i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fórum Econômico Mundial

Qual foi a imagem do Brasil em Davos para os estrangeiros

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 24/01/2020 21:02
O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi o principal representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial de 2020, em Davos, na Suíça.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi o principal representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial de 2020, em Davos, na Suíça.| Foto: World Economic Forum/Ciaran McCrickard

O Fórum Econômico Mundial é uma das principais vitrines globais para a atração de investimentos internacionais. Por isso, a repercussão das falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a reunião anual da organização, que ocorreu em Davos entre os dias 21 e 24, pode ser decisiva para o futuro do Brasil.

Em 2020, a participação do Brasil no Fórum Econômico recebeu cobertura discreta da mídia estrangeira. Diferentemente do ano passado, quando o presidente Jair Bolsonaro foi ao evento como uma das atrações principais, e o Brasil recebeu ampla cobertura jornalística do exterior, Guedes ganhou pouca repercussão internacional. Mas não foi totalmente ignorado.

A declaração que mais recebeu atenção de fora foi a da projeção para o PIB brasileiro – o que é natural, tendo em vista a importância desse prognóstico para as decisões de investidores. Já a afirmação de Guedes de que o “pior inimigo do meio ambiente é a pobreza” foi praticamente ignorada pela imprensa de outros países, ao contrário do que ocorreu no Brasil.

Projeção do PIB é vista com desconfiança

Na terça-feira (21), o ministro Guedes fez uma projeção de crescimento de 2,5% para o PIB brasileiro em 2020 durante o painel “Perspectiva Estratégica: América Latina”. Uma semana antes, o governo tinha falado em 2,4%. A notícia foi publicada pela agência Reuters e reproduzida por diversos meios estrangeiros.

O jornalista britânico Jamie McGeever, da Reuters, tratou com ceticismo a fala e disse que os investidores estrangeiros têm superestimado o Brasil nos últimos anos.

“O crescimento do PIB do Brasil 2020 deve atingir 2,5%, diz o ministro da Economia, Guedes, em Davos. Ousado, acima do consenso de 2,1% e da previsão oficial do governo de 2,4%. Mas acho que já vimos isso antes – há um ano, o consenso do mercado para 2019 era 2,6%, mas é provável que mal chegue a 1%”, comentou via Twitter.

Comentário sobre pobreza e meio ambiente recebe pouca atenção

Um comentário de Guedes no primeiro dia do Fórum Econômico Mundial ganhou muita atenção da imprensa nacional, mas foi pouco repercutido globalmente. “O pior inimigo do meio ambiente é a pobreza. As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer”, disse o ministro.

Nenhum grande jornal estrangeiro reproduziu a fala. O repórter britânico Dom Phillips, que atua no Brasil como correspondente e escreve para o jornal The Guardian, ironizou a declaração pelo Twitter.

“O ministro brasileiro da Economia, Paulo Guedes, falou a Davos que o ‘pior inimigo do ambiente é a pobreza’. No ano passado, ele falou a repórteres, inclusive a mim, que ele não estava convencido sobre a ciência da mudança climática. Acho que ele esqueceu de mencionar isso”, afirmou.

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, também criticou a fala de Guedes em um dos painéis do evento. “Hoje é amplamente entendido que o solo na Amazônia é pobre. Dizer às pessoas no Brasil que elas vão chegar à Amazônia, cortar tudo e começar a plantar, e que terão colheitas por muitos anos, isso é dar falsa esperança a elas”, disse ele.

Guedes ironizou o comentário do americano: “O Al Gore deve ter muita noção disso, porque foi no país dele que houve uma redução importante de algumas etnias, muita coisa complicada”. A troca de farpas Guedes e Al Gore não recebeu atenção da mídia estrangeira.

Fala sobre corrupção chama atenção

Durante o painel “Strategic Outlook: Latin America”, o ministro exaltou a aprovação da lei de liberdade econômica pelo governo Bolsonaro, afirmando que a menor intervenção do governo sobre recursos públicos diminui o risco de corrupção.

Nessa fala, o ministro fez uma comparação do Brasil com os Estados Unidos que foi reproduzida por dois grande meios norte-americanos: os sites do jornal The Washington Post e da emissora de televisão CNBC. Segundo Guedes, “nos Estados Unidos, tudo é permitido até ser proibido; no Brasil, tudo é proibido até ser permitido”.

Autor da reportagem do Washington Post que citou Guedes, o jornalista Ishaan Tharoor fez o seguinte comentário via Twitter: “Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil, lamenta os gastos públicos ‘não controlados’ por sucessivos governos civis, em oposição à restrição relativa dos conselhos militares anteriores”, disse ele, usando um emoji de monóculo ao fim da mensagem, provavelmente para indicar desconfiança com a fala do ministro.

