• Carregando...
Centrão: partidos e definição
O que é o Centrão e como está organizado esse bloco de partidos que dá as cartas em Brasília. Descubra no Podcast República.| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Eles são quase uma sociedade secreta que todo mundo sabe que existe, mas pouca gente admite que faz parte. Mas afinal, o que é o Centrão e como está organizado esse bloco de partidos que conta com mais de 200 deputados e dá as cartas em Brasília?

O Centrão é o tema do Podcast República desta semana. Mediado pelo jornalista Giorgio Dal Molin, o programa teve a participação do correspondente da Gazeta do Povo em Brasília Olavo Soares e do jornalista e blogueiro Lúcio Vaz. Ouça agora!

O que é o Centrão: resumo do Podcast

A história do Centrão nasceu com a constituinte de 1988. Um grupo de deputados que não se identificava nem com a direita e nem com a esquerda, mas que teve de buscar alianças.

O jornalista e blogueiro Lúcio Vaz explica o que significa o Centrão na política: “O surgimento da expressão Centrão na constituinte e essa forma de aglutinação de parlamentares de vários partidos aconteceu por uma questão ideológica. Logo no início, na Comissão de Sistematização da Constituição, os parlamentares de centro e de direita perceberam os de esquerda se organizando e assumindo o protagonismo do debate de questões importantes”.

Lúcio recorda que, à época da constituinte, o PMDB elegeu 260 deputados, dos 487 de então. “Os partidos de centro-direita somavam no máximo 160 parlamentares, e perceberam que teriam de conseguir dissidências no PMDB, e realmente essa dissidência somava um terço do partido. Eles atraíram esse pessoal e as votações ficaram muito parelhas”, explica Lúcio. O PMDB se tornou, então, a sigla da maior parte dos deputados do Centrão, e o agrupamento foi se mantendo em governos posteriores.

Quais são os partidos do Centrão?

O Centrão e Bolsonaro não são aliados, nem inimigos - até porque é um bloco que poucos admitem fazer parte. “O Paulinho da Força, do Solidariedade, é uma exceção que admite que o grupo existe”, afirma o correspondente Olavo Soares, que explica que as estimativas do número de deputados varia entre 200 e até 250 parlamentares. “Tem um grupo de partidos do Centrão sem viés ideológico caracterizado”, destaca.

Contudo, é possível dizer, neste governo Bolsonaro, quais são os partidos do Centrão: PTB, PP, Solidariedade, PRB, PSD, MDB, PR, Podemos, Pros e Avante. Também podemos, de certa forma, incluir na lista em votações específicas o DEM de Rodrigo Maia e o PSDB de João Doria.

Ousadia dos líderes não falta. O Centrão chegou a apresentar um novo projeto de reforma da Previdência. “As figuras informais que são atribuídas como líderes desse bloco são o Paulinho da Força, o Arthur Lira (líder do PP), o José Rocha (líder do PL, antigo PR) e outras lideranças de partidos como o PTB e outras siglas”, constata Olavo Soares.

Os especialistas também dão a opinião: o presidente da Câmara e ‘rei do Congresso’, Rodrigo Maia é do Centrão? Ouça agora o podcast e descubra!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]