• Carregando...
Lula solto
Lula solto: ex-presidente deixou a cadeia nesta sexta-feira (08/11).| Foto: Átila Alberti/Gazeta do Povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu da prisão nesta sexta-feira (8) depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a execução imediata da pena após condenação em segunda instância. O petista fez um pronunciamento na vigília mantida por militantes do partido em frente à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde ficou preso durante cerca de um ano e meio. O discurso dá pistas do que se pode esperar do ex-presidente em liberdade.

Lula não citou as eleições municipais de 2020, mas deu a entender que vai participar ativamente da disputa. O petista prometeu "percorrer o país" agora que está livre. Também agradeceu o apoio da militância do partido, que montou um acampamento em frente à sede da PF em Curitiba desde que ele foi preso.

"580 dias gritaram aqui: 'bom dia, Lula, boa tarde, Lula, boa noite, Lula. Não importa se estivesse chovendo, que estivesse 40 graus, que estivesse zero grau. Todo santo dia, vocês eram o alimento da democracia", afirmou. Assista à integra do discurso de Lula abaixo:

Discurso de Lula traz críticas à Lava Jato e Sergio Moro

Usando a retórica de sempre, Lula também criticou diversas vezes a força-tarefa da Lava Jato e o e-juiz do caso, o atual ministro da Justiça, Sergio Moro. O discurso de Lula também classificou as investigações contra ele de "maracutaia" – ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

"Trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, o PT, o Lula", disse o petista. "Se pegar o Dallagnol, o Moro, alguns delegados que fizeram inquérito, enfiar um dentro do outro e bater no liquidificador, o que sobrar não é 10% da honestidade que eu represento neste país ", disse, repetindo frase proferida em várias entrevistas de dentro da cadeia.

Críticas ao governo Bolsonaro

O discurso de Lula também não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), adversário do PT nas eleições presidenciais do ano passado. Por duas vezes, disse que Fernando Haddad, que estava presente no ato, teria sido presidente se a eleição não tivesse sido "roubada".

O ex-presidente também comentou dados divulgados pelo IBGE que, segundo ele, mostram que "o Brasil não melhorou. Piorou. O povo está trabalhando de Uber, de bicicleta para entregar pizza. Está trabalhando sem o menor respeito".

O petista prometeu "melhorar a vida do brasileiro", indicando que será uma pedra no sapato do governo.

Lula paz e amor

Mesmo criticando a Lava Jato e o governo Bolsonaro, o ex-presidente tentou passar uma mensagem positiva em seu pronunciamento. "Eu saio daqui, quero que vocês saibam, com o maior sentimento de agradecimento que um ser humano pode ter pelo outro. É o que tenho por vocês. Não tenho mágoa dos policiais federais, dos carcereiros, de ninguém", disse o petista.

"Saio daqui sem ódio. Aos 74 anos, meu coração só tem espaço para o amor, porque o amor vai vencer nesse país", completou.

Críticas à imprensa

Ao contrário do esperado, Lula não falou com os repórteres que estavam em frente à sede da PF esperando sua saída. O petista fez apenas o pronunciamento aos militantes da vigília.

Lula também criticou a cobertura da imprensa sobre a operação Lava Jato. A Rede Globo foi especialmente criticada pelo petista.

Novo discurso de Lula no sábado

Lula deve fazer um novo pronunciamento neste sábado (9), no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP). Um ato está agendado para às 10 horas no local.

O sindicato foi onde o ex-presidente fez seu último discurso antes de ser preso pela Lava Jato, em abril do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]