• Carregando...
rio-de-janeiro covid-19
Pessoas caminham de máscara na orla da praia em retomada gradual durante a epidemia de Covid-19 no Rio de Janeiro| Foto: CARL DE SOUZA/AFP

O Brasil ultrapassou o Reino Unido e é o 2.º país com mais registros de morte pela Covid-19 no mundo. De acordo com os dados do Ministério da Saúde desta sexta-feira (12), foram registrados 909 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 41.828 o total de brasileiros que perderam a vida em decorrência do novo coronavírus. O Reino Unido tem 41.566 casos, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins.

O Brasil ainda investiga outros 4.003 óbitos. Ainda segundo o boletim da pasta, foram confirmados 25.982 casos, elevando para 828.810 as ocorrências no país. Estão sendo acompanhados 421.919 casos e 365.063 pessoas já se recuperaram da doença.

Números da Covid-19 divergem da contagem do Conass

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde divergiram dos coletados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil. Segundo o Conass, que também considera os dados informados pelas secretarias de saúde de todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, 42.161 pessoas morreram no Brasil em razão do novo coronavírus. O total de mortos no Brasil aumentou em 1.242 nas últimas 24 horas.

No total de casos, o Brasil também é o segundo do mundo, novamente atrás dos Estados Unidos. São agora 843.406 contaminações identificadas aqui. Segundo o Conass, o aumento foi de 40.578, um novo recorde.

A polêmica dos dados da Covid-19

Tanto o Ministério da Saúde quando o Conass coletam dados junto às secretarias dos estados e DF.

O Conass decidiu tornar seu painel público no último final de semana, após o governo ter anunciado que modificaria os parâmetros de divulgação de casos e óbitos pelo novo coronavírus e de atrasar por dias seguidos o envio do boletim à imprensa.

Inicialmente, o Ministério da Saúde passou a atrasar a comunicação diária dos números, que se iniciou às 17h e passou para 22h. Nesse modelo, a pasta também não publicava mais o acumulado de novos casos e óbitos. O presidente Jair Bolsonaro chegou a declarar que, com esse atraso, "acabou matéria no Jornal Nacional" sobre os casos de coronavírus no país.

A ameaça de restringir dados não durou muito: o Ministério da Saúde voltou atrás e divulgou dados acumulados de mortes e contágios por Covid-19 na segunda-feira (8).

*com informações do Estadão Conteúdo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]