O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.
O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.| Foto: Carolina Antunes/PR.

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou nesta sexta-feira (4) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tentou comprar sua casa em São Paulo, mesmo sem o imóvel estar à venda. A declaração foi feita durante um depoimento à Polícia Federal. Nesta noite, o ministro do Supremo disse, em nota, que chegou a visitar duas casas no condomínio em São Paulo, mas nenhuma delas era de Weintraub.

"O Gabinete do Ministro Ricardo Lewandowski informa que, por intermédio de uma corretora imobiliária, o Ministro visitou duas casas no referido condomínio em São Paulo, as quais estavam à venda, mas nenhuma delas de propriedade do depoente", diz a nota.

No dia 21 de janeiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes abriu uma apuração preliminar sobre declarações feitas pelo ex-ministro da Educação em entrevista ao podcast "Inteligência Ltda". Na entrevista, Weintraub afirmou que um dos dez ministros da Corte tentou comprar sua casa num condomínio fechado, mesmo sem ela estar à venda, mas não apresentou provas.

Nesta tarde, a PF de Brasília ouviu o ex-ministro da Educação por videoconferência. No depoimento, Weintraub disse que não quis difamar nenhum ministro da Corte e que tentou preservar o nome de Lewandowski, ao não mencioná-lo na entrevista ao podcast. Os oficiais perguntaram se Weintraub tinha o objetivo de insinuar a prática de solicitação de vantagem indevida por parte de algum integrante do STF, ele negou.