Criminalidade cai enquanto a letalidade policial aumenta. Existe alguma relação?
- Rio de Janeiro
- [23/09/2019] [19:29]

- Rio de Janeiro
- [23/09/2019] [19:29]
O número de crimes como homicídio, latrocínio e roubo vem caindo em todo o Brasil desde 2018, segundo estatísticas do governo federal e da organização Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ao mesmo tempo, o número de suspeitos mortos em confrontos com policiais tem aumentado. Essas tendências levam à pergunta: a criminalidade cai quando a letalidade policial aumenta?
No ano de 2018, as mortes decorrentes de ações policiais aumentaram 19,6%. Foram 6.220 casos – 1.041 a mais que em 2017, segundo dados compilados pelo Fórum de Segurança junto a órgãos de segurança em todo o Brasil.
No mesmo período, o número de vítimas de homicídios caiu de 56.030 casos em 2017 para 48.951 em 2018 (-12%). Também houve redução em diversos outros indicadores criminais, como o número de vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte), de 2.486 para 1.929 (-22%) e nos roubos, que passaram de 1,7 milhão para 1,4 milhão (-13%).
Analistas de segurança ouvidos pela Gazeta do Povo afirmaram que, em alguns estados, a redução da criminalidade pode estar ligada ao aumento das mortes de suspeitos. Não pelo fato dos policiais matarem mais, mas por indicar que, com mais recursos, gestão e planejamento, as polícias teriam passado a agir mais em áreas de grande incidência de crimes – fato que aumenta a probabilidade de confrontos e eleva o número de mortes.
Entre 2017 e 2018, os gastos com policiamento no Brasil subiram 16%, de cerca de R$ 26,5 bilhões para R$ 30,8 bilhões, segundo dados do think tank. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com os dados disponíveis até hoje ainda não é possível estabelecer uma relação direta entre a queda da criminalidade e a letalidade policial. Mas, para a entidade, essa hipótese não pode ser descartada e deve ser melhor estudada.
O número maior de confrontos preocupa especialistas e políticos, por elevar a possibilidade de que inocentes sejam feridos ou mortos – como no caso da menina Agatha Félix, de 8 anos, morta em um tiroteio entre policiais e traficantes em uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, no sábado (21).
Já o governo federal, apesar de lamentar as mortes de inocentes, as enxerga como consequência de um combate mais duro ao crime organizado.
Nesse contexto, a União vem divulgado dados nacionais que apontam para a continuidade da queda nos índices criminais em 2019. Nos cinco primeiros meses do ano, o número de vítimas de homicídios caiu 24%, de 21.983 em 2018 para 16.663 em 2019 e os latrocínios foram 681, 23,7% a menos que 2018. O número de roubos de cargas foi de 7.249 (redução de 25%) e os roubos a banco, 242 (queda de 38%). Não foram apresentados, porém, dados atualizados de letalidade policial.
Gestão de riscos
“A criminalidade começou a cair e as mortes de suspeitos aumentaram não pela ação policial mais dura em si. É uma relação de inteligência e gestão de riscos, uma questão de colocar a polícia no lugar certo”, afirmou Nelson Ricardo Fernandes, analista do Portal da Gestão de Riscos e professor da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Segundo ele, isso significa planejar e concentrar as ações policiais nos locais onde ocorrem mais crimes – processo chamado no jargão policial de “mancha criminal”. Para que isso seja possível, a polícia precisa monitorar em tempo real os registros de crimes nas principais cidades e a partir daí definir estratégias de patrulhamento ostensivo nas áreas mais críticas. "Quando isso é feito de forma eficaz, aumenta o número de confrontos entre policiais e criminosos e aí você vai ter mais letalidade”.
Porém, Fernandes disse que só a ação repressiva não é suficiente. “As mesmas regiões que têm mais crimes, têm que receber ações preventivas, que são ações sociais para evitar que jovens sejam aliciados por criminosos. Isso significa levar para lá escolas, criar cursos de esportes e artes, e oferecer empregos. Mas nem sempre isso acontece”, disse.
O Rio de Janeiro é um exemplo de estado onde a reorganização e os investimentos na polícia levaram à redução da criminalidade durante o ano de 2018 – quando o estado passou por uma intervenção federal na segurança pública.
