i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Meio ambiente

Diretor do Inpe reage a afirmações de Bolsonaro sobre desmatamento

  • PorEstadão Conteúdo
  • 20/07/2019 19:11
Ritmo de desmatamento voltou a crescer no Paraná.
Ritmo de desmatamento voltou a crescer no país, segundo dados mais recentes do Inpe: Bolsonaro discorda| Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo

Acusado pelo presidente Jair Bolsonaro de estar agindo "a serviço de alguma ONG", o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Magnus Osório Galvão, disse em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo que ficou escandalizado com as declarações que, para ele, parecem mais "conversa de botequim". Galvão, que dirige o instituto desde setembro de 2016, se manifestou na manhã deste sábado sobre os comentários feitos na sexta por Bolsonaro em café da manhã com a imprensa estrangeira.

Na ocasião, o presidente questionou os dados fornecidos pelo Inpe sobre as taxas de desmatamento da Amazônia e disse que eles são mentirosos. "Com toda essa devastação de que vocês nos acusam de estar fazendo e ter feito no passado, a Amazônia já teria sido extinta, seria um grande deserto", disse Bolsonaro. "A questão do Inpe, eu tenho a convicção de que os dados são mentirosos", afirmou. "Até mandei ver quem é o cara que está à frente do Inpe para vir se explicar aqui em Brasília, explicar esses dados aí que passaram na imprensa", disse. "No nosso sentimento, isso não condiz com a realidade. Até parece que ele está a serviço de alguma ONG, que é muito comum."

As declarações do presidente ocorreram um dia depois de a imprensa destacar que dados do sistema Deter-B, do Inpe, que faz alertas em tempo real de focos de desmatamento para orientar a fiscalização, mostraram que a área perdida de floresta até meados deste mês já é a segunda maior da série histórica, medida desde 2015. Na quinta, os alertas indicavam um desmatamento de 981 quilômetros quadrados neste mês de julho. Nesta sexta, às 19 horas, conforme observado pelo Estado, o número já tinha saltado para 1.209 km2 e atingiu o valor mais alto de perda em um mês desde 2015. É também 102% maior do que o observado em julho do ano passado, que viu uma perda de 596,6 km2. Os alertas dispararam nos últimos meses. Em junho, a perda, de acordo com o Deter, foi de 932,1 km2, contra 488,4 km2 em junho do ano passado. Em maio já tinha sido de 738,4 km2, contra 550 km2 em maio de 2018.

Leia também: As exigências ambientais que o Brasil precisa cumprir no acordo com a União Europeia

Galvão optou por não responder na própria sexta para primeiro "arrefecer o estado de ânimos", mas neste sábado deu sua posição. "Um presidente da República não pode falar em público, principalmente em uma entrevista coletiva para a imprensa, como se estivesse em uma conversa de botequim. Ele fez comentários impróprios e sem nenhum embasamento e fez ataques inaceitáveis não somente a mim, mas a pessoas que trabalham pela ciência desse país", afirmou. "Ele tomou uma atitude pusilânime, covarde, de fazer uma declaração em público talvez esperando que peça demissão, mas eu não vou fazer isso. Eu espero que ele me chame a Brasília para eu explicar o dado e que ele tenha coragem de repetir, olhando frente a frente, nos meus olhos", continuou o engenheiro, que iniciou a carreira no Inpe em 1970, fez doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é livre-docente em Física Experimental na USP desde 1983.

Como o senhor responde às críticas do presidente?

A primeira coisa que eu posso dizer é que o senhor Jair Bolsonaro precisa entender que um presidente da República não pode falar em público, principalmente em uma entrevista coletiva para a imprensa, como se estivesse em uma conversa de botequim. Ele fez comentários impróprios e sem nenhum embasamento e fez ataques inaceitáveis não somente a mim, mas a pessoas que trabalham pela ciência desse país. Ele disse estar convicto de que os dados do Inpe são mentirosos. Mais do que ofensivo a mim, isso foi muito ofensivo à instituição.

Qual é o papel do Inpe hoje no Brasil?

