i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Presidência da Câmara

Até que ponto a briga pelo comando da Câmara pode influenciar eleição de 2022

  • Brasília
  • 17/01/2021 22:02
bolsonaro - presidência - câmara - arthur lira - baleia rossi
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Evaristo Sá/AFP

As eleições da Câmara estão concentradas nos esforços de Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) em vencer a disputa, mas a verdade é que ela antecede movimentos importantes para o pleito de 2022. E isso vale tanto para o grupo que apoia o presidente Jair Bolsonaro quanto para a oposição.

Quando MDB, DEM e PSDB uniram forças em prol de Rossi, também deixaram clara a possibilidade de coligação para lançar uma candidatura de centro-direita em 2022, seja em torno do apresentador Luciano Huck ou do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O mesmo pode ser dito em relação ao presidente Bolsonaro com o apoio à Lira, que une partidos como PP, PL e Republicanos — ambos dispostos a filiá-lo —,  e que podem apoiá-lo no próximo ano.

A briga pelo comando da Câmara não muda a perspectiva em torno dos atores políticos, mas reforça as previsões e apostas entre analistas e até políticos, como a fragmentação de candidaturas da esquerda e o fortalecimento de Bolsonaro.

Diferentemente das leituras de enfraquecimento do presidente da República após as eleições municipais, ele ainda se mantém fortalecido. E a tendência é que continue, independentemente de quem seja o vencedor – Lira, apoiado por Bolsonaro, ou Rossi, apoiado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Caso Lira vença a disputa, o governo ganha ainda mais munição política para 2022. Em caso de derrota, precisará ter ainda mais habilidade para negociar com Baleia Rossi – mas isso não será sua pedra do sapato.

“Uma vitória do Baleia Rossi não torna Bolsonaro ‘carta fora do baralho’. As forças que um presidente da República tem, a da ‘caneta’, da mídia espontânea, a institucional da Presidência da República, tudo isso é muito forte”, destaca o cientista político Enrico Ribeiro, coordenador legislativo da Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais.

Os impactos da eleição da Câmara a Bolsonaro

A eleição de Rossi, claro, mais atrapalharia do que beneficiaria  candidatura de Bolsonaro à reeleição. Ainda que partilhe de ideias reformistas da agenda econômica do governo, a tendência de uma presidência do MDB na Câmara seria semelhante à de Maia, de capitalizar as aprovações ao Parlamento, não ao governo.

“O governo encaminhou várias pautas, mas, no fim das contas, elas ficaram muito mais marcadas pelo protagonismo do Legislativo do que do Executivo. Se o Baleia vier a ser eleito, vai jogar para si a agenda econômica e isso pode enfraquecer o presidente, ainda que a pauta econômica seja muito parecida com a que o governo prega”, explica Ribeiro.

O poder da agenda do presidente da Câmara poderia garantir a Rossi autoridade o suficiente para ditar o ritmo da tramitação de reformas econômicas e, junto ao poder regimental, ele conseguiria brecar o andamento da pauta de costumes, tão cobradas pelo eleitorado de Bolsonaro.

Na contramão, a vitória de Lira tende, naturalmente, a favorecer mais a candidatura do presidente da República. “O Arthur Lira daria mais abertura para tocar a pauta econômica e a conservadora, como o voto impresso, que é tão valorizada para a base bolsonarista e para uma parcela da população mais de direita”, destaca Ribeiro.

Bloco de Arthur Lira pode inspirar coligação em 2022

Tão importante para 2022 quanto saber se o futuro presidente da Câmara será mais ou menos benevolente com o governo é o recado que os blocos partidários transmitem para o próximo ano.

É difícil cravar agora que, no próximo ano, Bolsonaro capitaneará uma grande coligação com todos os partidos que apoiam Lira: PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota. Mas é possível que a composição com algumas dessas bancadas aconteça.

O presidente foi eleito sem apoio partidário e tempo de TV em 2018. Mas uma grande coligação pode garantir a ele mais musculatura política nos estados e municípios, além de tempo de propaganda. Uma possível filiação de Bolsonaro ao PP, como se cogita, facilitaria o cenário da construção de um bloco para 2022 com alguns dos principais partidos do Centrão.

“Para eles, é tranquilo apoiar o governo agora, dentro da Câmara e Senado, e, talvez, em 2022”, diz o cientista político Gianluca Benvenutti, especialista em poder Legislativo da BMJ Consultores Associados.

Para a candidatura de Bolsonaro, seria positivo ter partidos como o PP, que ecoaria sua voz inclusive nos menores municípios do interior do Brasil. "O partido cresceu muito nas últimas eleições. E aí, isso pode trazer importantes cabos eleitorais para as eleições de 2022”, afirma Benvenutti.

“Não podemos ignorar aspectos como o tempo de televisão, que ainda é extremamente importante e poderá ser aproveitado por Bolsonaro se tiver uma coligação maior”, acrescenta.

A eleição da Câmara, no entanto, traz elementos mais indiretos do que diretos na opinião do cientista político. É muito improvável — para não dizer impossível — que PT e PCdoB, da esquerda, e o PSB e PDT, da centro-esquerda, topem coligar em uma candidatura com MDB, DEM e PSDB.

Todos os partidos estão no bloco de Baleia Rossi. “Difícil os partidos de esquerda ou centro-esquerda entrarem para a centro-direita em prol da democracia. Eu não vejo um PT apoiando o Luciano Huck, por exemplo”, diz.

Esquerda pulverizada e centro-direita fortalecida

Sem perspectivas de união entre esquerda e a centro-direita, o desenho mais provável para PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL e Rede é de mais uma pulverização de candidaturas em 2022 no campo da oposição. A divisão da própria esquerda nas eleições da Câmara sugere isso.

