i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Negociação política

Centrão à vista: qual o tamanho da base que Bolsonaro pode formar no Congresso?

  • Brasília
  • 04/05/2020 11:00
Militares nos arredores do Congresso Nacional: governo Bolsonaro negocia com partidos do Centrão em busca de uma base de apoio na Câmara e no Senado.
Militares nos arredores do Congresso Nacional: governo Bolsonaro negocia com partidos do Centrão em busca de uma base de apoio na Câmara e no Senado.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse recentemente que dialoga "praticamente com todos os parlamentares". A declaração foi dada em resposta a um questionamento sobre a intensificação de suas conversas com o Centrão, o grupo de deputados e senadores pertencentes a diferentes partidos que, sem conotação ideológica, apoia governos em troca de cargos na estrutura federal. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem realizado reuniões com representantes de partidos como PP, Solidariedade, MDB e Republicanos.

O diálogo de Bolsonaro com os membros do Centrão tem como um dos objetivos fazer com que o presidente amplie sua base de apoio no Congresso Nacional — algo que influencia a governabilidade desde o início do mandato — e também colabora para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem o chefe do Executivo trocou farpas em público recentemente, tenha sua influência reduzida dentro do Parlamento.

O impacto da aproximação entre Bolsonaro e o Centrão pode ser traduzido em termos numéricos. Tanto em relação ao número de parlamentares que passaria a votar com o governo, quanto no referente à fatia do Orçamento que pode ficar à disposição de membros do Centrão caso eles e seus apadrinhados passem a comandar diferentes estruturas do governo federal.

Qual o tamanho do Centrão?

A definição do que é exatamente o Centrão não é tarefa simples. Como o rótulo tem caráter pejorativo, os deputados e senadores evitam dizer que fazem parte do grupo. Por exemplo, em entrevista recente à Folha de S. Paulo, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse: "se um colega seu nos procura e pergunta se nós somos do Centrão e a resposta é não, é porque é não. Os outros partidos sabem que não integramos o Centrão". Kassab foi ministro dos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), além de vice-prefeito durante a gestão de José Serra (PSDB) em São Paulo.

Apesar da negativa do ex-ministro, o PSD é rotineiramente apontado como sendo um dos partidos que compõem o Centrão. Outras legendas que fazem parte do bloco são PL, PP, MDB, Solidariedade, PTB, Pros, Avante, Republicanos e PSC. Estes partidos não têm bancadas homogêneas — em muitos deles, há integrantes que fazem oposição ao governo e outros que aderem à agenda de Bolsonaro.

O DEM de Rodrigo Maia é uma legenda que exemplifica bem este último caso. Apesar das divergências entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, a sigla tem membros que apoiam o governo, e outros que adotam mais o perfil habitual do Centrão. E tem também filiado ao partido o deputado Kim Kataguiri (SP), um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), que apresentou um pedido de impeachment de Bolsonaro.

O número de deputados de PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros, Avante, Republicanos e PSC é de 261. Um conjunto superior à metade de membros da Câmara dos Deputados (que são 513, no total) e bem maior do que o necessário para barrar um processo de impeachment, temor que voltou a rondar o governo após acusações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro.

Um pedido de afastamento não pode tramitar na Câmara se rejeitado por ao menos 172 deputados (um terço das cadeiras da Casa). E além destes integrantes do Centrão, Bolsonaro ainda contaria com grande parte da bancada do PSL, partido pelo qual concorreu na eleição de 2018. O PSL passou por um racha no segundo semestre do ano passado, mas muitos dos seus membros da Câmara prosseguem bolsonaristas.

"Bolsonaro ainda não tem uma base sólida, tanto que ele está chamando o Centrão para conversar. E o Centrão é um grupo muito grande, articulado, que vem participando de governos há anos. Quando esse grupo decide marchar junto, marcha mesmo. E isso pode dar uma boa sustentação ao governo", declarou o deputado Célio Silveira (PSDB-GO).

Segundo o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), a intensificação do diálogo de Bolsonaro com as lideranças do Centrão é um quadro novo, e que é também reflexo do panorama econômico. "Bolsonaro tem chamado líderes de outros partidos. Antes isso era com a Casa Civil, agora Bolsonaro chamou isso para ele. É um procedimento comum e também necessário, porque nós precisamos aprovar medidas internas para evitar um colapso econômico", apontou.

