i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
31 anos na Corte

Fim da “era” Celso de Mello: qual o legado que o decano do STF deixa para o país

  • Brasília
  • 06/10/2020 20:25
Ministro Celso de Mello se despede do STF após três décadas de serviços prestados à Suprema Corte.
Ministro Celso de Mello se despede do STF após três décadas de serviços prestados à Suprema Corte.| Foto: Carlos Moura/STF

A aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello marca o fim de uma era na Corte. Historicamente, ele foi responsável por liderar a chamada ala garantista do tribunal (aquele grupo de juízes que exige um nível maior de provas antes de uma condenação de réus) e por fazer uma transição progressista dentro da Suprema Corte brasileira.

Apesar de internamente ser um dos juízes mais respeitados pelos colegas, Celso de Mello deixa o STF no próximo dia 13 sob fortes críticas. Principalmente pela forma como conduziu o inquérito que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF).

Celso de Mello chegou ao Supremo Tribunal Federal em 1989, nomeado pelo então presidente José Sarney (MDB). A história do decano se confunde com a história da Constituição Brasileira. Ele é o único integrante da Corte a participar do processo de implementação da atual Constituição, atuando no STF já durante a primeira eleição direta para presidente da República após o regime militar.

Na transição para o atual regime democrático, Celso de Mello foi assistente do Consultor Geral da República do governo Sarney, Saulo Ramos. Por isso, o atual decano não somente ajudou a elaborar a Constituição, como ficou responsável por mais de 30 anos a interpretá-la do jeito que imaginavam os redatores do texto original.

“Ele é uma das pessoas de inteligência mais brilhante, de uma memória enorme e de um conhecimento histórico que nos enche de orgulho em com ele conviver”, disse o ministro Dias Toffoli em agosto do ano passado, quando Celso de Mello completou 30 anos como integrante da Corte. “Seus votos são por todos respeitados, suas posições e a sua vida completamente honrada e ilibada honram esta Casa”, complementou o ex-presidente do Supremo. "Celso de Mello se aposenta, mas deixa no STF uma rica herança: centenas de decisões e votos memoráveis em defesa da moralidade pública, das minorias e da liberdade de expressão. Sua integridade serve de exemplo para todos os cidadãos que querem o bem do Brasil", disse o ministro Luís Roberto Barroso à Gazeta do Povo.

A carreira jurídica de Celso de Mello começou em 1969, quando ele se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. No ano seguinte, ingressou no Ministério Público Estadual paulista, onde permaneceu por 20 anos. Depois, trabalhou na Consultoria Geral da República até ser nomeado ministro do STF. No biênio 1997/1999, Celso foi presidente do STF sendo, na época, o sexto magistrado paulistano a assumir o cargo máximo da Justiça Brasileira.

Garantismo de Celso de Mello livrou políticos da prisão

Celso de Mello passou a ser considerado líder da chamada ala garantista do Supremo ao defender, em diversos julgamentos históricos, que uma pessoa somente pode cumprir sua pena após esgotadas todas as possibilidades de recursos. Por causa dessa visão, o decano enfrentou diversas críticas e foi acusado de ser complacente com a corrupção. Principalmente em casos famosos.

Um exemplo disso foi durante a análise das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, em que o STF proibiu a prisão após decisão de segunda instância. A decisão do STF beneficiou, entre outros condenados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na época cumpria condenação da Operação Lava Jato na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba.

“Todos os cidadãos da República têm direito à livre expressão de suas ideias e pensamentos, torna-se necessário advertir que, sem prejuízo da ampla liberdade de crítica que a todos é garantida por nosso ordenamento jurídico-normativo, os julgamentos do Poder Judiciário, proferidos em ambiente de serenidade, não podem deixar-se contaminar, qualquer que seja o sentido pretendido, por juízos paralelos resultantes de manifestações da opinião pública”, disse o ministro na época, sobe as críticas relacionadas às suas decisões.

