i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Coronavac tem eficácia de 78%; Butantan pedirá à Anvisa autorização para usar a vacina

  • 07/01/2021 11:37
  • Atualizado em 07/01/2021 às 20:10

A vacina coronavac teve eficácia de 78% contra o novo coronavírus nos testes realizados no Brasil. Ou seja, a cada 100 pessoas vacinadas, 78 desenvolveram imunidade contra a Covid-19. Apesar disso, os 22% que se vacinaram e mesmo assim contraíram Covid-19 não tiveram sintomas graves ou moderados da doença. Isso indica que a vacina tem grande potencial de evitar internações e mortes.

Os resultados da eficácia da coronavac foram apresentados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Butantan em reunião com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na reunião com a Anvisa, o Butantan informou que formalizaria o pedido de autorização para usar a coronavac de forma emergencial no Brasil.

Essa informação, no entanto, foi corrigida pela Anvisa, por meio de nota distribuída à imprensa. Segundo a Agência, o Butantan ainda não submeteu pedido de autorização de uso emergencial da vacina. O órgão regulador ressaltou que a análise formal de um pedido de autorização de uso emergencial começa a partir do recebimento de "informações globais" sobre a vacina.

"A reunião de pré-submissão é uma estratégia que segue a prática de outras autoridades regulatórias do mundo", apontou a agência. "Esta reunião é feita antes do envio de pedido formal de qualquer laboratório para dar conhecimento prévio do projeto de vacina e otimizar os direcionamentos técnicos e legais."

Posteriormente, em uma entrevista coletiva, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Butantan, Dimas Covas, apresentaram publicamente os dados da eficácia da coronavac.

A coronavac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e está sendo produzida no Brasil pelo Butantan, instituto ligado ao governo paulista.

A apresentação com os dados da eficácia foi adiada em duas ocasiões, nos dias 15 e 23 de dezembro. Pesquisadores turcos chegaram a afirmar que a vacina da Sinovac teria alcançado 91,25% de eficácia em testes preliminares. Mas os dados do Brasil eram muito mais baixos. Em dezembro, Covas anunciou que o imunizante havia atingido o índice mínimo exigido de eficácia pelas agências regulatórias (50%), mas o número exato não foi divulgado por razões contratuais com a farmacêutica chinesa.

O laboratório Sinovac então pediu ao Butantan o adiamento da divulgação para uniformizar os dados em todos os países em que a coronavac foi testada.

A Sinovac ainda deve uniformizar essa informações de todos os países que participaram dos testes para fazer o pedido de registro definitivo na China. Só depois disso é que será feito pedido do registro da vacina definitivo também na Anvisa.

Governo federal não oficializou compra da coronavac; SP terá vacinação própria

A coronavac consta do plano nacional de imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde. Mas até agora o governo federal não oficializou a intenção de comprar as doses que estão sendo produzidas pelo Butantan e que já foram importadas da China pelo governo de São Paulo.

Nesta quinta, o governador João Doria disse que espera que o governo federal compre a vacina do Butantan: "O objetivo é fornecer a vacina para todo o Brasil, por meio do Ministério da Saúde".

Desde 19 de novembro, São Paulo estoca milhões de unidades da coronavac. Ao todo, o estado já tem 11 milhões de doses do imunizante prontas para uso. A expectativa é de que até março o estado tenha 60 milhões de doses disponíveis.

São Paulo já apresentou seu próprio plano de vacinação com a coronavac – que vai ocorrer independentemente da campanha nacional. A expectativa do governo paulista é de toda a população do estado seja vacinada ainda em 2021.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, apresentou detalhes do plano quarta-feira (6). A imunização deve começar no estado no dia 25 de janeiro. O plano prevê que os postos de vacinação funcionem de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h.

O número de postos deve ser ampliado para 10 mil, atualmente existem 5.200. Serão utilizadas escolas, estações de trem, quartéis da polícia militar, terminais de ônibus, farmácias e sistema drive-thru.

O cronograma começa com: trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas (25 de janeiro a 15 de fevereiro); pessoas com 75 anos ou mais (08 de fevereiro a 1º de março); 70 a 74 anos (15 de fevereiro a 08 de março); 65 a 69 anos (22 de fevereiro a 15 de março); 60 a 64 anos (1º de março a 22 de março).

