eleições 2022 - voto impresso
Urna eletrônica| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Em reunião realizada de modo virtual neste sábado (26), presidentes de 11 partidos decidiram se posicionar a favor da votação eletrônica e contra a adoção de voto impresso para apuração dos votos. Os partidos representados na reunião foram DEM, MDB, PSDB, PP, PSD, PSL, Avante, Republicanos, Solidariedade, Cidadania e PL.

Essas siglas representam cerca de dois terços dos deputados e senadores. Isso torna mais difícil a aprovação da PEC do Voto Impresso Auditável, que está em discussão na Câmara e que é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro para evitar fraudes nas eleições. Vários dos partidos representados na reunião fazem parte da base aliada do presidente no Congresso. Para que o voto impresso auditável seja instituído para as eleições de 2022, a PEC precisa ser aprovada no Congresso até o início de outubro.

Em entrevista à CNN, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, comemorou a posição dos partidos. Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem sido uma das principais vozes contrárias à volta do voto impresso.