i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Como foi o desempenho dos candidatos apoiados por Bolsonaro

  • 16/11/2020 13:48
Como foi o desempenho dos candidatos apoiados por Bolsonaro nas eleições de 2020
Wal do Açaí, entre Bolsonaro e Carlos: ex-assessora do presidente e um dos nomes do bolsonarismo em 2020 não se elegeu vereadora em Angra dos Reis (RJ).| Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro tem pouco o que celebrar neste primeiro turno das eleições municipais de 2020. A maior parte dos candidatos apoiados por ele e por sua família – o que inclui os três filhos e a mulher, a primeira-dama Michelle – não obtiveram bons resultados, seja para prefeituras ou câmaras municipais.

O que se observou na disputa das prefeituras é que, de 13 candidatos apoiados por Bolsonaro, mais da metade (oito) perdeu a eleição. E apenas cinco foram eleitos em primeiro turno ou continuam na disputa do segundo turno.

Os casos mais expressivos são os de Capitão Wagner (Pros), candidato à prefeitura de Fortaleza, Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição no Rio de Janeiro, e do Delegado Federal Eguchi (Patriota), candidato em Belém. Ambos foram os segundos mais votados nas respectivas cidades. Wagner teve 33,3% dos votos válidos, Crivella fez 21,9% e Eguchi ficou com 23,1%.

Dois candidatos com o apoio da família Bolsonaro se elegeram para prefeituras de municípios de porte médio. O prefeito de Parnaíba (PI), Mão Santa (DEM), apoiado por Bolsonaro, foi reeleito em primeiro turno com 52,1 mil votos, 68,3% dos votos válidos. Outro que recebeu o apoio da família e faturou a eleição também em primeiro turno foi Gustavo Nunes (PSL), eleito em Ipatinga (MG).

Entre os candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro que ficaram no caminho, o caso mais simbólico é o de Celso Russomanno (Republicanos), que disputou o pleito na capital paulista. Não apenas foi preterido pelos paulistanos, como obteve apenas 10,5% dos votos válidos, tendo sido o quarto mais votado.

Em Belo Horizonte, Bruno Engler foi o segundo mais votado. Mas também fez apenas 10% dos votos válidos. Alexandre Kalil (PSD), o atual prefeito, reeleito com 63,4%.

Outros casos de insucessos entre candidatos apoiados por Bolsonaro em capitais está o da Delegada Patrícia (Podemos), postulante em Recife; e o de Coronel Menezes (Patriota), de Manaus. Enquanto Patrícia obteve 14,1% dos votos, a quarta mais votada, Menezes conseguiu 11,3% e foi o quinto mais votado.

Fora das capitais, Allan Lyra (PTC), candidato em Niterói (RJ), e Julia Zanatta (PL), em Criciúma (SC), são outros candidatos do bolsonarismo que sofreram derrotas.

Derrotas também entre candidatos a vereador do bolsonarismo

O resultado não foi muito diferente para os candidatos apoiados pela família Bolsonaro para o cargo de vereador. Dos 45 candidatos que apareceram no “horário eleitoral gratuito” de Bolsonaro, apenas sete conquistaram uma vaga no Legislativo de suas cidades. O principal foi o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente, reeleito com 71 mil votos.

Outros casos de sucesso em capitais foram os de Sonaira Fernandes (Republicanos), eleita em São Paulo com 17,9 mil votos; Alexandre Aleluia (DEM), em Salvador, eleito com 10,1 mil votos; Inspetor Alberto (Pros), em Fortaleza, que obteve 7.301 votos; e Nikolas Ferreira (PRTB), com 29,4 mil votos em Belo Horizonte. Fora das capitais, somam-se a eles Anderson Campos (Republicanos), eleito em Niterói; e Paulo Chuchu (PRTB), escolhido pelo eleitorado de São Bernardo do Campo (SP).

Alguns casos das 38 derrotas de candidatos a vereador apoiados por Bolsonaro e família chama a atenção. Clau de Luca (PRTB), concorrente em São Paulo, teve apenas 5,8 mil votos. Ao pedir votos para Clau, Bolsonaro disse ser “apaixonado” por ela, que se aproximou dele nas eleições e é ativa nas redes sociais. Outro caso simbólico é a de Wal do Açaí (Republicanos), ex-assessora de Bolsonaro na Câmara (quando ele ainda era deputado) que foi acusada de ser funcionária fantasma. Ela se candidatou com o nome de urna "Wal Bolsonaro", em Angra dos Reis (RJ). Fez apenas apenas 266 votos.

Outro caso simbólico é o de Rogéria Bolsonaro (Republicanos), mãe de Eduardo, Carlos e do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Candidata no Rio de Janeiro apoiada pelos três filhos, ela obteve 2.034 e não foi eleito. Figura como "suplente" na lista oficial dos eleitos divulgada pela Justiça Eleitoral. Ou seja, pode assumir se algum eleito de seu partido deixar a Câmara por alguma razão;

Outro exemplo de uma candidata que não conseguiu se eleger é o de Roberta Lopes (PRTB), candidata a vereadora em Juiz de Fora (MG) apadrinhada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-MG) por ser integrante do movimento Direita Minas. Ela obteve 1,8 mil votos. Outros casos são os de Dra. Lenice (PRTB), em Natal, com 1,1 mil votos; e Renan Leal (Podemos), em Niterói, com 3 mil.

