i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Chefe da força-tarefa

Está mais difícil combater a corrupção, diz Deltan após seis anos de Lava Jato

  • 10/03/2020 19:11
Procurador Deltan Dallagnol citou alguns reveses sofridos pela Lava Jato no ano passado.
Procurador Deltan Dallagnol citou alguns reveses sofridos pela Lava Jato no ano passado.| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

A operação Lava Jato completa seis anos na próxima terça-feira (17) e, apesar das vitórias e avanços obtidos nesse período, hoje está mais difícil combater a corrupção, segundo o procurador Deltan Dallagnol, coordenador chefe da força-tarefa no Ministério Público Federal (MPF) do Paraná. “Antes, nós éramos um carro acelerado com ampla possibilidade de movimentação. Hoje, somos um trem carregando uma série de vagões, com um grande passivo, ladeira acima, que cada vez vai ficando mais empinada”, afirmou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10).

Dallagnol cita, como exemplo, reveses sofridos pela Lava Jato no último ano que criaram empecilhos para investigações e aumentaram a sensação de impunidade. Como a decisão de remeter casos de caixa 2 para a Justiça Eleitoral, a ordem das alegações finais em processos com réus delatores; e a mudança no entendimento da prisão após condenação em segunda instância. "Quando analisamos o cenário macro do combate à corrupção, nós vemos, sim, uma série de retrocessos no último ano", disse.

O procurador ressalta que por muito tempo as pessoas tiveram a expectativa de que a lei pode dobrar a corrupção política e, no final das contas, muitas vezes o que acontece é o contrário. “O fato é que o poder político tem a lei na mão e pode dobrá-la, mas isso não significa que o país não vá sair da corrupção”, afirmou ele, mantendo o otimismo.

Dallagnol disse que é o trabalho abnegado e o esforço entre as instituições que continuam a movimentar a operação, que está longe do seu fim. O superintendente da Polícia Federal do Paraná, Luciano Flores, garante que “não serão só seis anos” de operação. O delegado considera a Lava Jato a "maior investigação da história da humanidade e está longe de acabar, temos muita história pela frente”.

Os obstáculos da Lava Jato

“Depois de seis anos, o combate à corrupção está mais difícil que no início da Lava Jato”, reconheceu Dallagnol. Ele pontua que decisões recentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) alimentam essa sensação.

Para o coordenador da operação, as duas instituições estão falhando na assistência ao combate à corrupção. Ele citou as mudanças ocorridas no último ano que dificultaram, segundo ele, o "exercício pleno"  do trabalho do MPF. Em março de 2019, o Supremo decidiu que investigações de propinas que envolvem campanhas eleitorais devem ser remetidas para a Justiça Eleitoral. “Não teve resultados significativos até hoje no combate ao crime, como ressaltou o ministro [Luis Roberto] Barroso naquele mesmo julgamento”, disse Deltan.

Além disso, ele cita que a decisão gerou a anulação do caso Pasadena e pode gerar a anulação de outros casos, “porque o padrão de casos de corrupção é que parte da propina vá para o bolso dos envolvidos e outra parte vá para campanhas eleitorais”.

O MPF não concorda com a anulação que aconteceu no caso de Pasadena e recorreu por entender que não está comprovada a destinação dos recursos para campanhas eleitorais. “Essa decisão do Supremo, para dizer o mínimo, gera uma grande insegurança jurídica em relação aos caso que tramitam em Curitiba  e inclusive em casos já julgados”. Para o procurador, a aplicação da nova regra retroativamente é o maior “perigo” da decisão.

Ele cita a mudança de parâmetros para comunicações do Coaf, feita em julho de 2019 e revista em dezembro último. “[A decisão] prejudicou, pelo menos nesse tempo e suspendeu a possibilidade de investigações relacionadas”, diz Deltan. Além disso, vê a aprovação da lei de abuso de autoridade, como uma forma de “dificultar  a atuação de autoridades públicas contra políticos poderosos”.