Barros disse não ver a possibilidade do avanço de um pedido de impeachment. Na sua avaliação, Bolsonaro conta com apoio popular e a ideia não encontraria respaldo no Congresso: "algumas pessoas da oposição querem o impeachment, mas a maioria do Congresso não deseja, porque sabe que isso seria jogar o Brasil ao caos".

O que quer o Centrão?

Bolsonaro se candidatou em 2018 prometendo não repetir práticas da "velha política", como a distribuição de ministérios em troca de apoios no Congresso. E seu primeiro escalão, até o momento, segue nesta diretriz. Os ministros com filiação partidária, como Tereza Cristina (Agricultura-DEM), Onyx Lorenzoni (Cidadania-DEM) e Ricardo Salles (Meio Ambiente-Novo), foram selecionados para o posto como escolhas de Bolsonaro, não como indicações dos partidos.

Mas a distribuição de postos de comando pode ainda assim se efetivar, em cargos de segundo e terceiro escalões. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo apurou que o governo negocia com lideranças do Centrão diretorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), entre outros órgãos. Também o Porto de Santos (SP) estaria à mesa: o deputado federal Paulinho da Força (SP), que é presidente nacional do Solidariedade, disse que a gestão do estabelecimento foi oferecida ao seu partido.

Integrantes do Centrão estariam também de olho no Ministério da Ciência e Tecnologia, que é atualmente comandado pelo astronauta Marcos Pontes. Durante o governo de Michel Temer, a pasta teve como titular Gilberto Kassab.

Reportagem da BBC Brasil identificou que os cargos em negociação envolvem um orçamento superior a R$ 68,5 bilhões para 2020, sendo que destes R$ 10,6 bilhões não estão "carimbados" com destinações específicas. A conta se refere a Dnit, Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Codevasf, Funasa, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Banco do Nordeste e duas secretarias do Ministério da Saúde. As entidades são cobiçadas pelas lideranças políticas por serem responsáveis por obras de grande visibilidade, o que pode representar retornos eleitorais.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 5 dias

    Estava tudo bem, o Congresso atuando junto, aprovada a reforma da previdência, mas as encrencas do gabinete do ódio e até mesmo do presidente deu no que deu. Agora com o centrão, como fica a tal da nova política?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Juliano

      ± 5 dias

      O problema é que o povo quer mudar o país da água para o vinho do dia pra noite. Infelizmente isto não é possível, assim acham que fechando o congresso e STF seria um atalho para a moralização do país. Esquecemos que durante 30 anos após o regime militar, as instituições foram emparelhadas ideologicamente num sistema que facilita a corrupção e garante a impunidade para crimes de colarinho branco. Para mudar este quadro de maneira democrática precisamos eleger além do executivo, um congresso com a maioria dos representantes sem o rabo preso, com autonomia e alinhados as pautas que a maioria da população exige. Sendo assim, se tudo der certo acredito que sejam necessários no mínimo uns 10 anos

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSMAR PORTUGAL VAZ

        ± 5 dias

        É difícil governar o país com o congresso , stf, mídia falada, escrita e televisava corrupta, cheia de vícios monetários . É pie este motivo que o pivô acredita que só fechando as portas do congresso e do stf minúsculo vira a solução para o país. Algumas vezes faz partida democracia fechar congressos etc , etc. A voz do povo é a voz de Deus !

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          AYRTON F DO AMARAL FILHO

          ± 5 dias

          Para que (ou quem) serve um Congresso corrupto e um STF ideológico? Se vc não negocia é porque não tem articulação e não consegue governar...se negocia é porque quer entregar o país para as hienas... Qual a solução para este paradoxo? Quem está errado? O executivo ou os corruptos?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            leonardo cançado moço

            ± 5 dias

            Se Bolsonaro se unir à corja, vai fazer o mesmo que Lula e os outros fizeram! Simples assim!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              Nara