Durante o julgamento do mensalão, mais conhecido como Ação Penal 470, Celso de Mello foi o voto decisivo para que o Supremo pudesse admitir os chamados “embargos infringentes”, que permitiram um novo julgamento a condenados no Supremo por placares apertados. Por conta dessa decisão, dez dos 25 condenados foram beneficiados com um novo julgamento de um mesmo processo.

“É simples dizer que o sistema político é corrupto, que a corrupção está na base das instituições. E, quando se tem a oportunidade de usar o sistema jurídico para coibir essas nódoas, parte para a consolidação daquilo que aponta como destoante”, criticou,em 2014, o então presidente do STF, Joaquim Barbosa, sobre a admissibilidade dos embargos infringentes.

Outra decisão considerada controversa do ministro Celso de Mello ocorreu em 1994, quando ele votou contra a condenação do hoje senador Fernando Collor de Mello (Pros-AL) pelo crime de corrupção passiva. Na época, Celso alegou que não havia o chamado “ato de ofício”, ou seja, uma ordem governamental que comprovasse ação do então presidente da República para obter vantagens ilícitas. Essa tese do ato de ofício, inclusive, foi utilizada pela defesa de diversos réus do mensalão.

Decano defendeu liberdade de expressão, mas excedeu limites do STF

Se do ponto de vista penal Celso de Mello sempre justificava que não poderia fugir dos limites constitucionais, em outras áreas, o hoje decano do STF votou por interpretações que suplantavam o poder do próprio Supremo sobre o Congresso Nacional.

Durante o julgamento de um Mandado de Injunção (MI) e uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), que discutiu o enquadramento da homofobia e da transfobia como crimes de racismo, Celso de Mello alegou que há uma “necessidade transitória de o Poder Judiciário suprir omissões do Poder Legislativo ou do Poder Executivo que são lesivas aos direitos das pessoas em geral ou da comunidade como um todo”.

“O fato irrecusável no tema em exame é um só: os atos de preconceito ou de discriminação em razão da orientação sexual ou da identidade de gênero não podem ser tolerados, ao contrário, devem ser reprimidos e neutralizados, pois se revela essencial que o Brasil dê um passo significativo contra a discriminação e contra o tratamento excludente que tem marginalizado grupos minoritários em nosso país, como a comunidade LGBT”, justificou o ministro em seu voto.

Em varias decisões, Celso de Mello se manifestou em defesa do direito de reunião e de liberdade de manifestação de pensamento. Durante julgamento da Lei de Imprensa, ele foi uma das principais vozes a defender que a liberdade de manifestação de pensamento é um dos princípios fundamentais da Constituição. “O interesse social, que legitima o direito de criticar, sobrepõe-se a eventuais suscetibilidades que possam revelar as figuras públicas, independentemente de ostentarem qualquer grau de autoridade”, defendeu o ministro.

Despedida em plenário deve ser marcada por derrota de Celso de Mello

Apesar de ser reverenciado por seus pares, a despedida de Celso de Mello em julgamentos em plenário deve ser marcada por uma derrota. Na próxima quinta-feira (8), o STF vai se manifestar sobre a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro prestar depoimento presencialmente ou não no inquérito que apura suposta interferência do chefe do Poder Executivo na Polícia Federal.

Em setembro, Celso de Mello determinou que Bolsonaro preste depoimento pessoalmente — e não por escrito conforme já ocorreu com o ex-presidente Michel Temer em dois inquéritos que tramitavam contra o emedebista na época. Entretanto, durante a licença médica de Celso, o ministro Marco Aurélio Mello acatou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu a tramitação do inquérito até definição do plenário do STF sobre o depoimento do presidente da República.

No julgamento de quinta, a tendência é que pelo menos os ministros Marco Aurélio de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli votem a favor de que o presidente tenha autorização para prestar depoimento por escrito e não pessoalmente conforme deseja a defesa do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Além disso, há a expectativa de que os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso também acompanhem o voto contrário a Celso. Os dois autorizaram que Temer prestasse informações à Polícia Federal por escrito.