No âmbito do Supremo, outras duas derrotas para a Lava Jato foram a decisão que réus delatados devem ter o direito de se manifestar depois de réus delatores. “O Supremo fez uma interpretação do princípio de autodefesa e concretizou nesta regra, é uma atividade legítima do Supremo, o problema é que ele aplicou essa regra para trás, o que já gerou a anulação de três casos, sendo dois criminais e um cível”, ressaltou o procurador. E, em novembro, a mudança de entendimento que proibiu a prisão após a segunda instância, é vista pelo MPF como uma forma de dificultar a punição de réus de colarinho branco devem, aumentando a chance de prescrição e impunidade.

A desidratação do pacote anticrime pelos parlamentares, que aprovaram o projeto em dezembro, causou “mudanças que suprimiram regras contra a corrupção e que injetaram regras que tornam prisões preventivas mais difíceis e colaborações premiadas”, disse Dallagnol.

A força-tarefa entende que a sociedade espera do STF punições de forma célere de figuras políticas que cometeram crimes, mas no entanto apenas um caso da Lava Jato gerou condenação. Os procuradores esperam que esses casos sejam priorizados. Já o Congresso, segundo eles, é responsável por passar leis contra a corrupção mais efetivas, como as medidas contra a corrupção, mas as regras não são aprovadas.

“Mesmo quando a gente analisa no macro, o maior foco, na nossa leitura, é no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal. São quem mais podem impactar a corrupção no nosso país no médio e longo prazo. Porque as mudanças das condições que favorecem a integridade e desfavorecem a integridade e mudanças de leis e o sistema político e a aplicação dessa leis”, afirmou o coordenador da Lava Jato.

Moro juiz ou Moro ministro?

O MPF diz não considerar justo comparar a ação da 13.ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, agora sob o comando do juiz Luiz Antonio Bonat, com as ações do ex-juiz Sergio Moro ou mesmo com a juíza substituta Gabriela Hardt. “Leva vários meses para se inteirar dos casos, tivemos um grande número de audiências na Justiça Federal, cerca de 42 réus foram ouvidos”, o que segundo Deltan tomou tempo de Bonat. No entanto, ele aponta que houve um grande número de decisões judiciais.

Para o delegado Luciano Flores, Moro como ministro da Justiça ajuda na tentativa de aprovação de reformas. "O Ministério da Justiça tem feito concretamente o combate à corrupção em nível nacional e também combate a facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios”, disse o superintendente da PF.

Balanço da Lava Jato em números

Em seis anos de operação foram 70 fases, 1.343 buscas e apreensões, 500 pessoas acusadas, 52 sentenças e 253 condenações (165 pessoas). As condenações somam 2.286 anos e 7 meses de pena. Nesses seis anos, mais de R$ 4 bilhões foram devolvidos, por meio de 185 acordos de colaboração e 14 acordos de leniência. Com os acordos de leniência ficou determinada a devolução de R$ 14,3 bilhões. Além disso, 2019 foi o terceiro ano com maior número de fases e primeiro em denúncias, com 29. "Fruto de um grande trabalho inter e intra institucional", diz Deltan Dallagnol.

O balanço dos seis anos da Lava Jato foi realizado na sede do MPF-PR, em Curitiba. Estiveram presentes, além de Dallagnol e Luciano Flores; Júlio Carlos Motta Noronha, procurador; Maria Olinda Facchini, subprocuradora-geral da República e coordenadora da 5º CCR do MPF; Edson Suzuki, fiscal da Receita Federal, e Ricardo Ishida, coordenador regional de combate ao crime organizado da Polícia Federal.

40 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 40 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    RAFAEL CARLOS CASANOVA NETO

    ± 0 minutos

    Deltan, não é o combate à corrupção que tem problemas. Acorda, cara! É o sistema judiciário deste país que é ruim. E o MP tem sua grande parcela de culpa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      André R.