              ± 5 dias

              O problema do Brasil é o brasileiro. No dia em que nossa população tiver uma outra postura, nosso país vai ser o melhor dos mundos. Mas, enquanto as pessoas continuarem elegendo os "ratos do centrão", o lixo da esquerda e toda essa escória, nada vai mudar. Vamos continuar chamando funk de música, futebol de arte, criminoso de vítima da sociedade, quadrilha de movimento social e por aí vai... Nada de novo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                CSG

                ± 5 dias

                O Bolsonarismo é o petismo burro.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • X

                  Xicote

                  ± 5 dias

                  Paradoxo Bolsonarista ...querem democracia sem STF e sem Congresso... Vao pra Coreia do Norte...Cuba...Venezuela !!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MARCOS

                    ± 6 dias

                    kkkkkk!!!! no caso deste presidente é camisa de força e não se preocupar no governo , o cara é um desequilibrado mental ! rasga nota de cem reasi , e têm três filhos ladrões e um mais novo bichinha , e uma menina que não têm culpa do pai ser um doente mental !

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luiz carlos bittencourt

                      ± 6 dias

                      Cabe a nós, os eleitores, eleger políticos que trabalhem em prol dos projetos para o Brasil, e não em busca de propina e perpetuação no poder ... que tal começar já nas próximas eleições ??

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • W

                        WILSON ZETI

                        ± 5 dias

                        Isso mesmo, vote Novo 30.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Rogério R

                      ± 6 dias

                      Bolsonaro está jogando com as cartas que tem; Se tivessemos STF e presidentes da câmara e do senado minimamente responsáveis e cumpridores da constituição não precisaria fazer concessões ao centrão. Mas as hienas aproveitaram o coronavirus para fomentar uma crise e tentar retirar o Presidente a força, então ele está reagindo com as opções que tem. Ou é isso ou ele chama o povo para as ruas e resolve! Além do mais, diferentemente dos governos anteriores, o governo Bolsonaro está 100% limpo, então ele tem capital moral para delegar cargos SIM! O que não pode é haver corrupção como havia no governo esquerdista do pt! As hienas lacram e a caravana passa!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • C

                        Cidadão Brasileiro

                        ± 5 dias

                        A autoilusão não ocorre sem muito esforço e vontade, além de fanatismo desmedido. “As cartas que o PR tem” remete ao toma-lá-dá-cá, a mesma prática desde tempos imemoriais da história do país. Repetir as mesmas práticas e esperar resultados diferentes é algo que tem nome certo: burrice! Os espertalhões agradecem, o modus operandi deles continua funcionando. Bolsonaro é refém dos malfeitos da prole e amigos encrencados, é um desequilibrado inapto, o melhor seria que voltasse às pescarias.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luciano

                        ± 6 dias

                        É, logo os Bolsonaristas usarão aquela frase petista, "deixa o homem trabalhar". Bolsonaristas cada vez mais parecidos com petistas, pra eles sempre os outros é que atrapalham, e não a própria incompetência.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 6 dias

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      ± 6 dias

                      QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME - SÉRGIO MORO PEDE TRANSPARÊNCIA > “Considerando que a imprensa, no exercício do seu legítimo e democrático papel de informar a sociedade, vem divulgando trechos isolados do depoimento prestado pelo Requerente em data de 02 de maio de 2020, esta Defesa, com intuito de evitar interpretações dissociadas de todo o contexto das declarações e garantindo o direito constitucional de informação integral dos fatos relevantes – todos eles de interesse público – objeto do presente Inquérito, não se opõe à publicidade dos atos praticados nestes autos, inclusive no tocante ao teor integral do depoimento prestado pelo Requerente.”

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Cavalcante da luz filho

                        ± 6 dias

                        A culpa da união centrão Bolsonaro, é do presente de Curitiba. O moro traídor

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          ± 6 dias

                          kkkkkkkkkkkk Os bandidos sempre culpam a polícia e a VERDADE SEMPRE ESBOFETEIA OS HIPÓCRITAS.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CadêCloroquina?