O julgamento deveria ocorrer no plenário virtual do STF, mas Celso pediu que o processo fosse analisado no plenário, por videoconferência. Segundo assessores do STF, a tática de Celso de Mello visava uma tentativa de influenciar os votos dos demais colegas. Mas isso, conforme integrantes da Corte, dificilmente deve ocorrer. Por esse tipo de comportamento, Celso tem sido criticado por juízes, assessores e até colegas internamente. “Ele se contaminou por esse processo e isso não é uma boa despedida do decano”, admitiu um dos interlocutores dos ministros do Supremo.

2ª Turma homenageia Celso de Mello em sua última sessão no colegiado

O ministro Celso de Mello foi homenageado nesta terça-feira (6) pelos colegas da Segunda Turma do STF, ao final de sua última sessão jurisdicional no colegiado.

Com a voz embargada, o presidente do colegiado, ministro Gilmar Mendes, disse que todos nutrem por Celso de Mello um "sentimento abundante de gratidão" pelo convívio amigo com uma “personalidade histórica, um jurista cuja densidade intelectual iluminará gerações” e uma figura unanimemente louvada pela comunidade jurídica nacional não apenas pelas suas contribuições para o Direito, mas, sobretudo, “pelo primor ético, cortês e agregador” da sua atuação como membro do Tribunal.

“Esse momento representa o marco da carreira de um juiz que dedicou uma vida à defesa da integridade institucional desta Corte, dedicação essa firmada na renovação permanente do compromisso de devoção aos pilares da nossa democracia constitucional”, pontuou Mendes, que se emocionou.

Segundo Mendes, Celso de Mello, nomeado para o STF menos de um ano após a promulgação da Constituição de 1988, construiu no tribunal um rico legado jurisprudencial de defesa irrestrita das garantias processuais penais, além de exercer um papel-chave no recém-instalado período democrático, com contribuições significativas na busca de soluções inovadoras dentro do sistema constitucional de proteção de direitos.

O ministro Ricardo Lewandowski lembrou um ditado romano segundo o qual não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. Ele afirmou que, nos 15 anos em que teve o privilégio de acompanhar, no STF, a atuação do decano, percebeu que Celso de Mello soube usar a sabedoria em “prol do avanço civilizatório da nação brasileira”.

Para a ministra Cármen Lúcia, o decano do STF é um grande sábio que ensina permanentemente não apenas lições de Direito, mas também lições de vida, em sua forma gentil, mas firme, de se conduzir e de argumentar. Segundo ela, Celso de Mello fez de sua vida um exemplo de luta pela democracia e direitos fundamentais.

O ministro Edson Fachin afirmou que a contribuição do ministro Celso de Mello como juiz do Supremo aparece não apenas nos votos proferidos, mas também no caráter verdadeiramente humano de sua atuação. Ele lembrou que ficarão registrados na memória da Corte “votos memoráveis” sobre o princípio da laicidade e da dignidade humana e os que contribuíram para “retirar o entulho autoritário da nossa legislação”, destacadamente o julgamento da Lei de Imprensa.

Emocionado, Celso de Mello agradeceu a homenagem e despediu-se sob aplausos dos colegas. “Palavras tão generosas me tocam profundamente e atingem muito meu coração, especialmente nestes dias em que se esvai o tempo e me aproximo do final da jornada neste augusto Supremo Tribunal Federal”, disse. O decano afirmou que o STF, mais que o órgão de cúpula do Poder Judiciário incumbido da defesa da Constituição, representa para ele “um verdadeiro estado de espírito”.

