Plenário do Senado: Davi Alcolumbre
Segunda votação da reforma no Senado “dá um tempo”. Presidente da Casa e do Congresso, Davi Alcolumbre quer votar vetos presidenciais e LDO ainda nesta quarta.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em entrevista após a conclusão da votação dos destaques da reforma da Previdência na tarde da quarta-feira (2), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a realização do segundo turno da votação da reforma pelos senadores na próxima quarta-feira (9) só poderá ocorrer “com acordo da totalidade dos líderes partidários”. O impasse se dá porque o regimento do Senado determina um intervalo, chamado de interstício, entre sessões de votação de emendas à Constituição, como a reforma. O intervalo pode ser desconsiderado, mas somente se houver consenso entre os parlamentares.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que votou contra a reforma, disse que se mobilizará pela manutenção do intervalo. Caso o interstício não seja derrubado, a votação deverá ficar para o dia 16. O presidente do Senado disse ainda que está mantida para esta quarta a sessão do Congresso, em que os deputados e senadores avaliarão vetos presidenciais e também poderão votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).