Nesse período, policiais passaram por treinamento e requalificação, a estrutura da Polícia Militar sofreu mudanças (com a extinção de Unidades de Polícia Pacificadora), planos de gestão foram elaborados, e equipamentos e armas comprados. Isso tudo aumentou a capacidade de operar da polícia – que também passou a agir de acordo com a chamada “mancha criminal”.
Em dez meses de intervenção, todos os índices criminais reverteram a tendência de alta e começaram a cair. Os homicídios foram reduzidos de 4.364 no ano anterior para 4.041 em 2018 (-7,4%) e os roubos de 206.502 para 190.994 (-7,5%). A maior queda foi no roubo de cargas: de 9.454 para 7.463 para 42.019 (-21%), segundo dados do Instituto de Segurança Pública.
No mesmo período, o número de mortos pela polícia subiu de 944 para 1.275 (35%). “O Estado adotou uma postura nova. Entrou em áreas dominadas pelo crime com uma polícia mais bem equipada e com as Forças Armadas. Quando foram recebidos a tiros, responderam à altura”, disse o analista de segurança Hugo Tisaka, diretor da consultoria de segurança NSA Global.
O plano dos interventores federais era treinar cada vez mais os policiais, aumentar as ações de inteligência e assim ir reduzindo a letalidade da polícia e a criminalidade.
Política mais dura e letalidade policial
Porém, a política de segurança foi mudada pelo governador Wilson Witzel (PSC). Enquanto promete contratar mais policiais, ele tem dado ênfase a uma política de confronto com os criminosos – afirmando que todos aqueles que forem flagrados com fuzis podem ser “abatidos" pela polícia.
Neste ano, o Rio teve menos crimes e a polícia foi mais letal. Entre janeiro e agosto de 2019, houve 1.249 casos de pessoas mortas pela polícia no estado do Rio – 16% a mais que no mesmo período de 2018. No mesmo período, o número de homicídios caiu de 3.461 para 2.717 (-21%).
Segundo Tisaka, a postura de Witzel é reflexo de uma tendência que tem ganhado terreno no país. “O governo federal e alguns estados estão com uma postura mais dura de enfrentamento do crime a curto e médio prazo. Isso só vai funcionar se vier acompanhado de uma valorização da educação a longo prazo”, disse.
Estatísticas insuficientes
Para o pesquisador David Marques, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a queda nacional na criminalidade não pode ser explicada só pelas ações da polícia.
Segundo ele, os dados disponíveis sobre letalidade policial registrados até hoje não indicam uma correlação entre os números de roubos e homicídios, e as mortes por intervenção policial. Contudo, ele disse que a hipótese não pode ser descartada e é necessário fazer mais estudos para se chegar a uma conclusão.
De acordo com ele, o problema dos dados é que não é possível dizer com exatidão qual é a porcentagem de mortes legítimas (quando o policial mata para se defender) e casos em que houve erros ou ilegalidades e abusos por parte da polícia. Os erros podem levar a mortes de inocentes e os abusos têm potencial para gerar reações mais violentas do crime organizado.
Marques disse que a queda nos crimes também pode ser explicada por fatores como a dinâmica das facções criminosas. Um dos exemplos é o estado do Ceará, onde, segundo ele, ocorreu uma das maiores quedas de índices criminais: o número de vítimas de homicídios foi reduzido de 5.042 em 2017 para 4.481 em 2018 (-11%); o de vítimas de latrocínios de 88 para 53 (-39%) e os roubos de 76.047 para 64.513 (-15%). Ele atribuiu a retração principalmente ao arrefecimento de um conflito entre facções criminosas locais que chegou ao auge em 2017.
Na opinião do pesquisador de segurança pública Aiala Couto, da Universidade Estadual do Pará, essa tendência de acomodação de facões criminosas é a principal responsável pela queda dos índices criminais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
"O PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) vieram para o Norte e o Nordeste. Quando uma facção dessas se estabelece em uma área, ela não permite a realização de outros crimes em áreas de tráfico de drogas, o que reduz a criminalidade”, afirmou.
“No Pará a criminalidade caiu tanto porque a polícia passou a agir em áreas mais periféricas e violentas quanto pela atuação de milícias (organizações criminosas formadas por maus policiais), que impedem a ocorrência de determinados crimes”, disse.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública também cita como possíveis causas de diminuição da violência uma relativa recuperação da economia e fatores demográficos, como o gradual envelhecimento da população.
