• Carregando...
Palavra Centrão
A expressão “Centrão” não pode mais ser utilizada nos materiais da Câmara dos Deputados. Palavra vem sendo utilizada para definir partidos, inclusive, como o DEM, de Rodrigo Maia, presidente da Casa.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma circular enviada aos jornalistas que trabalham para a Câmara dos Deputados proibiu que os profissionais que trabalham para os veículos da casa legislativa utilizem a palavra “Centrão” em seus materiais. A informação foi divulgada pelo portal da Revista Veja.

Segundo a notícia, o veto ao uso da expressão “Centrão” é da direção de jornalismo da Câmara e vale para os veículos de rádio, TV e agência de notícias da Câmara.

A circular destaca que o termo ganhou cunho pejorativo para se referir a determinados partidos políticos, e destaca ainda que o 'suposto Centrão' seria um grupo de parlamentares que não atua de maneira organizada, informa o conteúdo da Veja assinado pelo jornalista Evandro Éboli.

“Sem contar que a expressão virou um carimbo que em boa medida coloca no mesmo saco fisiológico prerrogativas legítimas dos deputados – como a liberação de emendas parlamentares, por exemplo”, reforça a nota do legislativo.

A expressão “Centrão” é utilizada desde os anos 1990, e na atual legislatura é composta por siglas como: PTB, PP, Solidariedade, PRB, PSD, MDB, PR, Podemos, Pros, Avante. Até mesmo o DEM e o PSDB ganharam o cunho de Centrão nos últimos meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]