90 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 90 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • T

    TOATOA

    ± 6 horas

    Demorou hein .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Helder

    ± 17 horas

    Legado foi desacreditar o STF. Votos tendenciosos e intermináveis. Votos longos demais passavam a idéia de tentar buscar alguma brecha na lei, para prejudicar os desafetos ou então beneficiar os amigos. Acho que o desejo secreto dele era ser escritor de ficção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 1 dias

    Como demora a chegar o dia da aposentadoria do inútil...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo Souza

    ± 2 dias

    Não deixará saudades. O seu legado é imagem de um senhor perseguidor de inocentes e protetor de bandidos. No dia seguinte à aposentadoria entrará na vão a do esquecimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    ± 2 dias

    Logo estará atravessando os portões dos túmulos , e pagará todo mal que fez ao povo brasileiro !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto

    ± 2 dias

    Vida longa ao ministro. Que tenha uma aposentadoria longeva. Que recupere a saúde possa se locomover sem transtornos articulares. Mas que vai sem deixar saudades, lá isso vai!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CANISIO DE SOUZA

    ± 2 dias

    Ministro ridículo e incompetente para a função, nunca decidiu pela constituição e sim pela sua cabeça cheia de mer...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 2 dias

    Um inútil a menos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meire Lunna

    ± 2 dias

    Os elogios dos pares fazem parte do corporativismo. A sociedade brasileira não tem motivos para elogiar esse e nem os demais ministros dessa corte. Garantista sim, da perpetuação da impunidade, Proteção a bandidos é o principal legado. O sentimento é de repulsa. Já cai tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulão

    ± 2 dias

    Foi indicado por Sarney, chamado de juiz de ***** pelo próprio Saulo Ramos, foi "garantista"isso sim para os bandidos, libertou vários, inclusive o Lula, livrou a cara do Color e deixa a corte numa birra senil contra o Bolsonaro. Resumo, um falastrão inútil que perdeu a chance de uma vida de ao ocupar um posto tão relevante, beneficiar seu povo, seu país e seus descendentes. Um final de carreira triste e melancólico!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diogo

    ± 2 dias

    Ministro do STF deveria ser escolhido por concurso de conhecimento técnico entre os desembargadores que tivessem interesse no cargo! Nada de escolhas políticas e troca de favores! Do jeito que está todos terão a despedida vergonhosa de Celso de Mello!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jailson

    ± 2 dias

    Vai tarde. Já deveria ter saído.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    ORLINS MATOS DE SOUZA

    ± 2 dias

    protetor de bandidos, amigo da corrupção, destruidor do País.. o Grande legado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 2 dias

    Sai um Ministro que destruiu sua própria imagem, desde que resolveu entrar para o time de PAVÕES do STF, para ser substituído por mais uma indicação do Bolsonaro que conseguiu a proeza de MENTIR EM SEU CURRÍCULO. Sem falar das suas ligações com o que há DE PIOR nos meios institucionais e suas posições que ficam LÉGUAS de distância do conservadorismo e do combate à corrupção. Parabéns, MITO!!! Vc, que continua fazendo xadrez 4D pra justificar os absurdos do Bolsonaro, MERECE e MERECERÁ CADA DESGRAÇA que acontece(rá) na sua vida, em razão das consequências do entreguismo bolsonarista. Da sua TRAIÇÃO AOS CONSERVADORES DE VERDADE. Cada um COLHE aquilo que PLANTA...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 2 dias

    O legado de um juiz de m...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 2 dias

    O legado nada mais é do que disse SAULO RAMOS!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    ± 2 dias

    Nossa!!! Difícil ler a matéria até o final sem sentir enjoo! Um pária, que mamou nas benesses que o cargo lhe conferiu, e em nada contribuiu para o engrandecimento da história do país. Suas decisões foram sempre pró amigos da corte, e pra fechar com chave de ouro assumiu os holofotes na derradeira e vexatória decisão de desafiar o presidente. Diria que assim como a maioria dos atuais ocupantes do STF deixa o legado de que a lei se interpreta de acordo com os interesses e preferências pessoais dos magistrado que la estão. Deveria sentir vergonha de sua história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio

    ± 2 dias

    Já vai tarde. Como disse Saulo Ramos, um juiz de *****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDILSON COSTA RODRIGUES

    ± 2 dias

    Arauto da impunidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kazunari Nakashima