                        ± 6 dias

                        Foi este mesmo centrao quer atormentou o PT. O mesmo! Até Roberto Jefferson já deu as caras. Brasil. O tudo do mesmo!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        4 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          ± 6 dias

                          Joao Costa: Perfeito.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joao Costa

                          ± 6 dias

                          Freitas: Meu amigo nunca tive duvida nisso, veja que mesmo trocando os Presidentes (Lula, Dilma, Temer e agora Jair) o Centrão continua firme e forte, então nós eleitores ficamos com a ideia de iria mudar, ou seja, yeee yeee era "pegadinha" no melhor estilo do Malandro. Por isso fiz a devida referencia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 6 dias

                          Joao Costa: A verdade esbofeteia a hipocrisia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joao Costa

                          ± 6 dias

                          Faltou somente o yeee yeeee do Serginho Malandro pra completar seu comentário kkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Wellington Lopes de Souza

                        ± 6 dias

                        Bolsonaro, se rendeu à alcatéia! Políticos ávidos por dinheiro, terão a grande oportunidade para roubar!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Daniel M

                          ± 6 dias

                          Depois dizem que tudo é teoria da conspiração, essa por exemplo, que quem manda no Brasil e no mundo são essas famílias bilionárias que cada vez mais tiram nossa liberdade. Os presidentes são meros fantoches escravos da elite. Na história em cada Época devida, muitos dos eventos começaram sob a suspeita de ser “teoria da conspiração”.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Austríaco-PR

                            ± 6 dias

                            Conseguiu governar mais de 1 ano sem ter que fechar acordo com o centrão. Muito mais que o esperado. Até acho que se não fosse a trairagem somada ao COVIDÃO, poderia aguentar mais uns meses.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              Cidadão Brasileiro

                              ± 5 dias

                              Você é um caso grave de fanatismo: sempre readequando o discurso instantaneamente conforme (pioram!) as circunstâncias. Parar de lamber as botas do maluco aboletado no planalto está fora de cogitação, não? Os políticos espertalhões têm a vida facilitada porque sempre há quem vá até o inferno sem mudar de ideia, por mais claras que sejam as evidências. Narciso, depois de ver sua imagem espelhada no lago não saiu mais dali nem para comer, e assim morreu de fome.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo DSR

                            ± 6 dias

                            Prestes a entrar no governo Dilma 3

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luciano

                              ± 6 dias

                              Votei em Bolsonaro no desespero de livrar o país do PT. Mas JB revelou-se um inapto completo, sem nenhuma capacidade de articulação, que é o requisito mínimo para ser presidente. Brigou infantilmente com o legislativo e o judiciário (ambos antros de cobras, mas com a mesma legitimidade de poder do poder executivo). Agora abaixará as calças para o centrão, que é tão confiável quanto whisky paraguaio. Não me arrependo do meu voto, contra o PT votaria até em um pangaré. Aliás, votei num pangaré.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                CSG

                                ± 6 dias

                                "PL, PP, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros, Avante, Republicanos e PSC " , não adianta negociar com liderança , tem que negociar um por um... A compra do Centrão não vai dar certo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  AMAURI

                                  ± 6 dias

                                  Uai Bozo do KCT, e aí? E os lmbecis que confiaram nas suas falácias? E a nova política? E o combate à corrupção?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    NTL

                                    ± 6 dias

                                    Dia 24 passado, tivermos um discurso que as 11:00h conheceríamos o caráter de uma pessoa. Hoje passados 11 dias, estamos vendo o contrário, lamentavelmente vemos que não temos um estatista no comando do nosso país, e vamos voltar ao famoso toma lá da cá. Realmente a conta para o cidadão esta ficando cada vez mais cara, isto realmente e triste de ver.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Sr. Walker

                                      ± 6 dias

                                      Nessas horas é que dá saudades da sabedoria do nosso filósofo contemporâneo Tiririca. Onde estás ó verdadeiro guru para assuntos da política brasileira? Por que nos abandona quando mais precisamos de vossas sábias palavras?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Miguel Gustavo Freitas

                                        ± 6 dias

                                        Uma correção importante: Ricardo Salles não é mais do NOVO. Está com sua filiação suspensa e com processo de expulsão em andamento. No mais, Bolsonaro é só que sempre foi: um político tosco, fisiológico, corporativista que pratica a política do baixo clero.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          joão José Augusto Mendes

                                          ± 6 dias

                                          Uma questão de custo benefício, se isso trouxer benefícios para os planos de maior abertura econômica e diminuição do estado, que se faça o investimento, alias todos os presidentes sem exceção tiveram que fazer e, não por culpa deles mas dos eleitores que elegem esses lixos que povoa o congresso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • F

