• Carregando...

# Cloroquina foi o tema mais presente na primeira semana de depoimentos na CPI da Covid-19 no Senado

***) Começou a fase de depoimentos da polêmica CPI da Covid-19 no Senado. Na primeira semana de depoimentos, três ministros da Saúde: os dois que já passaram pelo Governo, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual, Marcelo Queiroga.

O outro ex-ministro do período da pandemia, general Eduardo Pazuello, faltou à Comissão, informando que teve contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19.

Cloroquina e outros temas na CPI da Covid

A falta de autonomia no cargo foi a tônica dos depoimentos concedidos pelos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, na quarta (4) e na quinta-feira (5), respectivamente.

Teich afirmou que deixou o governo Bolsonaro por conta do desejo do presidente de massificar o uso de cloroquina como tratamento para a Covid-19.

A fala de Mandetta foi recheada de críticas à atuação do presidente no combate à pandemia e as contestações ao chamado "tratamento precoce" para a Covid-19, que inclui a cloroquina, além de uma defesa enfática da vacinação.

Já Queiroga evitou dar respostas diretas sobre o uso de hidroxicloroquina ou cloroquina — a própria menção ao nome do medicamento foi poupada pelo ministro —, o que motivou críticas de diferentes senadores.

A presença constante do tema da cloroquina chegou até a ser ironizada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), que questionou se a comissão deveria mudar seu nome: "Temos que mudar o nome para CPI da cloroquina?".

Este episódio do podcast 15 Minutos traz um resumo e análise dos depoimentos dados na CPI da Covid-19 e analisa o que vem pela frente. O convidado é Olavo Soares, editor da Gazeta do Povo que acompanha o assunto em Brasília.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]