#193 - Cloroquina é constantemente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro como tratamento para o coronavírus, mas estudo que embasa a utilização do medicamento ainda é alvo de críticas
***1) Usada há décadas para o tratamento da malária e de doenças reumáticas, por exemplo, a cloroquina e a hidroxicloroquina surgiram como alternativas para o tratamento dos doentes mais graves da Covid-19. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, conhecida pela sigla FDA, emitiu no domingo (29) uma autorização de uso emergencial e limitado da cloroquina para o tratamento do novo coronavírus. Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou que disponibilizará cloroquina e hidroxicloroquina para uso em pacientes com formas graves da Covid-19, a critério médico. A decisão, segundo o Ministério, foi baseada em estudos promissores que demonstram o potencial benefício do uso em pacientes com quadros graves da doença. Apesar da defesa constante do medicamento feita por parte de políticos como o próprio presidente Jair Bolsonaro, é preciso ter calma. Um dos principais estudos que embasam a utilização do remédio ainda é criticado por cientistas. Neste episódio do podcast 15 Minutos a repórter de Saúde da Gazeta do Povo, Amanda Milléo, explica tudo o que a ciência já sabe sobre a cloroquina como tratamento para a Covid-19.
***2) No "Minuto Coronavírus", a repórter Amanda Milléo fala da liberação da telemedicina no Brasil durante o período da pandemia do coronavírus. O que isto significa na prática?
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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