    ± 2 dias

    v.excia. Min.Celso de Mello. foi um Sansão frente as maldades dos ignobils Que siga o coração não se abata, siga sempre de cabeça erguida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDILSON COSTA RODRIGUES

    ± 2 dias

    Tchau querido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Frederico Brito Hagel

    ± 2 dias

    Legado? O pior possível, deve ser muito humilhante encerrar uma carreira de ministro do STF com a pecha de defensor de bandido e corrupto, exatamente como ele está encerrando. Já vai tarde demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO MARQUES CARVALHO

    ± 2 dias

    Só a elite não consegue enxergar o que passamos por aqui, embaixo. Juízes garantistas até têm argumentos bonitos, mas suas soluções jurídicas fazem perpetuar a injustiça e o sistema corrupto, tirando a paz social e a legitimidade das principais instituições brasileiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALTOÉ

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto B

    ± 2 dias

    Vai tarde. Legado: Não foi guardião pleno da constituição. Será lembrado como exemplo errado de mediocridade judicial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Santana

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DERMEVAL LUIZ GANS

    ± 2 dias

    Após 31 anos de serviço, sai de modo melancólico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALTOÉ

    ± 2 dias

    O Ministro Celso de Mello, o "pavão de Tatuí" deixa um vasto legado de benefícios aos amigos e políticos corruptos. Com suas decisões sempre contra a prisão em 2a. Instância colaborou em muito com o aumento da corrupção no País. Celso de Mello deixa o legado de que no Brasil o crime compensa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Gois

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 2 dias

    Um verdadeiro legado se revela nos valores e princípios defendidos e praticados por alguém. A inteligência e boa memória deste senhor não o credencia a deixar legado algum. Seu relativismo revela sua fragilidade de valores e princípios. Ficou no STF por mais de 30 anos, com boa oratória e desfrutando de status e boa mordomia. Precisamos de melhores substitutos deste quadro garantista do STF. Senhor Celso de Mello, em pouco tempo tu não serás mais do que um ex-STF, eventualmente com uma foto exibida em algum registro qualquer, envolto no ostracismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose

    ± 2 dias

    Estaremos trocando por outro comedor de lagosta e bebedor de vinhos caríssimos... francamente ter de aguentar isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 2 dias

      Me parece um tanto ou quanto visionária sua premunição. Em todo caso, enquanto não corrigirmos a forma pela qual são levados ao STF, seu tempo em exercício e as opções e metodologias para serem retirados de lá quando não corresponderem mais às necessidades constitucionais, continuaremos com sérios riscos de atingir o que professas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALCIONE PRA

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alfredo de Salles Loureiro

    ± 2 dias

    Já vai tarde. Votos abusivamente longos, incompreensíveis, contra o desejo da maioria das pessoas, um horror. Como disse o Saulo Ramos: “Juiz de mer....” péssimo juiz. Agora inventou está coisa bizarra de um presidente depor para dois advogados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 2 dias

    30 anos de atraso por isso e outras, que tem de mudar a cada 10 anos esses indicados , fim do cargo vitalicio, essa aberrações custam 70 anos de pensão ao povo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 2 dias

    O nosso dinheiro roubado é usado para pagar as custas e livrar corruptos da prisão graças às infindáveis instâncias que nutrem bem montados escritórios. A origem do dinheiro utilizado para defender bandidos nunca o incomodou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Siqueira

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juacastro

    ± 2 dias

    Não merece os elogios. Porém em três décadas deve ter feito alguma coisa de bom para o país. Não sei qual. Mas como só enxergamos os defeitos, ele sai como bandido com relação às últimas decisões. Pelas coisas boas que fez, ele será recompensado pelo resto de vida que tem, e pelas más sofrerá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo David

    ± 2 dias

    Legado de impunidade e retrocesso jurídico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Mané

    ± 2 dias

    Já vai tarde em sua soberba, Ministro "Garantista" Defensor ferrenho da prisão sómente após esgotadas todas as instâncias, ou seja , NUNCA ! Vai deixar muitas saudades....aos políticos corruptos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 2 dias

