• Carregando...

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford mostrou que oitos das principais capitais brasileiras flexibilizaram as medidas de isolamento social do combate ao novo coronavírus antes de estarem prontas para isso. Entenda as consequências disso com a gente em um minuto.

O estudo mostra que São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Goiânia não tinham atendido aos critérios da OMS para flexibilizar o isolamento.

Segundo os pesquisadores, essas cidades realizaram um número muito abaixo do ideal de testes na sua população e também falharam em criar programas de rastreio de contato para conter o contágio.

Com isso, um alto número de pessoas que estavam contaminadas sem saber passou a circular e a espalhar a doença. E sem o sistema de rastreio era praticamente impossível identificar onde isso aconteceu. Em outras palavras, um cenário que favoreceu o aumento de casos.

Outro ponto identificado no estudo é que as capitais falharam em dizer às pessoas o que fazer caso tenham contato com o vírus, algo que deveria ser feito com campanhas públicas de informação e de incentivo ao autoisolamento.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]