• Carregando...

#232 - Crise provocada pelo coronavírus já derrubou o PIB do primeiro trimestre (-1,5%) e fez com que fossem fechadas mais de 860 mil vagas de emprego em abril: o pior resultado para um mês em toda a história.

***1) Prejudicada pela maior queda no consumo das famílias em quase duas décadas, a economia brasileira encolheu 1,5% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses de 2019, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o recuo foi de 0,3%.

O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) nos três primeiros meses de 2020, primeiro período sob impacto da crise do coronavírus, foi divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores absolutos, a geração de riquezas no trimestre foi de R$ 1,803 trilhão.

As notícias ruins na economia causadas pelo coronavírus não param no PIB. no mês de abril deste ano, o Brasil fechou 860.503 empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Foi o pior resultado para um mês em toda a história.

Além disso, dados divulgados na quinta-feira (28) pelo IBGE  revelam que a taxa de desocupação no Brasil passou de 11,2% para 12,6% no trimestre terminado em abril, atingindo 12,8 milhões de desempregados.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor de Economia da Gazeta do Povo, Fernando Jasper, analisa os primeiros reflexos da pandemia na atividade econômica e o impacto que ainda está por vir nos próximos meses.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]