• Carregando...

#195 - Ministério da Saúde mudou o discurso e agora incentiva o uso das máscaras pela população no combate ao coronavírus. Mas apenas os equipamentos feitos em casa.

***1) O Ministério da Saúde publicou um tutorial no site de como produzir máscaras em pano para proteção durante a pandemia do coronavírus. O foco é barrar a propagação da doença principalmente entre portadores do novo coronavírus que não apresentem nenhum sintoma. O uso da máscara cirúrgica, aquele mais fina encontrada em farmácias, sempre teve seu uso em massa desmotivado pelo Ministério da Saúde, pois a aquisição desenfreada pela população desfalcaria os hospitais quando a pandemia avançasse e, também, o item não evitaria a contaminação do indivíduo que estivesse usando. Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor de Saúde da Gazeta do Povo, Adriano Justino, fala sobre a mudança de orientação do Ministério e sobre os cuidados necessários para a produção das máscaras caseiras.

***2) A testagem em massa para identificar infectados pelo coronavírus tem sido considerada por especialistas, de forma quase unânime, uma das medidas mais efetivas contra a Covid-19. Exemplos de países que tiveram êxito depois de promoverem testes em massa – como a Coreia do Sul, que conseguiu “achatar a curva” de expansão da doença, e a Alemanha, que tem tido desempenho melhor na contenção do vírus do que seus vizinhos europeus – respaldam essa estratégia como um complemento ao isolamento social. Mas não é simples conseguir realizar vários testes na população. Há dificuldades para que isso aconteça aqui no Brasil. É sobre elas que fala o repórter da Gazeta do Povo, Leonardo Desideri.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. Você pode ouvir o 15 Minutos no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]