O Inpe permitiu ao Brasil ser o terceiro país do mundo a receber imagens de satélite para monitoramento de desmatamento, do Landsat. Começamos isso em meados da década de 70. Íamos a reuniões internacionais que só tinham Brasil, Canadá e Estados Unidos. O Inpe tem credibilidade internacional inatacável. O presidente Bolsonaro não entende que não somos nós que fornecemos os nossos dados para a imprensa. Os nossos alertas de desmatamento são fornecidos ao Ibama. Isso começou ainda na gestão da ministra Marina Silva (2003-2008), por demanda do próprio Ministério do Meio Ambiente. Os dados são acessados pelo Ibama na nossa página na internet. Estão abertos para todo mundo. Todo mundo pode verificar. São publicados em revistas científicas internacionais. Temos mais de mil citações pelos nossos dados, qualquer um pode testar. Então, chamar de manipulação é uma ofensa inaceitável. Mais do que o ataque que ele me fez, eu me sinto muito chateado pelos colegas do Inpe, que sempre teve pesquisadores de renome internacional, como o professor Carlos Nobre, que em 2016 ganhou o prêmio internacional Volvo pela defesa da Amazônia. Este ano, em junho, o doutor Antonio Divino Moura, coordenador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe, ganhou o equivalente ao prêmio Nobel de meteorologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Não teve uma carta de congratulações nem do presidente, nem do ministro de Ciência e Tecnologia. O presidente não tem noção da respeitabilidade que os dados do Inpe e que os pesquisadores do Inpe têm. É uma ofensa o que ele fez.

"O presidente não tem noção da respeitabilidade que os dados do Inpe e que os pesquisadores do Inpe têm"

E sobre os ataques ao senhor?

Fiquei realmente aborrecido, porque na minha opinião ele fez comigo o mesmo jogo que fez com Joaquim Levy [que pediu demissão do BNDES após também ser criticado em público por Bolsonaro]. Ele tomou uma atitude pusilânime, covarde, de fazer uma declaração em público talvez esperando que eu peça demissão, mas eu não vou fazer isso. Eu espero que ele me chame a Brasília para eu explicar o dado e que ele tenha coragem de repetir, olhando frente a frente, nos meus olhos. Eu sou um senhor de 71 anos, membro da Academia Brasileira de Ciências, não vou aceitar uma ofensa desse tipo. Ele que tenha coragem de, frente a frente, justificar o que ele está fazendo.

Não é a primeira vez que os dados do Inpe são questionados. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já tinha dado declarações assim no começo do ano. Houve um encontro do governo com vocês para entender como o Inpe funciona?

Eles nunca fizeram uma crítica objetiva apresentando dados. Eu entendia que o ministro Ricardo Salles fazia essas críticas por falta de conhecimento. Há três semanas mandei um ofício para o Ministério da Ciência e Tecnologia falando que polêmicas não ajudavam em nada o Brasil, inclusive com relação à repercussão internacional, e propus ao ministro Marcos Pontes abrir um canal de comunicação com o ministro Ricardo Salles, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com o general Augusto Heleno [ministro do Gabinete de Segurança Institucional], para explicar o que fazemos, oferecer ferramentas para entenderem melhor os nossos dados e tentar arrefecer esse clima de disputa que havia. Mandei para o ministro Marcos Pontes, mas acho que ele estava viajando. Porque quero tirar dessa polêmica algo que ele sempre declarou, que a questão [dos dados] do desmatamento da Amazônia é uma questão científica e não política, e ele sempre demonstrou confiança nos dados do Inpe.

"Eu espero que Bolsonaro me chame a Brasília para eu explicar o dado e que ele tenha coragem de repetir, olhando frente a frente, nos meus olhos"

E os alertas do Deter de fato mostram que vem ocorrendo uma alta na perda da floresta?

O Deter é um sistema de alerta. Nós levantamos esses dados para o Ibama agir. E uma vez por ano divulgamos os dados do Prodes; esses, sim, são os dados realmente consolidados do desmatamento do ano. Mas a margem de acerto do Deter é de 95%. Quando o Deter anuncia o crescimento do desmatamento, provavelmente o Prodes vai mostrar que foi isso mesmo que ocorreu. E o desmatamento vem crescendo nos últimos três anos. O sistema do Deter foi solicitado pela então ministra Marina Silva e, com base nele, ela e os demais ministros foram capazes de agir, e o desmatamento teve um decréscimo substancial entre 2004 e 2012.

Mas este mês de julho já tem o valor mais alto desde 2015. Isso surpreende?

O resultado deste mês de julho, sim, nos surpreendeu, mas lembre-se de que o desmatamento da Amazônia é sempre mais intenso na época seca. Agora, naturalmente, o que aconteceu com declarações do presidente Bolsonaro, ainda na campanha e depois que assumiu, passaram uma mensagem de que não vai mais ter punição. Aí as pessoas estão reagindo com base nessa mensagem que ele claramente passou.