      ± 39 minutos

      SE OS DOUTOS DOUTORES TOLERAM LEIS CALHORDAS, E CAUSÍDICOS DE DUVIDOSA INTENÇÃO, A QUEM APELAR ? Estamos à pé ! Sistemas incapazes de se auto-regularem não geram boa qualidade. Parece que nosso arremedo de "democracia" é o caso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        LAERTE EMILIO

        ± 7 horas

        governo perdulário, age dentro das regras, com uso de aviões oficiais , diárias fartas dentro do país , custeadas em dólares quando são efetuadas para o exterior, num quadro a presença maciça de pesquisadores e de especialistas em congressos, seminários... com recintos cheios na abertura e com alguns gatos pingados no transcorrer dos acontecimentos, ...o sightseeing com as diárias

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Alexandre Paranaense

          ± 9 horas

          O fato é que depois da denuncia de rachadinha do filho, mudança no COAF e o acordão com o Parlamento, arrefeceu o combate à corrupção.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Emerson

            ± 9 horas

            Combater algo que está intrínseco em nossa sociedade desde o início do Brasil a mais de 500 anos é algo que beira o impossível. Não é este ou aquele expoente da justiça esturricada que irá ter êxito.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              bilu dandão

              ± 9 horas

              Moro foi uma decepção, mas já esperava pois aceitou ser ministro dos milicianos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Aryane Lúcia da silva

                ± 9 horas

                Em que pese existência de fragilidades no poder executivo, se observa de forma bastante clara a inoperância do congresso nacional do STF e de outras instâncias inferiores, não tão interessadas no combate a corrupção. Em 2018 começou uma renovação política no Brasil. Entretanto, essa mudança abarcou de forma significativa apenas o poder executivo, que atualmente enfrenta sérias dificuldades de governar de forma democrática, face aos entraves colocados pelo congresso e STF. Agora, em 2020, nas eleições municipais, e nas próximas que teremos se faz importante ter uma renovação tanto no poder executivo como legislativo, tanto no âmbito federal, estadual e municipal. Ainda há muito a ser feito!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Elias Quadros

                  ± 10 horas

                  Os governos do PT deram plena liberdade à PF ao MP e ao judiciário. Preferiram com investigações seletivas (soam perseguições) atacá-lo. Agora sofrem com o velho aparelhamento que induziram as pessoas a escolher.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

                    ± 10 horas

                    O pior não foi os marginais eleitos engessaram o STF e o alto escalão do judiciário , foi ter dividido uma nação entre os que defendem e continuam a eleger a escória e os que lutam para acabar com ela , povo dividido é povo conquistado, se não fosse essa divisão jamais o STF e congresso teria acabado com os avanços que tivemos no combate ao maiores bandidos deste país e até do planeta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Indignado

                      ± 11 horas

                      A QUEM POSSA INTERESSAR: A “Nota da OCDE responsabiliza o Congresso e o STF pelo retrocesso no combate à corrupção". Acesse o link e leiam: https://www.gazetadopovo.com.br/instituto-politeia/nota-da-ocde-congresso-stf-corrupcao/ . A nota INDICA, que a inoperância do Congresso Nacional, quer por omissão e/ou por interesses escusos, permitiu que no dia 07.11.2019, fosse institucionalizado pelo STF, "O DIA NACIONAL DA IMPUNIDADE". A decisão por 6x5, voto de “MINERVA” do Exmo. Dias Toffoli, "CONTRA A PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA", fez com que criminosos corruptos condenados ficassem fora da prisão, É o reflexo da má qualidade das instituições. "NA HORA DO VOTO A DECISÃO É NOSSA" MUDA BRASIL !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        AMAURI

                        ± 12 horas

                        Bozo parece não se importar muito com Lava Jato.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        4 Respostas
                        • A

                          AMAURI

                          ± 9 horas

                          RODRIGO : A mãe vai bem, PAU NO . . . ?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • B

                          bilu dandão

                          ± 9 horas

                          Exato, por isso anulo meu voto desde 18 anos, posso dizer que nenhum canalha se elegeu com o meu voto.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • R

                          RODRIGO

                          ± 9 horas

                          Amarildaaaa vc voltou!!! Que bom, como um bom baba ovo de politico ladrao, e adorador de bandido de estimação, fico feliz com seu retorno, para que possamos rir da sua hipocrisia!!! Um abs!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • A

                          A.C.T.

