• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente general Hamilton Mourão em cerimônia no Colégio Militar do Rio de Janeiro em 6 de maio de 2019
Planalto vai comprar blindados de alto padrão para as famílias de Bolsonaro e Mourão| Foto: Mauro Pimentel/AFP

A compra de carros para a família do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão pode custar até R$ 7,14 milhões aos cofres do governo federal. Entre os veículos previstos na licitação estão Audi A6, Honda Accord e Ford Fusion, considerados de alto padrão e que serão utilizados na segurança.

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) autorizou a realização de um pregão eletrônico, no início de junho, para a aquisição de um total de 29 veículos, dos quais 17 blindados e 12 normais, sob o argumento de que houve um aumento da demanda na atual gestão.

O edital de compra especifica que o comboio de segurança para cada um dos familiares deve ser composto de dois veículos, da mesma marca e modelo, sendo um blindado e outro normal. A necessidade de serem iguais, segundo o documento, tem como objetivo evitar a identificação do carro que transporta o familiar.

"A imposição, por aspectos de segurança, visa não demonstrar a presença exata dos familiares das autoridades nos deslocamentos com o uso de veículo diferenciado, exigindo que os veículos blindados e não blindados sejam exatamente iguais."

Ao todo, o presidente tem cinco filhos e todos estão residindo em Brasília. O seu antecessor, Michel Temer, tinha apenas um na capital federal.

"O quantitativo pretendido decorre de aumento na demanda de veículos de serviços especiais, com a posse dos atuais presidente e vice-presidente, que atendem aos familiares dos citados dignitários", diz o texto.

O governo federal também deve gastar R$ 2,5 milhões em maio para locação de carros para transporte de Bolsonaro e de Mourão em viagens e eventos oficias no Norte e no Centro-Oeste.

Segundo o edital, a empresa que vencer a licitação deverá disponibilizar 32 veículos. O Palácio do Planalto exige, por exemplo, dois carros blindados do tipo Sedan com quatro portas e com película protetora nos vidros laterais e traseiro.

O Palácio do Planalto não se manifestou até a publicação da reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]