• Carregando...
A Covid-19 ainda não chegou a todas as cidades do Brasil
Agente sanitário faz desinfecção do coronavírus em frente de parede com grafite: Covid-19 ainda não chegou a todas as cidades do Brasil| Foto: Silvio Avila / AFP

O coronavírus já atingiu praticamente todas cidades brasileiras. De acordo com dados do Ministério da Saúde, do Boletim Epidemiológico Especial 22, divulgado na quarta-feira (15), 97,4% dos 5.570 municípios do país já haviam registrado ao menos um caso da doença. Esse número é um indicador do processo de interiorização da doença, acentuado nas últimas semanas, quando a Covid-19 chegou às cidades pequenas. Mas ainda não alcançou todas.

Veja a lista completa das cidades brasileiras sem casos de Covid-19:

Os dados públicos do Ministério a Saúde – tanto os obtidos no painel da Covid quanto os do SUS Analítico – apontam ao menos 133 cidades nessa situação até o dia 15 de julho. E devem ser mais. Nos dois bancos de dados, havia uma discrepância em relação ao número total de municípios. Questionada sobre a razão da inconsistência, a pasta não respondeu à reportagem até a publicação desta matéria.

Ainda assim, é fato que existem essas poucas localidades que são zona livre da Covid no Brasil. Essas 133 cidades que constam dos dados públicos do Ministério da Saúde ficam em 13 estados brasileiros e, juntas, somam 741.253 habitantes. Na média, cada cidade teria 5,5 mil moradores.

Quem está livre da Covid-19

O estado com mais municípios no país é também o que tem mais cidades sem casos de coronavírus: Minas Gerais tem 90 municípios na lista – e mais da metade tem menos de 5 mil habitantes. A menor cidade livre da Covid-19 é de lá: Serra da Saudade, que tem população de apenas 781 pessoas. Já a maior cidade do estado sem casos da doença é Chapada do Norte, que tem 15.356 moradores.

De acordo com listagem do Ministério da Saúde, na sequência aparecem os estados de Santa Catarina (11 cidades), Bahia (9), Rio Grande do Sul (6) e Goiás (4). Em Santa Catarina, todas as cidades têm até 4 mil habitantes. Uma delas é Urupema, que é considerada uma das cidades mais frias do país. Vale lembrar que, no Brasil, o coronavírus se espalhou antes por cidades de clima quente e úmido. Estão na Bahia as maiores cidades livres da Covid-19 – das nove que aparecem na lista, oito têm mais de 10 mil habitantes.

Com ao menos dois municípios livres do coronavírus aparecem o Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, São Paulo e Tocantins. Três estados do Nordeste possuem uma cidade que resistiu ao vírus, cada: Maranhão, Pernambuco e Piauí.

Mas há discrepâncias. Para o Ministério da Saúde, as cidades sem coronavírus no Paraná são Borrazópolis e Santo Antônio do Paraíso. As duas cidades, de fato, não têm casos da doença. Mas o boletim da Secretaria de Estado do Paraná da mesma data (15 de julho) aponta que há outras 15 cidades que também não registraram nenhum caso da doença.

Avanço da Covid pelas regiões

A listagem das cidades livres da Covid também ajuda a entender um pouco do avanço da doença pelas diferentes regiões do país.

O Norte, por exemplo, só tem duas cidades que não registraram casos da doença – São Valério e Sucupira, no Tocantins. A região foi muito afetada pela pandemia logo no começo dos casos no Brasil; e Manaus (AM) foi a primeira cidade que viu o sistema de saúde colapsar. Atualmente, a região vive uma situação mais confortável: nas últimas semanas epidemiológicas (27 e 28), viu os indicadores de casos caírem 9% e os de morte recuarem 20%. De acordo com o Ministério da Saúde, há uma diminuição sustentável da doença nessa região.

Por outro lado, agora o vírus avança mais fortemente pelo Sul e alguns estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul. O Sul, que conseguiu achatar a curva de contaminação da doença no começo da epidemia, vive agora um momento de disparada dos casos, que também coincide com o período mais frio do inverno. O Ministério da Saúde detectou um aumento de 6% no número de casos da doença na região, mas a quantidade de mortes deu um salto de 36% entre as semanas epidemiológicas de números 27 e 28.

Esse quadro é muito semelhante ao que está ocorrendo no Centro-Oeste. Por lá, os casos avançaram 6% e o número de mortes cresceu 26% na comparação entre as duas últimas semanas epidemiológicas. Essas são as duas regiões que têm preocupado mais os técnicos do Ministério da Saúde, pois a doença passou a avançar de forma consistente.

Veja quais são as cidades sem Covid-19

Bahia: Bonito, Brotas de Macaúbas, Érico Cardoso, Ibiquera, Matina, Santana, Serra Dourada, Tanhaçu e Tanque Novo.

Goiás: Aporé, Mambaí, Novo Planalto e São Miguel do Passa Quatro.

Maranhão: Lagoa do Mato.

Minas Gerais: Água Boa, Alagoa, Angelândia, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Araponga, Areado, Berizal, Bertópolis, Bom Jesus da Penha, Botumirim, Camacho, Campo Azul, Canaã, Cantagalo, Caputira, Carrancas, Carvalhos, Casa Grande, Catuti, Cedro do Abaeté, Chapada do Norte, Claro dos Poções, Coluna, Conceição do Pará, Consolação, Coronel Murta, Cristália, Divinolândia de Minas, Dom Viçoso, Dores do Turvo, Fama, Felício dos Santos, Franciscópolis, Frei Lagonegro, Funilândia, Gameleiras, Gonçalves, Grupiara, Guidoval, Ibertioga, Ibitiúra de Minas, Indaiabira, Itacambira, Itambé do Mato Dentro, Jacuí, Juvenília, Leme do Prado, Liberdade, Marilac, Marmelópolis, Miravânia, Natalândia, Olhos-d'Água, Oliveira Fortes, Pai Pedro, Passabém, Patis, Paulistas, Pedras de Maria da Cruz, Pedro Teixeira, Pequeri, Pequi, Piau, Ponto Chique, Presidente Bernardes, Queluzito, Rio Doce, Santa Fé de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Santana do Riacho, Santana dos Montes, Santo Antônio do Itambé, São João do Pacuí, São Sebastião do Rio Verde, São Tomé das Letras, Sapucaí-Mirim, Seritinga, Serra da Saudade, Setubinha, Soledade de Minas, Tapiraí, Tocos do Moji, Umburatiba, Vargem Bonita, Vargem Grande do Rio Pardo, Verdelândia, Veredinha e Virgínia.

Mato Grosso do Sul: Figueirão e Japorã.

Paraíba: Ouro Velho e São Domingos.

Pernambuco: Manari.

Piauí: Nova Santa Rita.

Paraná: Borrazópolis e Santo Antônio do Paraíso.

Rio Grande do Sul: Carlos Gomes, Cerrito, Dois Irmãos das Missões, Linha Nova, Novo Xingu e Pedro Osório.

Santa Catarina: Barra Bonita, Bom Jesus do Oeste, Cerro Negro, Chapadão do Lageado, Doutor Pedrinho, Leoberto Leal, Major Vieira, Matos Costa, Novo Horizonte, Painel e Urupema.

São Paulo: Monte Castelo e Santa Mercedes.

Tocantins: São Valério e Sucupira.

Veja a situação do coronavírus no Brasil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]