                          ± 11 horas

                          Não né? Pôs o Moro pra quê?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JP

                        ± 12 horas

                        O atual governo tem tanta vontade e desejo de combater a corrupção quanto o antigo. Só não enxerga quem cultiva a cegueira. A Famiglia sempre seguiu a cartilha da roubalheira do baixo-clero e agora quer aproveitar a oportunidade para subir de patamar. Querem alcançar e até superar o nível de pilhagem do PT. Não estão brincando....

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • A

                          A.C.T.

                          ± 11 horas

                          Espera mais um pouco uai, ele pôs o Moro lá pra isso também, só que os primeiros a ser combatido são os de colarinho sujo, para podermos pelo menos respirar e sentir um pouco de liberdade, depois vão com tudo pra cima dos colarinho branco..isso se o STF deixar...tem tudo isso ainda...!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        fernando cesar silva veiga

                        ± 12 horas

                        Limpeza do STF deixando a LAVA A JATO trabalhar e assim prender os POLITICOS CORRUTPTOS . LIMPEZA DO STF ... ÚNICA MANEIRA !!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          STF

                          ± 14 horas

                          Infelizmente o governo Bolsonaro acabou com a Lava Jato.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • R

                            RODRIGO

                            ± 9 horas

                            STF: Pacto co Toffoli? Acabou com COAF? TENTA ACABAR COM MORO POR TRAS???? *** cara que mundo vc vive. Vai estudar, desse dai de narnia!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • S

                            STF

                            ± 10 horas

                            Sou anti PT, votei no Bolsonaro, mas o interesse dele na Lava Jato é zero!! Fez pacto com Toffoli para salvar filho, acabou com COAF, tenta acabar com Moro por trás...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            A.C.T.

                            ± 11 horas

                            Piada do dia! Parabéns!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          ABFeitoza

                          ± 14 horas

                          Apoio total à LJ. Fux virá logo. Rodrigo irá.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            APJr

                            ± 20 horas

                            Primeiro: Que O MECANISMO existe, já de algum tempo todo mundo sabe. Desde que foi denunciado, percebe-lo operando era coisa fácil; mais difícil, no entanto, era entender claramente quem eram os seus mentores e como ele se movimentava. Este ano de 2.019, porém, desvendou claramente esse mistério, escancarando a sua estrutura e a forma como age.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              APJr

                              ± 20 horas

                              Segundo: Nele, juntos, congresso e STF derrubaram a prisão em segunda instância, impediram a sua aprovação, libertaram criminosos, sabotaram a PEC anticrime do governo e as 10 medidas contra a corrupção, aprovaram a lei do abuso de autoridade, encaminharam inquéritos para instâncias mais amenas, anularam processos em que bandidos haviam sido condenados, alteraram a legislação, sabotaram o executivo, impediram atos de governo favoráveis ao país, aprovaram o orçamento impositivo e, de forma dissimulada, impuseram-nos oficialmente o pixuléco. SINCERAMENTE, NÃO DÁ MAIS ! POR ISSO, DIA 15 AGORA, É O DIA EM QUE OS BRASILEIROS VÃO ÀS RUAS LUTAR PELO BRASIL !!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • V

                                VERA LUCIA SANCHES LIMA

                                ± 21 horas

                                Infelizmente há várias tentativas de atrasar, acabar com os avanços que a operação Lava Jato alcançou. Será a força dos que continuam a cometer ilicitudes maior que a Justiça?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Buffo Filho

