• Carregando...
Coronavírus podcast
Coronavírus foi o tema principal do podcast 15 Minutos nesta semana.| Foto:

Três episódios do podcast 15 Minutos desta semana. Ouça análise das principais notícias.

***) O novo coronavírus passou a ser considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir dessa quarta-feira (11). Isso, no entanto, não representa nenhuma diferença em como a doença deverá ser combatida - seja pelos países ou pela população em geral. Apesar da mudança na denominação da doença, as máscaras de proteção não precisam ser usadas por toda a população. Em casos específicos, porém, o uso é recomendado pelos especialistas. Sem usar as máscaras, há quem possa se sentir pouco protegido do coronavírus. Não é o caso, visto que medidas básicas de higiene e etiqueta são suficientes para manter a saúde. Neste episódio do podcast 15 Minutos, a editora Amanda Milléo, que assina reportagens sobre saúde, fala das fake news sobre o tema e esclarece as medidas para combater a Covid-19 de maneira mais eficaz.

***) O mundo começou a semana com os mercados em pânico, principalmente na segunda-feira (9). Uma briga entre Rússia e Arábia Saudita fez os preços do petróleo tipo Brent caírem mais de 30%, para cerca de US$ 30 – a maior desvalorização desde a Guerra do Golfo, em 1991. A queda brusca afeta diretamente o Brasil – mesmo que o país não possa fazer muito mais do que assistir à guerra de preços entre russos e sauditas. Mas será que a queda mundial do preço do petróleo vai reduzir também o preço da gasolina para o consumidor? A Petrobras disse que considera prematura qualquer projeção sobre o tema e o presidente Jair Bolsonaro afirmou que espera que isso aconteça. Neste episódio do podcast 15 Minutos, a editora de República da Gazeta do Povo, Giulia Fontes, explica os detalhes do assunto.

***1) Após a confirmação de que não estará formalizado a tempo de disputar as eleições de 2020, o Aliança Pelo Brasil determinou que não procurará um partido único para receber seus filiados que queiram concorrer neste ano. A desistência do Aliança em concorrer na eleição de 2020 foi anunciada pelo senador Flávio Bolsonaro (RJ), primeiro vice-presidente do partido. O Aliança Pelo Brasil foi idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores após o chefe do Executivo entrar em rota de colisão com o PSL, partido pelo qual venceu as eleições de 2018. A nova legenda teve seu lançamento efetuado em novembro, com uma cerimônia em Brasília, e desde então os seus integrantes buscam cumprir os passos regulamentares do TSE para a formalização. Para que um partido possa disputar as eleições de 2020, precisa estar instituído até o início de abril, prazo que o Aliança reconheceu que não conseguirá cumprir. Quem explica o que acontecerá com o Bolsonarismo em 2020 é o correspondente Olavo Soares.

...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]