Quatro candidatos apoiados por Michelle Bolsonaro também não conseguiram se eleger vereador. São os casos de Dom Lancellotti (Republicanos), que obteve 285 votos em Fortaleza após se apresentar como cristão, gay e conservador; Diego Hipolyto (Republicanos), ex-atleta olímpico e bicampeão mundial de ginástica artística, que recebeu 3,8 mil votos em São Paulo; Patrick Dorneles (PSD), votado por 1,2 mil eleitores em Campina Grande (PB) após se apresentar como ativista em defesa das pessoas com deficiência; e Anderson Bourner (Republicanos), corretor de imóveis e ativista político que teve 1 mil votos no Rio de Janeiro.

Bolsonaro vira alvo de alfinetadas após desempenho de seus candidatos

O desempenho dos candidatos apoiados por Bolsonaro e família motivou políticos a afirmarem que o presidente saiu derrotado ou que sua força política diminuiu.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi um deles. A jornalistas, após votar em uma escola na zona oeste do Rio de Janeiro, disse que Bolsonaro “volta ao tamanho normal” após as eleições de 2020. “Havia, em 2018, um sentimento que ele acabou representando, mas não necessariamente era a base dele”, disse.

Nas contas do presidente da Câmara, Bolsonaro volta a apresentar um apoio popular semelhante ao que tinha antes do atentado sofrido, em Juiz de Fora (MG). A facada contra Bolsonaro, em 6 de setembro de 2018, e a antecipação do voto útil, acabou impulsionando o então candidato a presidente, avaliou Maia. “A base dele sempre foi até o momento da facada e até o voto útil, um candidato de 18%, 20%. A avaliação positiva era perto disso com 23%, 24% de ótimo e bom”, explicou. “Eu acho que, agora, [Bolsonaro] representa o tamanho do núcleo dele que era muito menor que os 46% de intenção de voto que ele teve. Ele está voltando ao tamanho normal e a influência é menor, especialmente nas capitais onde a cobrança é muito maior do que nos municípios do interior", disse Maia.

A declaração do presidente da Câmara foi reforçada pelo ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro. Para ele, há "alguns resultados interessantes", como o desempenho do "bolsonarismo". "Os candidatos apoiados pela Presidência [da República] fracassaram e o PSol tornou-se o partido de esquerda mais relevante", apontou, em comentário no Twitter.

O governador de São Paulo (PSDB), João Doria, foi outro que não deixou de alfinetar Bolsonaro. "O povo votou, a democracia ganhou e Bolsonaro perdeu", disse à Globo News. O prefeito Bruno Covas (PSDB), que irá para o segundo turno em São Pailo, também seguiu a mesma linha. "Ele [Bolsonaro] só fez o candidato dele [Celso Russomanno] afundar”, disse Covas.

Bolsonaro se defende

Pelas redes sociais, Bolsonaro se defendeu após os resultados das eleições. Disse que sua ajuda a "alguns poucos candidatos a prefeito resumiu-se a 4 lives num total de 3 horas". Mas ponderou que a esquerda "sofreu uma história derrota nessas eleições (...) numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar". "Para 2022, a certeza de que, nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado. Deus, pátria e família", emendou.


23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Maria das Graças Sousa Guimarães

    ± 8 horas

    O resultado de queda do PCdoB é ainda mais drástico: perdeu 51 municipios e governa apenas 31 (0,42% dos brasileiros). O PDT perdeu 133 municipios, ficando com 201. E os partidos de centro MDB, PSD, PP, Podemos e DEM foram os que cresceram nessas eleições. Os conservadores não tem partido até o momento!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maria das Graças Sousa Guimarães

      ± 8 horas

      Negligenciado pela mídia, o PT perdeu 133 municipios (caiu de 257 para 124). Nenhuma capital. 4 Estados sem ganhar em nenhum município. O PSOL, queridinho da mídia e do Morno-traíra, tem 3 municípios.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luca

        ± 9 horas

        As pessoas estão percebendo a falsidade do Bolsonaro, veio com uma conversa de acabar com a velha política, fazer reformas estruturais, ajudar a lava jato, combater corrupção, e fez tudo ao contrário até agora. Espero que venha algo melhor pra 2022

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          EDUARDO SABEDOTTI BREDA

          ± 11 horas

          Gazeta, 5 em 13 candidatos dá quase 40%. Isso é tão ruim que rendeu assim tantas linhas de reportagem? Nisso vocês estão igual ao resto da "mídia ". E a derrota acachapante do PT em todo o país? O silêncio da imprensa sobre isso grita nos ouvidos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Plínio