Tharoor também criticou uma metáfora usada por Guedes para explicar a situação da economia brasileira. O ministro comparou o Brasil a uma baleia ferida por diversos arpões, que o atual governo tenta salvar. “Metáfora forçada”, disse o jornalista.

“Para um país lutando por recuperação econômica, um pouco de decoro ajudaria”, diz Bloomberg

Mac Margolis, da agência norte-americana Bloomberg, fez um texto analítico sobre a participação de Guedes em Davos que fala mais sobre a situação social do Brasil do que propriamente sobre a economia do país.

Margolis comenta o envolvimento de evangélicos no governo Bolsonaro e cita até a polêmica do Porta dos Fundos, afirmando que a tolerância e a harmonia de que os brasileiros se gabavam deixou de existir no país, e que a situação de instabilidade social do Brasil deve ser levada em consideração pelos participantes do fórum de Davos.

“Ainda não está claro até que ponto essa nova incivilidade prejudicará a posição internacional do Brasil. Talvez esfrie a recepção que Guedes receberá nos salões politicamente corretos do centro de conferências de Davos. Mas, para um país lutando por recuperação econômica, com um fosso crescente entre ricos e pobres e com profundas fissuras sociais, um pouco de decoro ecumênico ajudaria a impulsionar a democracia, assim como um bom e velho apreço pelos limites entre igreja e estado”, diz o texto.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    joao cesar reinert

    ± 3 dias

    Bom mesmo era nos tempos do Guido Mantega , Palloci , Dilma , Lula . Essa imprensa esquerdista detesta a verdade , a honestidade e o trabalho .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isabelle Marques

    ± 3 dias

    Então nós estamos vivendo na incivilidade? E plantando na Amazônia? Kkkkkkkkkkkkkkk risível, se não fosse lastimável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 3 dias

    A imprensa de um modo geral está contaminada por jornalistas contaminados. Não importa, hoje essas opiniões são irrelevantes, a vida real informada pelas redes sociais é que vale. O Brasil é um gigante e começa a sair do atoleiro. Todas essas desinformações da mídia e imprensa mostram como esse setor está a soldo, do dinheiro e do progressismo jurássico.,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 3 dias

    A relevância das análises dessa "main stream" internacional é ZERO!!! Trata-se uma mídia TOTALMENTE ENVIESADA pelas ideias nefastas do progressismo. Portanto, não surpreende em nada esse uníssono de críticas e ironias ao nosso Ministro da Economia (grande Ministro, por sinal).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piarini

    ± 3 dias

    Se a nata esquerdista da midia internacional esta incomodada com o Brasil, é que estamos no caminho certo, rumo a melhoria nacional. A esquerda começa ruir nao apenas no Brasil mas tambem no mundo, e aqueles priviligiados dela começam a se coçar! Esquerda, Adeus!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 3 dias

    Ainda bem que a análise mundial não é a mesma desse jornalista!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 3 dias

    Uma das piores matérias da gazeta do povo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    dalby karke

    ± 3 dias

    Leonardo Desideri, que fraco esse teu artigo! Indigno de estar na Gazeta que tem se proposto a ser um veículo com direcionamento diferente da imprensa mainstream esquerdista. Indigno também de ser o representante esquerdista necessário ao completo entendimento de qualquer questão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 3 dias

    Nem entro no mérito das falas do ministro. Causa estranheza que pessoas que jamais puseram os pés aqui no país ou tenham suficiente convívio com nossa realidade e história, se outorguem o direito de opinar em editoriais como se fossem autoridades brasilianistas. Cretinos de plantão estrangeiros reverberados pelas hienas nacionais. Melhora na economia e mais empregos sendo gerados. O resto é bla bla blá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adhemar Ricardo Harada Ferreira

    ± 3 dias

    Jornalismo por corporativismo e também pelo seu viés ideológico tendem a supervalorizar os problemas e desvalorizar as soluções de governos conservadores em qualquer lugar do Mundo, sempre foi assim. A mesma coisa acontece com os políticos. Qual a importância disso? Nenhuma. Ao Governo cabe continuar as reformas econômicas e estruturais para fazer o país voltar à rota da prosperidade e entrar em velocidade de cruzeiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Icaro da Rocha Pinto

    ± 3 dias

    Achei a matéria tola pois passam a credibilidade aos jornalistas/comentaristas/pitaqueiros de plantão. Esta turma ai, de pitaqueiros, gostam de tendências socialistas e esquerdistas. Podem excluir esta matéria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sidnei

    ± 3 dias

    Vcs são cretinos, caramba não é possível. Turma do pior melhor, como ouvir as ambas visões e partes de uma política, quando se deparamos com essa matéria aqui. Não gosto desse discurso do Bolsonaro, de perseguição da mídia, mais ta ****. Difícil em gazeta, só esse clube de vantagens não ta valendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 3 dias