O presidente insinuou que o senhor poderia estar a serviço de ONGs. O que o senhor responde sobre isso?

Como sou um cientista, não respondo. Um grande prêmio Nobel em Física uma vez falou que certas respostas não devem ser dadas porque são tão absurdas que não estão na natureza. Não vou responder a ele, e ele que me chame pessoalmente e tenha coragem de me dizer cara a cara isso.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cristiano

    ± 7 horas

    As pessoas que estão a favor a opinião do presidente sobre este artigo, em sua grande maioria nem sabe o que significa INPE, e qual suas atribuições, estão usando o mesmos moldes do presidente, falando assuntos da sua massa encefálica transparente, utilizem livros e a internet para estudar, para que possam ter argumentos construtivos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      ROGERIO ATHAYDE

      ± 7 horas

      Temos um presidente diferente. Precisamos exercitar a unidade na diversidade. O Brasil está passando por uma transição de cultura política social. O diferente faz a diferença. O povo precisa se adaptar. Estamos trilhando novos caminhos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        ADERVAL C FORSTER

        ± 8 horas

        Vai ligando os pontos aí, o cara é da USP (tomada pela esquerdalha), fala muito da carabineira da floresta (Marina Silva, este filhote de lulaláu), e adora divulgar prêmios que a esquerdalha ganhou nos últimos 16 anos ( lulaláu tem 28 títulos de dr. no mundo ). Então só não falou para qual ong ele funciona. Tem que despejar a petralhada das coisas federais se não a mxxxx continuará a desmanchar o país

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          ± 9 horas

          Esse Ricardo é um baita pt*****. Que Deus nos ajude ! Tem que ser demitido, jã !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Daniel Jr Hecke

            ± 9 horas

            Mais um esquerdista que vai ser estirpado do governo. Trabalhando pela esquerda do país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Diz

              ± 9 horas

              Esses desmatamentos estão acima dos 20% a quem tem direito de desmatar de acordo com o Código Florestal brasileiro? São em cima de áreas que já foram desmatadas e virou juquira (capoeira)? Confio mais na INTERPRETAÇÃO DA EMBRAPA SEM VIÉS IDEOLÓGICO, e sem manipulação das ONGS.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JBN

                ± 10 horas

                Boa capitão, essa história de gringo vir aqui falar da Amazônia ficou para trás. Esse sujeito do Inpe deve ser afastado por desrespeitar a autoridade do Presidente e ainda levar régua nos dedos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  WILSON TEIGAO JUNIOR

                  ± 10 horas

                  O Jair é sim um lingua de trapo. Com raiva das formigas as baratas elegeram o inseticida.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Flavio Teixeira

                    ± 10 horas

                    Ajudei essa anta a se eleger, para escapar de mais uma tragédia vermelha. Mas a figura está se superando, em matéria de dizer bobagens, sem qualquer fundamento. Sempre foi um desqualificado, haja vista sua atuação em 28 anos de câmara, onde sua maior glória foi xingar adversários. Não esperava nada de grandioso na sua administração. Mas confesso que não esperava tanta coisa rasteira. E vejo que sua seita é tão radical quanto a vermelha, na defesa do seu chefe. Ou pior...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • C

                      Cidadão Brasileiro

                      ± 9 horas

                      Diz: o Flavio não lhe pareceu radical o suficiente para ter votado no Bolsonaro, é isso? O pior cego é aquele que não quer ver.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Flavio Teixeira

                      ± 9 horas

                      Diz: só confirma o que falei sobre a radical defesa do chefe...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Diz

                      ± 9 horas

                      Mentira que votou no Bolsonaro , você com certeza é um petista envergonhado.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • R

                    ROBERTO CANDIDO

                    ± 11 horas

                    Existem coisas que não tem nada a ver com esquerda, direita, centro seja lá o que for. Ciência está vinculada a comprovação do fato. Dizer que não existe desmatamento, não existe fome, não existe violência no Brasil, entre outras coisas, é de esperar que logo o Presidente diga que " a Terra é Plana", e 15 milhões de brasileiros acreditam,

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      ROBERTO CANDIDO

                      ± 11 horas

                      Existem coisas que não tem nada a ver com esquerda, direita, centro seja lá o que for. Ciência está vinculada a comprovação do fato. Dizer que não existe desmatamento, não existe fome, não existe violência no Brasil, entre outras coisas, é de esperar que logo o Presidente diga que " a Terra é Plana", e 15 milhões de brasileiros acreditam,

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        PAULO C.P.

                        ± 11 horas

                        Temos um câncer na presidência.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • K

                          Klin

                          ± 11 horas

                          O presidente eh bronco e analfabeto em matéria de ciência. Só fala bobagem que prejudica o País.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            JBN

                            ± 9 horas

                            O brasileiro não gosta de presidente que defende seu País, melhor seriam aqueles que falavam lá fora que o Brasil tem 30 milhões de crianças na rua.....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Petronio

                          ± 11 horas

                          Imagens, como se sabe podem ser objeto de interpretação e edição. Queria ver o INPE demonstrar que no período houve significativo aumento (>80%) na venda de tratores, motoserras e veículos para transportar a madeira suprimida.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 12 horas

                            "Quem fala demais dá bom dia a cavalo". Vale para os dois...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LUIZ CARLOS LUGUES

                              ± 12 horas

                              Esse tal de Ricardo Magnus Osório Galvão não aceita ser criticado pela imprensa pelo Presidente da República, mas ele pode criticar pela imprensa o Presidente da República, inclusive no mais baixo nível. Está achando que é o rabo que abana o cachorro e não o contrário. Deve ser um tremendo petista, seguidor do Lula da pior espécie, sem qualquer noção. Esse já está desempregado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • W

                                WILSON TEIGAO JUNIOR

                                ± 10 horas

                                Tongo

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • N

                                Neto

                                ± 12 horas

                                Pode perder o cargo mas não pode ser demitido por isso se for servidor público concursado

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Mário

                              ± 12 horas

                              Os desmatamentos desenfreados nas nossas reservas florestais são cronicas e devem ser impedidas e principalmente ligadas às ONGs fajutas e fraudulentas. O governo está na direção certa. Precisa separar o joio do trigo e punir os verdadeiros bandidos. Para o desenvolvimento do país existem necessidades urgentes de cortar determinadas áreas de desmatamento para o desenvolvimentos do país.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Celito Medeiros

                                ± 17 horas

                                Galvão pode até ter um bom currículo, mas não na área de Topografia ou Fotointerpretação, não deve desprezar outros com melhor currículo que ele nesta área específica. Se Bolsonaro foi indelicado, Galvão foi muito pior. Não vai se demitir, poderá ser demitido. O INPE divulgou erros sim. A área desmatada é grande, foi enorme nos governos anteriores que o mantiveram em seu cargo. Que existe uma apelação nas ONGs isto é notório em ‘ambientalistas de gabinete’. Bolsonaro também tem bons assessores nesta área, não fala apenas por si. É também um jogo com o Ministro do Meio Ambiente, nesta quebra de braços, alguém irá se quebrar!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Neanderthal

                                  ± 19 horas

                                  Exonera e manda ele ir trabalhar com os alemães que sabem tudo

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Neto

                                    ± 19 horas

                                    Quem nomeia o diretor do INPE? O presidente errou mas um subordinado falar desse jeito também não vc é vc aceitável. Exoneração já.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Anderson

                                      ± 19 horas

                                      Mais uma declaração vergonhosa do presidente, que agora ignora dados técnicos. Não há como defender atitudes como essa, a não ser que você seja um fanático bitolado. E, por favor, nao me venham com o argumento do PT. Estamos discutindo o atual governo e as práticas condenáveis do PT, como a corrupção sistêmica, não servem como desculpa para esconder os erros e trapalhadas do atual governo (ex.: caso Queiroz, indicação do filho para a embaixada americana, polêmicas com países árabes na política externa, pautas irrelevantes levantadas em meio às discussões da reforma da previdência, insulto a nordestinos e, agora, insulto ao Inpe e a seus cientistas).

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • J

                                        JOAO PYPCAK FILHO

                                        ± 10 horas

                                        Moraales você ao menos sobrevoou a floresta amazônica? Se não o fez, não comente o que não sabes.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Anderson

                                        ± 10 horas

                                        MORALES: fácil mostrar? Aguardando...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MORALES

                                        ± 13 horas

                                        O Inpe tem dados imprecisos sim. Fácil mostrar.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cidadão Brasileiro

                                      ± 20 horas

                                      Se o presidente Bolsonaro se encontrar frente a frente com o cientista do INPE, será humilhado em sua capacidade rasa de entendimento de qq assunto - quanto mais tecnologia de imagens de satélite. A identificação de desmatamentos não é trabalho de “esquerdistas conspiradores” (ideia-asneira de que lança mão sempre que entra em apuros e precisa reforçar a hipnose dos apoiadores fanáticos) - é resultado de processamento com****cional com sofisticados algoritmos. Fato é que os desmatadores estão se sentindo com salvo conduto para enriquecer com o corte ilegal.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Celito Medeiros

                                        ± 20 horas

                                        Bolsonaro falou em chamar o diretor do INPE para conversar. Se diz que existem dados mentirosos, por certo também são dados de um técnico que o assessora. Existem dados duvidosos sim, provar isto é fácil. Imagens ditas como derrubadas recentes que eram antigas, ditas devastação da floresta quando eram áreas de cerrado. Queimadas de dezembro a Maio são inexistentes, são seis meses de chuvas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • D

                                          Diz

                                          ± 9 horas

                                          Falou bem, com os pés no chão.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Salo

                                        ± 21 horas

                                        Ora, se o presidente errou, não se pode aceitar este elemento com linguajar destituído de respeito e ética ataca'lo com fez. Títulos não dignificam isenção.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          ROGERIO ATHAYDE

                                          ± 21 horas

                                          Temos um presidente diferente. Precisamos exercitar a unidade na diversidade. O Brasil está passando por uma transição de cultura política social. O diferente faz a diferença. O povo precisa se adaptar. Estamos trilhando novos caminhos.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • J

                                            JBN

                                            ± 10 horas

                                            Parabéns pela tua colocação, realmente os brasileiro estavam acostumados a aceitar as mentiras dos governos anteriores e ficarem quietos por mais execráveis que sejam, e agora que temos um Presidente acabando com vários vícios e redes de corrupção fica essa polêmica toda. Somente alguém diferente para fazer algo diferente.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Decio mango

                                          ± 22 horas

                                          Estes lixos esquerdopatas fazem o mesmo discursinho palha da submissao a pobreza ..mande esta gente para a PTa que o os pariu

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Decio mango

                                            ± 22 horas

                                            Este filho da Pta e um vagabund0...rua

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • M

                                              Maquiavel

                                              ± 20 horas

                                              Quem?? O Bolsonaro??

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roni Cezar Bez Batti

                                            ± 22 horas

                                            Sou Bolsonaro, mas ele podia deixar algumas falas só pra ele e ficar um pouco em Silêncio

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • A

                                              Almir Peres Nicoletti

                                              ± 22 horas

                                              Concordo contigo Roni. E este foi só mais um dos vários episódios em que o Presidente deveria ter sido menos impulsivo. Agindo assim depõe contra si mesmo e seu governo, municiando sem necessidade seus inimigos, que não são poucos. A despeito disso ainda continuo acreditando num futuro melhor para nosso país.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Guilherme Gonçalves

                                            ± 22 horas

                                            Entre os i.diotas e o resto do mundo...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Guilherme Gonçalves

                                              ± 22 horas

                                              Não se trata de ser conservador ou progressista, de direita ou de esquerda, socialistas ou capitalistas...o conflito é entre os ******s e o resto do mundo. Simples assim. Quem é de direita e conservador deve estar com vergonha desse Presidente apedeuta se dizer assim. Impressionante!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Maquiavel

                                                ± 23 horas

                                                O que sai da boca do Bolsonaro é o mesmo que sai do intestino grosso dele...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • M

                                                  Maquiavel

                                                  ± 20 horas

                                                  Decio mango: uuuiiii, Bolsonaro é meu herói..:

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Decio mango

                                                  ± 22 horas

                                                  ou de sua cabeca

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • Z

                                                Zanella - Brasil.

                                                ± 24 horas

                                                Parabéns Presidente Bolsonaro, temos orgulho do que você falou na entrevista a estrangeiros. Chega dessa pressão ****** é hipocrita sobre o Brasil de países que devastaram suas florestas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  Neto

                                                  ± 24 horas

                                                  Parece inesgotável a capacidade do presidente de falar bobagem e dar munição ao inimigo. Mas estaríamos melhor com o Haddad?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • N

                                                    Neto

                                                    ± 19 horas

                                                    Zyss: eu estava sendo irônico. É claro que seria tudo bem pior com o Haddad.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zyss

                                                    ± 23 horas

                                                    Impressionante a sua cabacidade de ser ameba e deixar a esquerda deitar e rolar por qualquer declaração.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.