O governo de São Paulo estima que a logística da primeira fase da vacinação deverá contar com 54 mil profissionais de saúde. Devem ser usados: 27 milhões de seringas e agulhas; 5.200 câmaras de refrigeração; 25 postos estratégicos de armazenamento e distribuição regional; 30 caminhões refrigerados de distribuição diária. Além disso, 25 mil policiais serão destacados para fazer a escolta das vacinas e segurança dos locais de vacinação.

Como foi o desenvolvimento da vacina

No início de maio, a farmacêutica Sinovac começou os estudos para desenvolver a vacina coronavac, na China. A técnica utilizada na fabricação da vacina usa o vírus inativado, método já estabelecido e usado em outras vacinas, como a de hepatite A e gripe. O sistema imunológico dos vacinados é capaz de identificar o vírus inativo e produzir defesas contra ele. Caso a pessoa entre em contato com o vírus ativo, seu corpo já terá anticorpos para se defender.

Os primeiros resultados, das fases 1 e 2, foram divulgados em agosto e publicados na prestigiada revista The Lancet, em novembro. Os estudos preliminares mostraram que a vacina era segura. Nenhum efeito colateral grave foi identificado após a aplicação. Além de Brasil, Turquia, Chile e Indonésia também realizaram testes com a coronavac.

Os testes da fase 3 no Brasil, feitos para medir a eficácia da vacina, tiveram a participação de quase 13 mil voluntários espalhados por 16 centros de pesquisa em oito estados. O diretor do Instituto Butantan ressaltou que até o momento, 12.476 voluntários, todos profissionais da saúde da linha de frente participaram do estudo. Ele pontuou que a escolha desses voluntários da linha de frente foi para testar a vacina, onde a incidência e exposição ao vírus eram maiores.

Metade do grupo de voluntários recebeu o imunizante e o restante placebo. A taxa de eficácia do imunizante é o resultado da comparação da  quantidade de casos confirmados nos voluntários que receberam placebo e nos que tomaram a vacina de fato.

A Anvisa interrompeu no início de novembro os estudos clínicos da Coronavac no Brasil, após a morte de um voluntário. O caso ocorreu no dia 29 de outubro, mas não tinha relação com a vacina, pois se tratava de um suicídio.

No dia 10 de dezembro o Instituto Butantan começou a produzir a vacina. É o primeiro imunizante contra a Covid-19 produzido no Brasil.

Coronavac facilita logística de distribuição

Uma das vantagens da Coronavac frente a outros imunizantes é que ela pode ser armazenada em temperaturas de 2ºC a 8ºC, o que pode facilitar a logística de distribuição. A vacina da Pfizer/Biontech, por exemplo, precisa ser armazenada a - 70ºC.

Atualização

A matéria foi atualizada para acrescentar a retificação da Anvisa, que esclareceu que o Instituto Butantan ainda não submeteu pedido de autorização de uso emergencial da Coronavac na reunião feita por equipes de ambas as partes na manhã desta quinta-feira (7).

Atualizado em 07/01/2021 às 20:10
55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre

    ± 19 horas

    Acho que essa explicação do que significa 78% de eficácia, logo no início do artigo, está incorreta. Se entendo bem a medida, ela significa que, nos testes, o grupo que recebeu a vacina teve 78% menos incidência da doença que o grupo que recebeu o placebo. Isso não significa que, de cada 100 pessoas, 78 desenvolvem imunidade, conforme o artigo apregoa ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Roberto Bolota

      ± 13 horas

      Sua observação é bastante pertinente. O artigo confunde eficácia (vacina x placebo) com números apenas dos que tomaram a vacina. A Gazeta do Povo deveria corrigir esta falha no artigo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • R

    Roberto Fakir

    ± 23 horas

    Vacina chinesa com 78% de eficácia e nem a própria China usa essa coronavac. Usa aquela da Sinopharm. Nesse anúncio tem alguma "narrativa" esquisita. 78% para casos leves? 100% para casos graves? Quer dizer o que?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      Ivan Dobrychtop

      ± 22 horas

      Quer dizer que dentre os vacinados 78% ficaram protegidos, não desenvolvendo covid, 22% tiveram a doença, mas apenas com sintomas leves, e nenhum vacinado desenvolveu sintomas graves ou foi a óbito. Um excelente índice para vacina de vírus inativado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • F

    Freitas

    ± 23 horas

    Lécio Luiz Amaral do Patrocínio morreu vítima da covid-19, aos 68 anos, no último sábado, 2. Médico, Lécio Patrocínio era defensor do uso da cloroquina para combater a pandemia do novo coronavírus e um crítico da OMS (Organização Mundial da Saúde).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Roberto Fakir