    Esta fraca reportagem parece ter mais o objetivo de criticar o governo do que noticiar o que ocorreu em Davos. Guedes está correto, Gore é um socialista que muitos definem como um "capitalista arrependido". Difícil de aceitar suas idéias. E falou bobagem quando insinuou plantio na Amazônia brasileira. Sinal que apenas teme o agro-negócio brasileiro. Mas que não conhece a realidade. Aliás, o Brasil está se libertando das garras do socialismo inútil. E se tornando uma economia liberal. Mesmo que parte do congresso e um STF ideológico tentam barrar isto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Fernando Vianna da Silva

    ± 3 dias

    Que matéria ridícula. Ideológica e contra o Brasil! Lamentável publicarem isso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 3 dias

    Luiz Bráulio. De onde você tirou essa que anunciaram novos investimentos no país. Pelo contrário, só estamos levando porrada pela péssima atuação na área ambiental

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO CESAR RODRIGUES ALMENDRA

    ± 3 dias

    Reprodução dos mais anticlericais e progressistas meios de comunicação. Obrigado por entristecer o nosso dia com proselitismo esquerdista

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Medeiros Duarte

    ± 3 dias

    Lamentável, como a imprensa se vende declaradamente prejudicando o Brasil. =O que aconteceu de bom em Davos, não é divulgado, ficam desesperadamente procurando no mundo todo jornalista militantes que fizeram artigos falando mal. decepcionante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Braulio de Vilhena

    ± 3 dias

    Cobertura fraca do Evento. A apresentação do Brasil, por Guedes, foi só a melhor do evento, como bem demonstrou a repercussão que teve, aliás com novos investidores já interessados! Al Gore, além de deficiente de intelecto, é socialista, e trabalha em prol da agenda da onu; fato que, em nenhum momento foi sequer considerado na reportagem. Quem conhece a fundo a amazônia é o brasileiro tradicional que lá vive e os antigos componentes da Embrapa, antes dela ser destruída pelo pt et caterva. Aliás, como bem lembrou o atual Ministro do Meio Ambiente que, juntamente com a da Agricultura, vem fazendo uma excelente trabalho para a região. Fora a Força da Amazônia, hoje instituída.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 3 dias

    Matéria fraca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IRAN GETULIO ZANINI LONGHI

    ± 3 dias

    Al Gore se incomoda com a expansão da fronteira agrícola brasileira porque receia a competitividade no setor agro. No fundo, no fundo o que quer mesmo é internacionalizar a região amazônica. Por isso vende a idéia de que o solo é pobre. O negócio dele é o sub solo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BassJ

    ± 3 dias

    Brasil, país do complexo de vira lata e dos mimimis. O pior que isso vem de pessoas (não quero generalizar) que vestem verde-amarelo na copa do mundo torcendo pela seleção brasileira, mas que não torcem por um pais melhor. Ocupam tempo demais assistindo cultura inútil e inflamando discussões nas redes sociais, se achando o sabichão de todos os assuntos, sem respeitar a opinião dos outros. Perdemos o bom-senso, infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heros Davi Museal

    ± 3 dias

    Estou de acordo com o senhor Alvaro e Denisson. Como brasileiro que esta na europa ha 30 anos, vejo a imprensa brasileira bastante drastica com relacao ao governo e por isso assinei a Gazeta do Povo. Agora ate aqui se faz analise totalmente negativa. Nao li neste artigo nenhum ponto positivo do que disse Guedes, ser relevado. O artigo diz que praticamente tudo o que o Guedes falou foi criticado por jornalistas de outros paises. E uma pena que ate na GP tenhamos artigos tao pobres intelectualmente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      marcus brabo

      ± 3 dias

      Realmente vou começar a rever minha assinatura. Foi assim que deixei de assinar a veja

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 3 dias

    A imprensa seleciona e deturpa assuntos irrelevantes, com o único objetivo de criar polêmicas que não auxiliam em nada o andamento das questões centrais da economia brasileira. Jogam cascas de banana para que o governo escorregue e isto não é bom para ninguém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 3 dias

    O nobre jornalista deve ainda muito imberbe, pois deveria ter sido ingenuo em reproduzir comentários que dificilmente poderiam ser classificados como insentos. Há alguns, a imprensa mundial enaltecia o Mexico como modelo de desenvolvimento e prosperidade. Caso tenha se dado ao travalho de analisar o aumento da renda per capita do Brasil e México que ambas estão identicas. O senhor estaria sugerindo, também, que estamos vivendo um retocesso civilizatório? E os parametros econômicos seriam facilmente retroagidos depois de uma recessão maior de que a 1929? Por favor, transcrever comentários e não analisá-los friamente é deprimente?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]