Excludente de ilicitude
O governo de Jair Bolsonaro (PSL) atribuiu a queda na criminalidade em 2019 principalmente ao isolamento das lideranças das facções criminosas em presídios federais (realizados por ordem da Justiça após pedidos do Ministério Público) e ao endurecimento da política de visitas íntimas – que dificulta a comunicação dos líderes das facções com seus subordinados.
Porém, desde o governo de Michel Temer (PMDB), a União vinha aumentando o investimento em segurança e traçando um plano nacional para integrar as polícias em áreas como comunicação, inteligência e coleta de dados.
O próximo passo do governo federal no endurecimento do combate às facções criminosas é tentar aprovar no Congresso o pacote anticrime do Ministro da Justiça, Sergio Moro. Um dos pontos de maior polêmica é o chamado excludente de ilicitude – um mecanismo legal que pode proteger policiais contra processos por mortes ocorridas em ações legítimas da polícia.
Porém, parlamentares contrários à proposta dizem que a medida pode fazer com que crimes como o assassinato da menina Agatha fiquem impunes.
Analistas de segurança defendem que o treinamento dos policiais, ações de inteligência e a aquisição de equipamentos mais precisos podem reduzir a letalidade da polícia. Mas a comoção social com a morte da criança pode alterar os planos do governo federal de endurecer o combate ao crime.
Comentários [ 35 ]
David Messias Martins
± 22 horas
No Brasil nos últimos anos o que realmente houve foi um acúmulo da malandragem resultante da impunidade do governo petista, eu creio que aproximadamente uns 2% da população brasileira estão envolvidas em crimes de todas as formas e maneiras, portanto à muita gente pra policia eliminar. Há muito joio pra ser cortado.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
George Orwell
± 2 dias
Não entendi a dúvida levantada pelo jornalista na manchete... Esta relação está mais clara que neve.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alcir Carlos Sereni
± 2 dias
primeiro temos que admitir que estamos em guerra, e guerra violenta, o numero de mortes comprava este fato. A possibilidade de morte de inocentes é grande, podemos dizer que são fatalidades, não acredito que um policial teve a intenção de atingir uma criança?
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcus Pinheiro Machado
± 2 dias
parabens policiais de Rio.Mas bandido e como rato.Morre um ,mas tem centenas vivos e matando
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Ricardo Sales
± 2 dias
Ao Estado cabe o monopólio da administração da violência. Como não existe vácuo de poder, uma vez que adotamos políticas que restringem o uso da força pelas forças legais, surge o emprego por aqueles que afrontam os poderes constituídos e a sociedade. Assim, a retomada do uso da força pelo Estado supre essa lacuna, retomando para a sociedade o controle da violência através de seus representantes capacitados para tal: a polícia.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
André O.
± 2 dias
Não ignorem matemática básica. Não há aumento algum da morte de inocentes se a redução dos homicídios é maior que as fatalidades, na casa de centenas ou milhares. Se for levar o discurso histérico a sério será motivo para os criminosos encomendarem a morte de inocentes apenas para coibir a justiça e o policiamento de seus crimes. A correlação entre morte de inocentes e atividade policial é FALSA, a correta e óbvia (menos p/ militantes iletrados ou maconhados) é entre crime organizado e mortes. Como é que culpa o defensor pelo crime do atacante?! Coisa de doentes!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Willian Cardoso de Souza Jesus
± 2 dias
Eu acresentaria ao seu comentário q a impunidade tb tem uma grande ligação com a criminalidade e seu crescimento. Como eu já afirmar, por diversas vezes, a impunidade tira o medo do bandido e o incentiva à reincidência. Além de tb incentivar q novos criminosos surjam, sob uma quase ctz de q sairão impunes de seus crimes.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
André O.