      ± 22 horas

      Acho que não tomaram cloroquina. Tomaram chá de capim com erva doce. Ou tomaram àquela Sinovac vendida em Madureira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • F

    Freitas

    ± 23 horas

    05.01.2021 >>> Pastor Thiago Andrade, de 36 anos, morre de Covid-19 em SP. Integrante do 'Movimento São Paulo Conservador', ele ficou internado por 30 dias e teve duas paradas respiratórias. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente da República, lamentou a morte do religioso. Militar da reserva e integrante do "Movimento São Paulo Conservador", Thiago era ativista bolsonarista e ficou conhecido por defender o uso da cloroquina e da ivermectina para prevenir a doença. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), também faz apologia ao uso destes medicamentos, sem eficácia científica comprovada para a Covid-19.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Roberto Fakir

      ± 23 horas

      Se o Doria não conseguir aprovar essa vacina chinesa na ANVISA ou não conseguir vender essa vacina chinesa para a América do Sul e Caribe, Xi Jinping vai mandar sumir com esse Doria. O cara parece um desesperado fugindo do agiota.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • F

        Freitas

        ± 23 horas

        Não se preocupe, Fakir. O Butantan não está mais aceitando encomendas, pois a demanda é muito forte.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • R

      rafael guedes lima de souza

      ± 23 horas

      Eu vou me vacinar, vou esperar um pouco os efeitos na galera depois tomo, nao ligo dela ser feita na china, quase tudo que temos é feito na china, mas so me deixa apreensivo que A coronavac não foi aprovada na própria china, eles usam outra lá. acho estranho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • F

        Freitas

        ± 23 horas

        A vacina está em fase final para ser homologada na China. Estavam esperando os resultados dos testes no Brasil.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • A

      alex sandro perez santos

      ± 23 horas

      Parabéns aos pesquisadores e meu reconhecimento aos voluntários que participaram deste processo, mais uma vez fica claro que nossa pais tem competência científica excelente e mesmo com a interferência politica pesado o Butantan e a FioCruz continuam a ser referencia em seus seguimentos, Fico a imaginar como poderia estar mais avançados se não tivesse esta guerra de paixões politicas e dos seguidores dos lados tornando tudo mais complexo do que já é. Com certeza seriamos os primeiros nos maiores avanças cientificos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CSG

        ± 24 horas

        Quem quer vacina , que tome a vacina , quem quer cloroquina , tome a cloroquina , quem quer capim , coma capim.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 24 horas

          "A infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas, disse que tinha a convicção, desde o início, de que a Coronavac era segura. Richtmann acompanhou o dia a dia dos voluntários. “No dia a dia nosso, vacinando os voluntários, todos tinha a sensação de que tinam tomado placebo. No máximo uma reação local.”

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • R

            Roberto Fakir

            ± 22 horas

            Tem muita infectologista picareta. Essa daí só gosta de dar entrevista.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Fernando Oliveira

          ± 24 horas

          Algumas questões e, para as quais, não tenho respostas: 1- Foi solicitado à FDA, à equivalente da UE e do Reino Unido, o registro da Coronovac? Se não foi, quais as razões? 2- É sabido que a utilizada pelo Reino Unido requer armazenamento abaixo de -10° C, tornando- a mais cara. Em sendo a Coronovac armazenada em uma temperatura mais alta, por que os países que já iniciaram a vacinação não compraram a Coronovac? 3- Os contratos relativos à fabricação da Coronavac pelo Butantã, Governo de São Paulo e a fabricante chinesa foram tornados públicos? Onde? Quais as obrigações e responsabilidades em caso de insucesso?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • T

            tamotsu kashino

            ± 24 horas

            Esta vacina chines, não foram aprovados por nenhum paises da UE, das Amercas inclusive do Japão, Australia, se fosse tão eficiente conf. Dolia disse , o Brasil seria unico pais que aprovam esta vacina.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              ± 23 horas

              Você conhece a história do instituto Butantã?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • D

            Dani

            ± 24 horas

            Esse comentário foi removido pelo usuário

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Fernando

              ± 24 horas

              Vai lá

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • G

            Giba12

            07/01/2021 15:53:07

            Para as os 22%(?) em que não houve eficácia mas só sintomas leves receitam o quê? Pois é, então porquê não tratar preventivamente a população?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            5 Respostas
            • F