                                  ± 21 horas

                                  Gente do céu! Me lembrei de outra coisa grave, o ataque terrorista que aquele pessoal que faz videos pro You Tube - eu , pra falar verdade, acho eles meio radicais assim no humor, mas acho que eles têm direito de se manifestar . O Moro não abriu a boca! Terrorismo, pra mim, é tão ou mais grave do que corrupção, porque geralmente é covarde e sem defesa. Vocês não acham?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    José Buffo Filho

                                    ± 21 horas

                                    Outra decepção minha, não sei se é verdade, afinal tem muitas fake news, o Moro agora está mais preocupado com o caso Ronaldinho Gaúcho, lá no Paraguai, parece até que ele já encaminhou alguns papéis para lá, do que aqui no Brasil, com os nossos problemas. Está certo que o Ronaldinho é gente boa, é até embaixador do turismo do Brasil, talvez mereça mesmo um apoio do nosso ministro da justiça.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      José Buffo Filho

                                      ± 21 horas

                                      É que agora ficou mais difícil. O Moro entrou para a política, e boa parte da corrupção hoje está lá na família que comanda o Brasil, os chefes do Moro. Tem os laranjas de Minas, cujo Ministro do Turismo está envolvido até o pescoço. Tem o caso do Flávio e as rachadinhas. Tem o caso da corrupção denunciada agora no ministério da educação. TEm o caso dos milicianos. E assim vai. E o Moro, em silêncio. Uma decepção. Eu acreditava mais nele. Uma tristeza.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Rubens Marques Farias

                                        ± 11 horas

                                        Buffo o nome é compatível, você e quem está espalhando fake news.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                      ± 22 horas

                                      Pura verdade ! Existe uma lei para prender e três para soltar . Este congresso e stf são corruptos . Continuam fazendo o diabo para que o Brasil continue no fundo do poço e destruir o presidente Bolsonaro que vem tentado jogar o país de volta ao crescimento. Os comunistas destruíram o nosso país.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo José da Costa

                                        ± 22 horas

                                        VOCÊ NÃO ESPERAVA UMA REAÇÃO DA BANDIDAGEM ? A LUTA CONTINUA !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CSG

                                          ± 22 horas

                                          Texto insitando o povo da direita contra o Congresso e o STF. Ja pensaram o Bolsonaro ditador , a Venezuela seria aqui.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • A

                                            A.C.T.

                                            ± 11 horas

                                            Você acha que precisa de texto para mexer com o povo? Vai sonhando, Bolsonaro seria ditador sim, com os bandidos!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Jorge Okamoto

                                          ± 22 horas

                                          Os Malvadões continuam no congresso. Se, se o bons cidadãos quiserem, só poderão retirá-los em 2022.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • A

                                            Adriano

                                            ± 22 horas

                                            Isso de que o povo tem poder para tirar esses políticos é ilusório. Porque os partidos dominam as eleições e decidem quem serão os candidatos, só permitindo que se candidatem aqueles que colaboram com o sistema.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • H

                                          Herman Bruhns

                                          ± 23 horas

                                          Agradeçam ao STF passarmos mais este vexame. Fizeram de tudo para acabar com a Lava Jato e soltar os bandidos. Não existe justiça no Brasil. Um país que tem uma justiça para pobre outra para rico, não tem justiça! Judiciário o pior dos 3 poderes!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            Brasileiro

                                            ± 23 horas

                                            O bozo entrou e a lava jato travou...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • R

                                              RoCS

                                              ± 8 horas

                                              Todo mundo já sabe. Falou 'Bozo', queima a rosca.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              RODRIGO

                                              ± 9 horas

                                              E vc chorou de raivinha mordendo a fronha...... AHAHAHAHAHahAHAHhAHhAHA

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.