A campanha de Lira contabiliza que abocanhará 14 votos do PDT, entre 15 a 18 votos do PSB e 23 votos do PT. Dividido, o PSOL ainda debate se lança uma candidatura própria ou apoia Baleia Rossi. O bate-cabeça na esquerda sugere que a probabilidade de os partidos se unirem em torno de um projeto único é baixa, reconhece o cientista político Enrico Ribeiro.

“A esquerda carece de fazer uma autoanálise para saber o que quer da vida. O que afeta a esquerda é, justamente, o que ela vai colocar para a população e quem ela vai enfrentar em 2022”, diz o cientista político.

Já no campo da centro-direita, a candidatura de Rossi aponta para a construção de uma coligação que pode lançar talvez a mais forte candidatura desse campo político desde Fernando Henrique Cardoso, analisa Ribeiro. “É cedo dizer que a união de MDB, DEM e PSDB implica necessariamente em uma candidatura forte, mas é um sinal, um prelúdio, de que uma candidatura forte pode sair”, avalia.

Esse cenário seria impulsionado com a eleição do emedebista na Câmara, na visão de Ribeiro. “Esses partidos têm as ferramentas necessárias, com musculatura política nos municípios, para criar uma candidatura viável, que, até hoje, depois do Fernando Henrique, não conseguiram criar”, justifica.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Antonio Carlos Neves

    ± 4 horas

    Penso que é melhor para o governo Bolsonaro que o Centrão Lira seja o vencedor, por um motivo muito simples, as pautas do governo travadas pelo inútil R. Maia, andarão para serem votadas democraticamente, inclusive e muito importante a PEC do voto impresso, para que tenhamos transparência nas urnas eletrônicas e a vitória da democracia. É importante lembrar que o STF declarou falaciosamente inconstitucional a Lei aprovada em 2015 que aprovou o voto impresso, por "violação do sigilo e liberdade do voto". Como viola o sigilo e a liberdade do voto se o bilhete impresso é blindado e segue automaticamente após confirmado para urna lacrada?. Entenderam que o eleitor levaria o bilhete para casa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      AMAURI

      ± 4 horas

      Qualquer coisa é melhor que Bozo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • pradojoseeduardo@gmail.com

        ± 2 horas

        Os teus ladrões por exemplo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • K

      Kadu Prado 70022

      ± 6 horas

      PSDB e MDB são de centro esquerda! DEM é de CENTRO! a "direita" no Brasil não tem partido, hoje o Bolso representa essa ideologia politica e só!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carlos Jardim

        ± 7 horas

        Pc do B é estrema esquerda

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eduardo P.

          ± 8 horas

          Com essas opções aí é melhor manter Bolsonaro, ele fala umas bobagens as vezes mas tem uma boa equipe e menos corrupção, bem menos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marco Antonio

            ± 10 horas

            Ter o Doria e o Huck como opção, dá vontade de vomitar. É triste não ter um único nome descente, como candidato.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Alexandre

              ± 11 horas

              Desde quando Huck representa centro-direita? Ele é um vistoso exemplar da esquerda caviar do Leblon! Da turminha dos companheiros de Freixo e toda a nata dos hipócritas do Rio de Janeiro.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Joaquim

                ± 11 horas

                A Câmara não vai influenciar nas eleições de 2022. Assim como não influenciou em 2018. O Presidente Bolsonaro já está com a vitória garantida. O povo sabe de todo esforço que está realizando para desenvolver o país. E sabe quem está atrapalhando.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Diogo Buique

                  ± 11 horas

                  Mais uma eleição que será decidida entre o ruim e o péssimo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • O

                    Ottobelli

                    ± 12 horas

                    Prezado colunista, os possíveis candidatos citados na coluna, MDB, PSDB e DEM, NÃO são de DIREiTA. Por gentileza conforme esta informação.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Hélio

                      ± 12 horas

                      MDB nuca teve votos expressivos a nível nacional, e no mais da vezes, sequer candidato próprio. PSDB tem seus principais nomes envelhecidos ou sujos. E aí sobra apenas o DEM. Então lhes restará achar um Incrível Huck, e torcer para que o povo acredite nisso. Não creio !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcos Ctba

                        ± 13 horas

                        o presidente da camara é como se fosse o primeiro ministro do parlamento , ele que dita a sequencia das votações que fazem a diferença . Aí tá a linha quem for mais amiguinho dos deputados leva.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          RPM

                          ± 15 horas

                          Com o STF mal intencionado, dificilmente o Presidente poderá fazer alguma coisa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Flavius Torres

                            ± 20 horas

                            ATÉ AGORA B. Ñ CONSEGUI APROVAR NENHUMA LEI DA PAUTA DELE SE Ñ MOSTRAR A QUE VEIO AGORA MUITO DIFÍCIL SE RE ELEGER . NÃO PRIVATIZOU NADA

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luigi Henrique Cattaruzzi

                              ± 21 horas

                              O único que seria um bom presidente da Câmara seria o Marcel Van Hatten

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Arys

                                ± 22 horas

                                Nada adiantará, se não for anulado o famigerado stf, ou para ser justo, lewan, toffoli, boca de sapo, fachin e barroso. Qualquer coisa que seja a favor do povo brasileiro que venha a ser votada e sancionada pelo PR, no minuto seguinte, Rede, PSOL e mais os partidos lacaios do molusco, entram com uma ação lá no "supremo", que passa a ter prioridade sobre quaisquer processos. Então, o que se tem que focar, também, é na eleição para o SENADO, pois é dali que são liberados os pedidos de impeachment para apear do trono estas excrecências "excelências".

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.