• Carregando...
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Corrêa/PR

O porcentual de brasileiros que consideram que o governo do presidente Jair Bolsonaro é ótimo ou bom está em 35%, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (16). São cinco pontos porcentuais a menos do que o resultado anterior, de 40%.

Já a avaliação negativa – ou seja, aqueles que classificam a administração federal como ruim ou péssima – ficou em 33% agora em dezembro. Há três meses, eram 29%.

O Ibope também perguntou os entrevistados se aprovam ou desaprovam a maneira do presidente administrar o país. Nesse quesito, a aprovação pessoal de Bolsonaro oscilou de 50% para 46%. A desaprovação foi de 45% na pesquisa de setembro para 49% em dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A confiança no presidente praticamente não mudou. O porcentual dos brasileiros que confiam em Bolsonaro oscilou para baixo (também dentro da margem de erro) de 46% para 44%, enquanto o porcentual dos que não confiam no presidente oscilou de maneira inversa, passando de 51% para 53%.

Avaliação por áreas de atuação do governo

A avaliação da população com relação às áreas de atuação do governo federal também teve uma oscilação negativa em dezembro em relação a setembro.

A pesquisa revela que o índice de pessoas que reprovam o governo na gestão do meio ambiente está em 59% ante 57% registrado em setembro. A aprovação da atuação do governo Bolsonaro na área de meio ambiente variou de 37% para 36%.

Com relação à área de combate à fome e à pobreza, houve queda também na avaliação sobre a atuação do governo, mas no limite da margem de erro, ou seja, de quatro pontos porcentuais. A aprovação da população sobre a gestão do governo no combate à fome e à pobreza ficou em 44%, enquanto outros 53% desaprovam a atuação do Executivo federal.

A segurança pública tem aprovação de 44% da população, segundo a pesquisa, uma queda de 7 pontos porcentuais em relação a setembro. A parcela dos que desaprovam a atuação do governo federal nessa área chegou a 53%. Em setembro, essa era a única área aprovada por mais da metade da população. Mas, ainda assim, destaca a pesquisa, a segurança pública continua sendo a área melhor avaliada, empatada com combate à fome e à pobreza.

A atuação do governo no combate à inflação caiu da quinta para a sétima posição no ranking das mais bem avaliadas, com 33% de aprovação. Nas últimas colocações continuam impostos e taxas de juros, cada área com 70% de desaprovação.

Aprovação por região e por faixa etária, segundo a pesquisa CNI/Ibope

Com exceção do Nordeste, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro recuou em todas as regiões do país, segundo a pesquisa CNI/Ibope.

Ainda assim, os nordestinos são a segunda região em que Bolsonaro tem os maiores índices de ruim ou péssimo. São 34%. Já no Sudeste são 36% de ruim ou péssimo. Em ambas as regiões, 55% não confiam no presidente. E 52% dos entrevistados no Sudeste e 51% no Nordeste não aprovam a maneira de governar.

A região Sul continua sendo onde o presidente é mais popular, com 44% dos entrevistados considerando o governo como ótimo ou bom, 52% afirmando confiar no presidente e 55% aprovando sua maneira de governar.

A popularidade do presidente é maior nas cidades pequenas, segundo a pesquisa. O sentimento dos moradores de cidades com até 50 mil habitantes com relação ao presidente e seu governo praticamente não muda entre setembro e dezembro. "Tais cidades apresentam a maior proporção de residentes satisfeita com o presidente Jair Bolsonaro: mais da metade da população confia no presidente e aprova sua maneira de governar, respectivamente, 53% e 55%. Os percentuais caem, respectivamente para 35% e 36% nas grandes cidades (com mais de 100 mil habitantes), onde 62% não confiam no presidente e 58% desaprovam sua maneira de governar", destaca a pesquisa.

O levantamento CNI/Ibope revela ainda que o descontentamento com o governo do presidente Jair Bolsonaro é maior entre os mais jovens. A queda da popularidade de Bolsonaro é mais acentuada entre os entrevistados com 25 a 34 anos de idade, o que aproxima a avaliação sobre o presidente e seu governo desse grupo à avaliação dos entrevistados entre 16 e 24 anos.

A pesquisa aponta que 39% e 37%, dos entrevistados com 16 a 24 anos e dos com 25 e 34 anos, respectivamente, avaliam o governo como ruim ou péssimo. Os porcentuais que avaliam como ótimo ou bom são, respectivamente, 28% e 29% nessas faixas etárias.

Ainda considerando esses dois estratos de idade, 64% e 56%, respectivamente, não confiam no presidente Jair Bolsonaro e 55% e 53%, respectivamente, desaprovam sua maneira de governar.

Metodologia da pesquisa CNI/Ibope

A pesquisa CNI-Ibope foi realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, com 2 mil pessoas em 126 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]