• Carregando...
O Santuário de Aparecida, em São Paulo.
O Santuário de Aparecida, em São Paulo.| Foto:

Uma decisão judicial determinou que o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, suspenda missas e eventos por pelo menos 30 dias, para evitar a disseminação do novo coronavírus. O período de suspensão atinge a celebração da Páscoa. A visitação ao templo, entretanto, continua liberada.

Na decisão, fruto de uma ação proposta pelo Ministério Público de São Paulo, a juíza Luciene Belan Ferreira Allemand afirma que trata-se de uma medida de saúde pública, já que evita "a exposição de diversas pessoas ao vírus, bem como suas consequências".

De acordo com a determinação da juíza, o prazo inicial da suspensão, de 30 dias, pode ser prolongado se for necessário.

Festas e procissões católicas são canceladas pelo país

A pandemia de coronavírus compromete, também, a programação de festas e de procissões religiosas que tradicionalmente ocorrem nesta época do ano no Brasil. A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, anunciou neste sábado (14) o cancelamento da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, que começaria no dia 12 de abril e duraria dez dias.

Conhecido também como Festa da Pitomba, o evento é uma tradicional celebração religiosa da cidade em homenagem à padroeira do bairro de Prazeres. Eram esperadas 40 mil pessoas por noite e uma procissão com outras 100 mil.

Todos os eventos públicos no município de 700 mil habitantes também estão cancelados a partir da próxima segunda-feira (16).

Em Vila Velha, no Espírito Santo, a programação convencional da Festa da Penha também está ameaçada. A organização não descarta realizar as missas, previstas para entre 12 e 20 de abril, apenas por meio da internet. Este ano, os tradicionais festejos, que têm como ápice a Romaria dos Homens, com mais de 100 mil devotos, chegam à 450ª edição.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou que não emitirá uma determinação padronizada para todas as igrejas. Cada diocese deverá fazer a própria avaliação sobre estratégias para conter a disseminação do vírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]