    Já vai tarde...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLO MELONI

    ± 2 dias

    DESEQUILIBRADO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 2 dias

    Ninguém pode dar o que não tem! Celso de Mello, Lewandowiski, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Fachin, Toffoli, Alexandre de Moares, Barroso e Rosa Weber, são o que são, ainda não se obtém suco de uva do fruto do milharal. O erro foi e continua sendo nosso, o de colocarmos e mantermos qualquer um como Ministro no STF, principalmente quando escolhidos, a dedo, por suas militâncias políticas partidárias alinhadas ao governo de plantão. E todos não fugiram a essa regra, embora me pareça com práticas em menor escala de militância ativa e indevida, os Ministros Marco Aurélio e Fux. É covardia, é maldade conosco, deixarmos as coisas como se estão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 2 dias

      Leonardo David: Exato, Leonardo. Marco Aurélio parece apenas mais um alienado, dentro de suas convicções e de seu preparo, mas fora do espectro político radical. Assim como Fux. Mas os demais não, são pequenas criaturas da esquerda escolhidas, justamente por isso para servirem ao seu patrão mor: A ideologia por eles apreendida e impregnada na escola de Direito!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo David

      ± 2 dias

      Concordo, hoje a militância de Marco Aurélio não é tão política, mas é de impunidade, ambidestra, ampla e generalizada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PEDRO ANTONIO BUENO DE CAMARGO

    ± 2 dias

    Seu voto decisivo no julgamento do Mensalão livrou José Dirceu da condenação por formação de quadrilha... É um dos que acha que a prisão em 2a. instância não se aplica até que a condenação seja transitada em julgado (ou seja, nunca vai atingir figurões da república)... Em síntese, um empecilho a menos para prisão em 2a. instância...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 2 dias

      Vai entrar outro na mesma linha. Não muda nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 2 dias

    Nomeado por um presidente de m, um "juiz" de m. O pavão de Tatuí. Tente atravessar a pé o viaduto do Chá em SP. Aí vamos ver o reconhecimento popular do seu legado. Já vai tarde. E, na sua mediocridade, nunca mais será citado na imprensa para nada. Terá um fim de vida no ostracismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 2 dias

    Para mim a pretensa fama dele é que ele já na entrada votou contra sua própria consciência no que ficou alcunhado "o juiz dos embargos infringentes". Neste mesmo caso quem o indicou para o presidente o apelidou numa expressão nada elogiosa: juiz de m**da. Depois o cara é para lá de prolixo. Nos seus votos cita "entas" constituições e demora horas para dizer um mínimo. E, neste apagar das luzes mais essa picuinha. O cara se acha, mas não passa de garbosa e imponente aparência de sabedoria. Sairá pelas as portas do fundo como de merecimento, afinal quem dos "graúdos" ele já condenou? Aliás, sendo "garantista" sempre protegeu seus apaniguados. Xô Celso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos

      ± 2 dias

      Fica tranquilo que o Bolsonaro vai colocar outra lá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Joaquim de Santana

    ± 2 dias

    Chamar de ético quem se locupletou com mais cinco anos no cargo, numa emenda constitucional feita para lhe beneficiar, é um desrespeito a quem realmente merece esse título; fosse um pouco honesto, não a teria aceito, e teria nos livrado da prorrogação do seu arbítrio pernóstico. Sua despedida é melancólica, merecendo mesmo essa missa de corpo presente que o PR lhe "homenageia", escolhendo um qualquer para seu lugar. 'VADE RETRO SATANÁS'.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 2 dias

    Só mais do STF que destruiu o Brasil e livrou todos os seus comparsas. Vá e suma ser desprezível!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Athos athayde

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 2 dias

    E as homenagens agora coroam os grandes feitos desse ministro, a bandidagem agradece, os corruptos festejam e o povo abaixe a cabeça e pague seus impostos. A República dos Bandidos segue a toda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 2 dias