              Freitas

              ± 23 horas

              05.01.2021 >>> Pastor Thiago Andrade, de 36 anos, morre de Covid-19 em SP. Integrante do 'Movimento São Paulo Conservador', ele ficou internado por 30 dias e teve duas paradas respiratórias. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente da República, lamentou a morte do religioso. Militar da reserva e integrante do "Movimento São Paulo Conservador", Thiago era ativista bolsonarista e ficou conhecido por defender o uso da cloroquina e da ivermectina para prevenir a doença. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), também faz apologia ao uso destes medicamentos, sem eficácia científica comprovada para a Covid-19.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • S

              Sartan

              ± 23 horas

              Sarta-nas o terror de bozoloides

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • G

              Giba12

              ± 23 horas

              Sarta-nás!1

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • S

              Sartan

              ± 24 horas

              Só seu ídolo pode empurrar placebo? só a vacina dele que salva. os insumos delas vem da china hein mas como é seu deus que validou então esta tudo certo

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Joaquim

              07/01/2021 15:57:23

              O João Doria Canalha quer a todo custo empurrar a placebo chinês, pra receber a comissão, e pra ser o candidato dos canhotos em 2022. A vacina é pra curar e não deixar sintomas. A vacina é pra aniquilar de vez o vírus chinês.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • R

            Roberto Fakir

            07/01/2021 15:52:20

            Conforme o Butantan essa Vacina não protege do coronavirus e sim, caso pegar o coronavirus você tem 78% de possibilidade de pegar um covid leve e caso pegar um covid grave você não morre. Mas pode ficar intubado. Então estamos realmente com mentirosos divulgadores de narrativas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • S

              Sartan

              ± 24 horas

              Só a vacina do seu deus supremo com insumos chineses salva. ele a santificou então esta tudo certo

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • R

            Rogério R

            07/01/2021 15:39:07

            Legal! Parabéns! Foi feita às pressas, mas é quase tão boa quanto Ivermectina! Mas,... como a eficiência passou de 50% para 78% depois que a sinovac proibiu a divulgação e "revisou" os dados? Será que o pessoal do Butantan não sabe calcular a eficiência da vacina? ... Ahh,.. deixa pra lá,.... pra quê pensar? Se o dória falou que é boa, como podemos duvidar não é? Ele só quer o nosso bem! ... E afinal, tem muita gente comemorando ter algo "sinistro" para enfiar em seus próprios corpos!!! Pra quem está acostumado, deve ser mixaria,... não é mesmo!!!?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            3 Respostas
            • R

              Rogério R

              ± 23 horas

              Sartan, eu fiz profilaxia com Ivermectina. Quando peguei o virus meus sintomas foram muito leves. Por precaução meu médico recomendou o protocolo de tratamento precoce com Hidroxicloroquina; depois 2 dias de tratamento eu não tinha mais nenhum sintoma. Nem a gripe mais leve que já tive foi tão tranquila quanto o covid. Comprovei na prática, que o tratamento precoce com medicamentos totalmente aprovados e seguros funciona sim e muito bem! Mas se você prefere a vachina expressa 50%,... vá em frente, comemore,..!!! Seja feliz, ....Tome!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • S

              Sartan

              ± 24 horas

              Seu idolo passou o ano todo oferecendo placebo e vocês trabalharam duro para jurar que ele era eficaz mas como agora a cura não vem dele não presta

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • J

              Joaquim

              ± 24 horas

              Se esse placebo chinês fosse realmente eficaz, o sujeito do STF não teria encomendado as vacinas da Pfizer. E teria encomendado o placebo chinês. Mas como o Fux não é **** mandou despedir o sujeito pra não criar atrito com um dos donos do STF.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            07/01/2021 15:32:39

            >>> Um comitê internacional independente revisou os dados, na Áustria.<<<

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            3 Respostas
            • S

              Sartan

              ± 23 horas

              Você ira tomar a vacina que de a gloria ao seu deus que também vem da china mas como é chancelado por ele esta tudo certo

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 24 horas

              Fernando, lógico que tomarei.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Fernando

              ± 24 horas

              Vai lá Freitas... Toma a sua xingling

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            Salo

            07/01/2021 15:30:59

            Hoje morreu o prefeito de Campo Largo de covid. Quem não quiser tomar, que não seja vacinado. Eu tomarei tão logo seja possível. Pelas noticias do MS teremos somente a Coronavac e da Fiocruz, que tambem tem a mesma composição de insumos vindos da CHINA.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • I

