
PSDB afirmou que duas novas empresas estão realizando testes no aplicativo das prévias.| Foto: Joédson Alves/EFE

O vice-presidente do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que vai acionar a Polícia Federal para investigar um possível "ataque hacker" ao sistema das prévias do partido. Sampaio afirmou que serão realizadas investigações internas para identificar eventuais crimes. Segundo ele, o objetivo é realizar, "num prazo de 10 dias, as diligências necessárias para que possamos identificar as causas do mencionado congestionamento do sistema". A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável por criar o aplicativo "Prévias PSDB", informou em nota que o app provavelmente sofreu um "ataque hacker". O relatório da apuração interna será encaminhado à PF para que "possa apurar eventuais práticas criminosas".

No último domingo (21), as prévias do para decidir quem será o candidato à presidência da República pelo PSDB foram suspensas, após o sistema de votação apresentar problemas. Cerca de 40 mil filiados da legenda ainda não conseguiram votar. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que duas novas empresas estão realizando testes no aplicativo. A data para continuação da votação deve ser anunciada na sexta-feira (26).