    Fica patente no texto como ele usou critérios diferentes em ocasiões diferentes. É garantista quando lhe convém. Dizer que precisa suprir o legislativo, se isso não é extrapolar suas funções o que seria ? Já vai tarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 2 dias

    Só mais do STF que destruiu o Brasil e livrou todos os seus comparsas. Vá e suma ser desprezível!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nono

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    Um a menos para incomodar a vida dos brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio Vilches

    ± 2 dias

    Celso de Melo veio pelo Sarnei e o legado que deixa e de impunidade para corruptos, nada mais que isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denise B

    ± 2 dias

    Tem alguém bom no STF hoje? Tenho sérias dúvidas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    ilson Machado Santa Brígida

    ± 2 dias

    Celso de Melo não vai deixar saudade, pois sempre foi um defensor dos socialistas e corruptos, como seus pares no STF. Esperava um indicado que fosse a favor da lava jato, más pelo seu passado já percebir que é mais um da mesma ala socialista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 2 dias

    Legado dele é o de patrocinador da impunidade. Vai viver o resto da vida como um nababo as custas do contribuinte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    ilson Machado Santa Brígida

    ± 2 dias

    Sou um fiel torcedor do meu país e por esse motivo votei no Bolsonaro, más acho que a indicação para suprema corte de Kassio Nunes Marques foi com a intenção de livrar seu filho de um possível julgamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WMVIEIRA

    ± 2 dias

    Já vai tarde. Infelizmente, temos está corte cheia de personagens ridículos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ PINHEIRO

    ± 2 dias

    O legado de um Juiz de "Mel" como bem disse o Ex-Ministro, já falecido, em livro, Saulo Ramos! O legado de um Juiz que pisou feio na bola! Pois quando o mensalão estava finalizando, punindo acertadamente os políticos criminosos, ele veio com o seu chatíssimo blá, blá, blá e praticamente afundou todo o trabalho de seus pares. O legado de um juiz covarde, que valendo-se da de sua toga, além de ter desrespeitado a Constituição, por problemas pessoais ou ideológicos, tentou a todo custo, perseguir o Presidente e seus próximos, com medidas esdrúxulas e maldosas. Vade retro! Outro que não terá coragem de andar nas ruas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 2 dias

    E agora o mito nomeia um capacho, na tentativa de livrar os filhotes da cadeia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Victor Pereira

    ± 2 dias

    Esse homem com h minúsculo representa o que seja o judiciário brasileiro hoje: uma casta a serviço do executivo da vez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 2 dias

    o grande legado que nos deixa é que o cargo não pode ser vitalício. Ficou lá causando danos ao país por mais de 30 anos. Sem compromisso com ninguém e com nada, apenas com sua vaidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mitinho

    ± 2 dias

    Em rio de piranha, jacaré nada de costas. O cinismo e o não compromisso para exercer a Justiça em sua verdadeira acepção, marcam esse plenário. Levará uma geração para descontaminá-lo. Até lá .....vae victis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 2 dias

    O maior legado que Sua Exa. deixa para o país é sua ausência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    ± 2 dias

    Vai tarde!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Antonio da Cunha

    ± 2 dias

    Deveria ter pendurado a Toga antes de manchar a carreira com o final melancólico e deprimente que teve. Se a última impressão é a que fica, ficou muito mal. Tchau belo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Abilio

    ± 2 dias

    Sabedoria usada a favor da impunidade . Não existe esse tal de Juiz garantista . O que existe é a lei e tão somente ela .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 2 dias

    Chato de galocha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elton

    ± 2 dias

    Já vai tarde

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 2 dias

    Triste, em fim de carreira, ser tratado como defunto , ninguém tem coragem de a luz do dia dizer o que realmente pensa, que já vai tarde e que não deixará saudades. Que alívio!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Cético

      ± 2 dias

      Não tenha dúvida disso. De onde você menos espera é de lá mesmo que não vem nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 2 dias

      O que vem no lugar talvez seja pior...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.