            ± 11 horas

            Muito amadora esta análise. Eleições municipais tem características próprias. Boulos se saiu bem em São Paulo. Mas alguém acredita mesmo que o PSOL consiga esse mesmo desempenho a nível nacional? Dória está cantando de galo sem mencionar que Covas procurou se descolar do seu nome porque seria derrota na certa. Na minha cidade procurei por um candidato conservador e não tinha. Escolhi um vereador do mesmo partido que o candidato a prefeito para que, se ganhasse, tivesse melhores condições de governar do que teve na legislatura anterior em que só tinha adversários e não conseguiu fazer praticamente nada. Mas os dois não eram do partido que gostaria. Enfim, vamos aguardar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jim Pereira

              ± 12 horas

              Não entendi esta matéria orgástica CONTRA Bolsonaro! Cuidado, Gazeta! Constantino não é suficiente para vos segurar!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                Ivan

                ± 12 horas

                GP, ja solicitei cancelamento da assinatura duas vezes... e até agora nada... quanta transparência... precisa de procon para pode ter meu direito de consumidor atendido? Sei que deve estar difícil pra vcs... mas vcs optaram por manter o constantino... me deixa optar por cancelar..

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JAMC

                  ± 0 minutos

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carvalhaes

                    ± 12 horas

                    O grande perdedor foi o PT, como só podia acontecer! Que venha 2022!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • O

                      Odair Jose

                      ± 12 horas

                      Eu só acredito na urna se houver voto impresso que possa ser visto e validado pelo eleitor através de uma “janelinha” transparente e que ao confirmar seja automaticamente depositado em alguma urna. Se o eleitor vê o papel impresso antes de ele ser depositado na urna reduzimos a chance de fraude pois existem validações. 100% confiável nada é, mas da forma que está hoje não é nada confiável. E ainda criaria um percentual de checagem em locais aleatórios para auditar as urnas a cada eleição.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        PAULA ANDRUSKO

                        ± 13 horas

                        Quem perdeu nessa eleição foi quem realmente luta pelo Brasil. Muitos vereadores reeleitos, ou seja, os corruptos estão garantidos. Prefeitos com escândalo de corrupção se mantiveram ou irão pra segundo turno. O sistema continua.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • N

                          NEIDE Palmeiro

                          ± 0 minutos

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Frank de Luca

                            ± 13 horas

                            Na minha opinião a derrota e o resultado de misturar religa o com a responsabilidade politica inherente na responsabilidade de administrar um atividade publica Pura irresponsabilidade

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luciano

                              ± 0 minutos

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 14 horas

                                O Odorico Paraguaçu não acerta uma.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  ± 14 horas

                                  Russomano deve estar puhhtto da cara.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Emerson

                                    ± 15 horas

                                    Coitados destes candidatos. Vão ter mais quatro anos para repensar apoios e nas próximas eleições quem sabe ir mais longe na concorrência sem mitológicas vaidades e abraços.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • J

                                      João Viggiani

                                      ± 12 horas

                                      Nas próximas eleições 2 nomes serão os nomes apadrinhadores: Maduro e Xin JinPing!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Austríaco-PR

                                    ± 15 horas

                                    Achei ótimo os resultados. Gente com pouco ou nenhum dinheiro para promoção saiu de nada para 11% até 33%. Isso que eu não confio nessas urnas e muito menos no "O Barro", um sujeito que tudo que faz não cheira bem. Considerando urnas e o pouco tempo investido pelo presidente para eleger seus candidatos, um ótimo resultado. A mídia de modo geral atacou sem piedade todos os candidatos bolsonaristas, que evidentemente não possuem atrelados ao seu nome o efeito "massa de pão" quanto mais apanha mais cresce. Calça apertada e Botafogo se esconderam nessas eleições, queria ver o Greca ter coragem de trazer o botafogo para o palanque.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CARLOS_PG_45

                                      ± 16 horas

                                      Infelizmente Bolsonaro pisou na bola em algumas questões importantes no seu mandato, isso refletiu nos seus apoiados. Espero que ele reflita sobre esses resultados e melhore sua postura. Outro fato que chama a atenção é que a esquerda "graças a Deus" levou o maior "pau", espero apenas que os paulistas não sejam tão burros de eleger Boulos e os Gaúchos a Manuela, seria o fim.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Ronald Santos

                                        ± 13 horas

                                        Nada a ver. O povo é e sempre foi alienado. A grande imprensa fez uma campanha grande contra porque quer o dinheiro dos seus impostos de volta. E esses FATOS ocorridos dentro do TSE durante a apuração deixam margem para várias dúvidas...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Lactobacilaceae

                                      ± 16 horas

                                      Bozo vai passar!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Ronald Santos

                                        ± 13 horas

                                        E os ladrões vão voltar pra você comemorar!!! E quem sabe mamar um pouco também, né! Se ele perder, no dia seguinte tu libera a patroa pra fazer compras no shopping a vontade....

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.