± 2 dias
E mais: não são as vítimas de homicídio igualmente vítimas de fatalidade? Ou apenas quem morre de bala perdida é injustiçado, sendo o roubado, o sequestrado e o defunto beneficiários da mais alta justiça? As ações policiais devem ser analisadas, infelizmente, de forma utilitarista: uma ação que tenha consequências negativas equivalentes a baixa porcentagem de seu resultado benéfico devem ser feitas. A passividade entrega o destino da população a quem quer ver apenas seus vícios, pertences e cadáveres.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Willian Cardoso de Souza Jesus
± 2 dias
Criminalidade não se combate com livros, postes de luz, flores e poesias. Se combate com uma política de segurança pública rígida, q combate o crime organizado na msm proporção q ele age. Está mais do q provado q políticas como as do Witzel e do Bolsonaro sãp as q funcionam, e não as de cúmplices de bandido, como o Marcelo Freixo. A polícia precisa estar bem treinada e bem estruturada, tendo suporte pra agir, sem medo de repreensões injustas. Qt à educação previnir criminalidade, essa tem q ser dada pelos pais, pela estrutura familiar. Não é dever do Estado educar, apenas fornecer escolas pra todos. Chega de paternalismo estatal e outras políticas falidas de esquerda!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
All Jr
± 2 dias
Parabéns aos Policiais do nosso País! Verdadeiro herói aquele que veste farda e se coloca contra a criminalidade! Parabéns!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Nani Napoli
± 2 dias
Graças aos policiais, estamos sendo bem protegidos da bandidagem!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.
± 2 dias
Parabéns às nossas polícias pelo bom trabalho de limpeza realizado. Quem defende bandido, que leve para sua casa. Ainda temos muita criminalidade, e a Polícia não deve passar a mão na cabeça de bandido, tolerância zero. Não dá para aceitar mais o tratamento leniente que a esquerda tem com a marginalidade. Bandido bom é bandido morto!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marko
± 2 dias
É claro que a letalidade tem a ver com a diminuição, agora o v4g4bund0 sabe que se vacilar vai levar chumbo na cara, então pensa 2 vzs antes de fzr m3rd4! e Olha só os "especialistas" atribuindo a diminuição do crime às facções huahuahuhauah P.q.P!!! Facções nem deveriam existir. Tinha que eliminar esses bandidos, simples assim! QUE A LETALIDADE AUMENTE AINDA MAIS, PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA NOSSOS IMPOSTOS ESTÃO SENDO BEM APLICADOS!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alexandre
± 2 dias
Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha! Enquanto bandido achar que esta protegido pelo esquerdista maconheiro vai haver confronto! E bandido morto acabou o problema. Se aparecer outros também serão abatidos. Qual é a duvida?
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcos eisenschlag
± 2 dias
Acredito que a grande maioria dos brasileiros preferem que o Estado finalmente entrente o crime organizado, mesmo que infelizmente ocorram mortes, do que viver na tal "PAX petista" em que o PCC e o CV tinham "dialogo" com o governo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Lothar
± 2 dias
Brasil. País de leis fracas e bandidos fortes.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
mup
± 2 dias
Assunto recorrente e constatação permanente. De um lado, o Estado melhorando o trabalho na segurança da população. De outro, a bandidagem tentando jogar a população contra a polícia com o auxílio luxuoso da grande mídia, artistas e intelectuais. Simples assim!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
DIMAS NASCIMENTO
± 2 dias
Afirmar que um policia,l num momento de confronto, atira deliberadamente em uma criança é propria de quem protege bandido. Quem protege bandido, bandido é.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Andreas Milla
± 2 dias
Numa análise bem simples:? Aumenta o número de bandidos e diminui o número de pessoas de bem que morrem, ou seja, duplamente positivo... Bandido morto não comete mais crimes nem sobrecarrega o sistema judiciário e o prisional. Além disso, para bandido morto Habeas Corpus do Gilmar Mendes não adianta mais.... Resumindo, a situação está melhorando, estamos no lucro. Infelizmente muitos canais de mídia só mostram quando algum inocente é atingido e eles de cara culpam o policial, mas em nenhum momento questionam se a bala realmente saiu da arma do policial ou do bandido. Nunca vi eles incitarem a população contra o bandido, sempre contra o mocinho (a polícia).
