• Carregando...
Aprovação do governo Bolsonaro segundo pesquisa Data Poder
O presidente Jair Bolsonaro: aprovação em alta.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Pesquisa divulgada na noite de quarta-feira (30) pelo Data Poder mostra que a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro atingiu de 52% dos brasileiros – acima dos 49% registrados no último levantamento do mesmo instituto, de 16 de setembro. O indicador de desaprovação, por sua vez, segue trajetória contrária: oscilou de 44% para 42%, dentro da margem de erro, de dois pontos porcentuais. Não souberam responder 6%.

A trajetória positiva da aprovação é puxada, sobretudo, pelos brasileiros desempregados ou sem renda fixa, o que sugere a consolidação do auxílio emergencial como fator de alta na popularidade.

A aprovação de Bolsonaro dentro do grupo de pessoas sem renda fixa chega a 61%. É a maior taxa captada pelo Data Poder desde agosto. Na comparação com o último levantamento, representa um aumento de 10 pontos percentuais. “É nesse estrato que se concentram os beneficiários do auxílio emergencial”, informa o Poder 360, portal de notícia ao qual o Data Poder é vinculado.

A pesquisa também mostra que o governo consolida uma boa imagem dentre os nordestinos. A aprovação de Bolsonaro no Nordeste chegou a 55%. É também a maior taxa desde agosto. Os brasileiros da região receberam 34,7% do volume total de recursos do auxílio emergencial, segundo dados do Ministério da Cidadania.

A aprovação do governo Bolsonaro também se mantém em alta em outros segmentos sociais. O presidente é aprovado por 52% do grupo de brasileiros que recebem 10 salários mínimos ou mais – ou seja, acima de R$ 10,4 mil mensais. A taxa é a maior desde agosto, sendo 15 pontos percentuais superior em comparação à última pesquisa do Data Poder

A pesquisa do Data Poder também mediu quantos brasileiros consideram o trabalho do governo ótimo/bom (38%), regular (27%) e ruim/péssimo (30%).

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 28 e 30 de setembro, com 2.500 brasileiros de 423 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro informada pelo Data Poder é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]