              Injustus

              07/01/2021 15:18:15

              Essa Anvisa, rainha da burocracia e da lentidão, vai demorar pra aprovar. Bando de eskrottos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz Cunha

                07/01/2021 15:16:11

                Eu acredito. E creio também que é uma vacina gestora e não uma vacina politica.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSE FRANCISCO TOLEDO MELARA

                  07/01/2021 15:12:09

                  Se foi anunciado 78% e com uma pessoa como o Doria envolvido, podemos ter certeza que o número é bem menor.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • S

                    Sartan

                    ± 24 horas

                    Quem falou isso pra você seu mito?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    07/01/2021 15:32:16

                    Um comitê internacional independente revisou os dados, na Áustria.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  Amadorístico

                  07/01/2021 15:11:32

                  Ótima notícia. Ao que tudo indica, é o início do fim da pandemia no Brasil. Vacina segura, produzível e distribuível nas condições tecnológica e de infra-estrutura brasileiras. Ninguém que tomou a vacina morreu. 78% de eficácia em relação a casos leves. Resultados revisados por Comitê Internacional independente sediado na Áustria. Agora tem que ter paciência até que a vacina seja produzida, distribuída e a população vacinada.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo de Carvalho Hespanhol

                    07/01/2021 15:06:12

                    Nem de graça!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • A

                      ANDRE.

                      ± 24 horas

                      Que bom, menos um acéfalo no mundo

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ANDRE.

                      ± 24 horas

                      Que bom, menos um acéfalo no mundo

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sartan

                      ± 24 horas

                      Então espere pra tomar a vacina que de gloria ao seu mito. ela tem os mesmos insumos chineses mas como é pra gloria dele você ira tomar

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ricardo Carvalho

                    07/01/2021 14:56:18

                    Ótima Notícia!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MAURO JOSE KUMMER

                      07/01/2021 14:53:01

                      A China escolheu outra vacina que tem taxa de eficácia menor que a anunciada pelo dória, dá pra acreditar nos 7% do ditadorzinho?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      6 Respostas
                      • S

                        Sartan

                        ± 24 horas

                        Credibilidade mesmo era o placebo do seu mito. é a vacina com insumos chineses que você ira tomar porque da a gloria a ele

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Adilson Moura

                        ± 24 horas

                        Um comitê revisou os dados é a mesma coisa que dizer uma empresa que a gente pagou recebeu um email com uma planilha e disse que esta tudo certo. Credibilidade zero! Porque a china escolheu outra vacina com eficácia inferior? Porque demoraram tanto tempo para divulgar os dados? (acaso não foi vergonha pela de oxford ter eficácia superior e custar 4 x menos e o João gestor não conseguir saindo como salvador da pátria?) Acredito que essa vacina tenha certa eficácia e seja suficiente pra ajudar a diminuir o contágio o que eu não acredito é na vontade de políticos em proteger a população(e não o próprio bolso) com tanta veemência

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        07/01/2021 15:34:09

                        Mauro >>> Um comitê internacional independente revisou os dados, na Áustria. >>> O ensaio clínico da Coronavac conduzido pelo Instituto Butantan mostra que o imunizante reduziu a zero os casos moderados e graves de Covid-19, ou seja, teve eficácia de 100%. O estudo também encontrou eficácia de 78% na redução dos casos leves da doença. Entre aqueles que tomaram a Coronavac, o número de internações hospitalares pela Covid-19 também foi zero. O estudo da fase 3 reuniu 13 mil profissionais de saúde como voluntários, em oito estados. Eles receberam duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo. Apenas 200 foram infectados com o novo coronavírus.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sartan

                        07/01/2021 14:59:14

                        A vacina do seu deus também tem insumos vindos da China e taxa de eficácia menor que essa mas , como tem autorização do seu deus você usa. e a China usa essa vacina desde junho mas isso você não recebe pelo zap zap dos filhões então não acredita

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Ricardo Carvalho

                        07/01/2021 14:56:07

                        Qual?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MAURO JOSE KUMMER

                        07/01/2021 14:53:18

                        A China escolheu outra vacina que tem taxa de eficácia menor que a anunciada pelo dória, dá pra acreditar nos 78% do ditadorzinho?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.