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alexandre
± 2 dias
HC do Gilmar Mendes foi excelente! HAHAHAHA
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Roberto Garcia
± 2 dias
Acho tem razão a tese que mais ações policiais na região mais infestada por bandidos vai ter mais confronto. Isso é lógico, não tem como ser diferente. O que lamentamos é uma fatalidade da morte de um inocente. Acho foi uma fatalidade. Quem atiraria por querer ? Acredito que nenhum policial faria esse absurdo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
RPM
± 2 dias
Com nossas leis brandas no qual os políticos não querem mexer, pois dependem dos votos dos bandidos e seus familiares. Assim bandido morto não comete mais crimes. Por isso que a criminalidade está caindo. Parabéns a Polícia.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
DIMAS NASCIMENTO
± 2 dias
A afirmação de que um policial numa momento de confronto atira deliberadamente numa criança é de quem protege bandido. Quem protege bandido, bandido o é.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Afonso Pasquotto de Lima
± 2 dias
Bandido morto não comete mais crimes.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
FRANCISCO BEDUSCHI
± 2 dias
Somente quem nunca foi assaltado como eu fui e não ficou impotente e humilhado na frente de três adolescentes que te encaravam desafiadoramente, somente que nunca viveu ou presenciou um momento desses, PODE CRITICAR A AÇÃO DOS POLICIAIS. Não preconizo o bandido morto mas sim a bandidagem contida. Sou idoso ( 85 anos) e gostaria de andar novamente livremente.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Zé Costa.
± 2 dias
Gosto do termo , tolerância zero, assim você evita problemas e limita muito o espaço para ação do contraventor,desde o menor deslize. A lei é para todos e assim a sociedade percebe e colabora. Já a justiça, ainda está muito longe para julgar alguém e penaliza-lo de acordo. Na Europa, um brasileiro roubou um caixa eletrônico ,que fica na rua,com mais dois locais , pegaram ,cada um 12 anos de prisão sem direito a nada,e tem que trabalhar na cadeia , por doze anos,e ponto final,sem perdões. Tolerância Zero.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Rogério Amaral Silva
± 2 dias
A questão é que o problema da criminalidade não se resolve apenas com enfrentamento do crime com mais operações policiais. De nada adianta mais operações policiais, se os criminosos presos nas ações policiais, pernoitam no máximo uma madrugada na cadeia. É a impunidade que rege o país e se o bandido não fica preso, obviamente que ele voltará a enfrentar a polícia, mas com um agravante: a impunidade estimulará o aparecimento de mais criminosos; e quanto mais criminosos, mais enfrentamentos que resultará em mais mortes de inocentes. Em resumo, teremos o seguinte quadro: mortes inocentes decorrentes de confrontos em que a polícia está "enxugando de gelo".
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Willian Cardoso de Souza Jesus
± 2 dias
Tb não entendi a quantidade de dislikes q vc recebeu. Só pode ser por não lerem td o comentário ou por analfabetismo funcional. Sua análise está totalmente correta. O sentimento de impunidade aumenta a confiança do criminoso, tira seu medo e estimula q mais crimes sejam comentidos e mais criminosos surjam, diante de uma quase ctz da impunidade. A crianção das audiências de custódia foi um dos maiores retrocessos no Direito Processual Penal. Elas dão maior credibilidade ao bandido do q ao policial. São medidas absurdas assim q atrapalham o combate e a redução da criminalidade. Por um Brasil com mais Bolsonaro e Witzel e menos Lula e Marcelo Freixo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marko
± 2 dias
Por isso a letalidade tem que continuar aumentando, para não dar margem à impunidade. E tem que fazer mais incursões sim.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Leonardo David
± 2 dias
A quantidade de deslikes que você recebeu é a prova de que as pessoas tem preguiça de ler qualquer coisa com mais de três linhas. Concordo contigo!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Rogério Amaral Silva
± 2 dias
Assim, se for para não manter preso, é melhor que a polícia fique nos quartéis, assim não morrerão inocentes (ainda que vítimas de tiros de criminosos).
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Francisco
± 2 dias
Claro que existe!! Se a policía enfrenta a bandidagem mais bandidos morrerão e a criminalidade reduzirá!! Equação simples!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
CARLOS JM
± 2 dias
A relação é a seguinte : se matarmos todos os bandidos não haverá mais crimes. E o esquerdista que ficar com dó, leva pra casa e cuida.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Zyss
± 2 dias
É uma equação lógica, mas vai explicar lógica pra esquerdista...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Maquiavel
± 2 dias
Bandido bom é bandido morto e ponto final.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso