• Carregando...
Eleição para presidente da Câmara dos Deputados: Baleia Rossi, Arthur Lira e Fábio Ramalho.
Enquete: eleição para presidente da Câmara dos Deputados: Baleia Rossi, Arthur Lira e Fábio Ramalho.| Foto:

Em 1.º de fevereiro, os 513 deputados federais vão escolher o novo presidente da Câmara. Nesse dia, também estarão em jogo os cargos de vice-presidentes da Casa, de secretários e suplentes desses cargos. A apuração dos votos começa pelo cargo de presidente da Câmara. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta, isto é, 257 votos. Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno.

Tem algum favorito na disputa entre Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG)? Dê seu voto!

Os partidos que declararam apoio a Baleia Rossi, candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), somam 278 dos 513 deputados. São 10 legendas que apoiam o emedebista: MDB, PT, PSDB, PSB, DEM, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Já Arthur Lira – o candidato do presidente Jair Bolsonaro e do Centrão – é apoiado formalmente por PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota. Em tese, ele conta com 195 votos. Fábio Ramalho corre por fora, pois o voto é individual, não por bancadas.

O PSL, que inicialmente apoiaria Baleia Rossi, mas que já estava rachado, agora diz que vai com Arthur Lira.

Quem é Arthur Lira?

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é apontado como o candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro. E há uma razão para a escolha do presidente: Lira é líder do Centrão, o principal bloco de sustentação política de Bolsonaro na Casa.

Lira costuma ter uma atuação parlamentar bem ao estilo “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Por isso é comparado constantemente ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), condenado pela operação Lava Jato e que hoje cumpre prisão domiciliar.

Por sinal, Lira também enfrenta problemas com a Justiça: é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como pertencimento em associação criminosa, corrupção passiva e ativa.

>> Leia aqui o perfil de Arthur Lira na íntegra

Quem é Baleia Rossi?

Eleito presidente do MDB em 2020 e agora candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi estreou na política aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992. Na campanha para o Legislativo municipal, o jovem teve o apoio do então deputado Ulysses Guimarães, símbolo do MDB, que presidiu a Assembleia Constituinte. O registro do encontro – que ocorreu meses antes de Ulysses morrer em uma queda de helicóptero em outubro daquele ano, em Angra dos Reis (RJ) – é a foto de perfil do WhatsApp de Baleia.

>> Leia aqui o perfil de Baleia Rossi na íntegra

Quem é Fábio Ramalho?

Fábio Ramalho (MDB-MG) está em seu quarto mandato como deputado federal. Teve como principal destaque no Legislativo o período em que foi vice-presidente da Câmara, entre 2017 e 2019, durante o segundo mandato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa.

Na ocasião, ganhou apoio dos deputados quando, em fevereiro de 2018, contestou fala do procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, que pedia operações de busca e apreensão no Congresso Nacional.

>> Leia aqui o perfil de Fábio Ramalho na íntegra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]