                                            Freitas

                                            ± 6 dias

                                            kkkkkkk

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luciano Zakir Jorge

                                          ± 6 dias

                                          Tem 30% fiéis e uns 20% que variam

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mário Kume

                                            ± 6 dias

                                            Vivemos sim um Presidencialismo do faz de conta. Uma vez eleito não governa nada porque depende totalmente dos tres poderes fajutos que impede tudo na base da obstrução para defender o seu quinhão mesmo que seja contra a Constituição. É triste mas sem o Centrão não governa mesmo. Seja o que Deus quizer, e sei como vai ser...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • C

                                              CSG

                                              ± 6 dias

                                              Porem quando ele se lançou candidato já era assim, e é justamente para evitar que quando tivermos um neurótico na Presidencia , tipo Bolsonaro , os outros poderes podem impor limites.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mauricio Conde

                                            ± 6 dias

                                            Caso o Guedes saia, até o apoio dos empresários Bolsonaro perde. Daí ou é afastado ou será um governo zumbi. E aí o Centrão vai cobrar mais caro pelo apoio. Anotem.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • F

                                              FB

                                              ± 6 dias

                                              Faz meses já que é um governo zumbi. Um pato manco.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LC

                                            ± 6 dias

                                            Tristeza, muita tristeza. A lama da política brasileira é uma cooptação perene. Felizmente, para minha paz, me afastei desse câncer chamado política.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • H

                                              Hugo Monteiro Rocha

                                              ± 6 dias

                                              Na verdade, se formos olhar friamente este composição com o CENTRÃO, vamos perceber que nenhum presidente governou sem a participação dele. E, o único que tentou foi Bolsonaro que teve apenas, o apoio do povo. Com a imprensa, principalmente ela, contra, o STF, e o congresso não tem comunitário contra. Se tivéssemos uma imprensa séria, com profissionais compromissados com a verdade, a história seria outra.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                MAFerreira

                                                ± 6 dias

                                                Previsível: não haverá impeachment mesmo que o STF condene Bolsonaro pelas provas colhidas no depoimentos de Moro, que, por sua vez seguirá tranquilo, se recuperando do trauma de ter vivido próximo a esse mar de lama que tem sido o conjunto de políticos brasileiros e a maioria de seus partidos fisiológicos, por quase um ano e meio. Tanto a oposição de direita quanto a de esquerda, junto aos fanáticos apoiadores do Pocketnaro, esperam que Moro se filie a alguma agremiação de direita. Uns para surfarem na popularidade dele, outros para usarem como acusação contra ele de suposto planejamento de tudo para vencer na política.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marcelo

                                                  ± 6 dias

                                                  A reportagem é boa. Na minha avaliação, se esquecem que todo parlamentar é eleito, portanto, tem medo é de perder voto. Os partidos de esquerda tem o voto de uns 25 a 30 % da população, fiéis! O chamado centrão, realmente é uma massa sem forma. Estão lá os da velha política, os corruptos, e por isso o aspecto pejorativo (na realidade, escroto) dessa massa. Bolsonaro trabalhou com esses há muito e conhece bem!!! Só que ele tem mais de 60% da população com ele!!!! Só o corona é que impediu de termos Milhões nas ruas! E eles sabem disso!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • C

                                                    CSG

                                                    ± 6 dias

                                                    Acontece que depois que passar o Corona , quem é contra também vai para Rua... Se Bolsonaro ainda for Presidente é claro, por que tem a delação do Moro no caminho...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    STF

                                                    ± 6 dias

                                                    Acho que nem o Papa tem 60% de aprovação dos seus seguidores. ... Vai exagerar este apoio inexistente lá na China.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  ± 6 dias

                                                  ROBERTO JEFFERSON, o novo herói daqueles que pertencem ao rebanho bovino. E ainda eles têm Valdemar da Costa Neto, Ciro Nogueira, etc. e tal.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    FB

                                                    ± 6 dias

                                                    Abre a perninha e oferece o anel meretriz Bolsonaro, o Centrão vai colocar só a cabecinha, pode confiar.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.