• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

#12: Conselhos de classe a perigo; Eduardo Bolsonaro e o limite do nepotismo; quem põe dinheiro no Intercept

Sinopse - 16 de julho

1) O ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba, em alguns casos, com a obrigatoriedade de inscrição dos trabalhadores nos conselhos profissionais de classe. A PEC também transforma a natureza jurídica dessas entidades, que deixam de ser públicas e passam a ser privadas. A PEC 108/2019 começou a tramitar na terça-feira (9). Existem 29 conselhos de classe hoje no país, sendo os principais a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O jornalista Guido Orgis comenta a ideia liberal para o exercício das atividades.

2) Ao longo dos últimos 11 anos, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm entendido que a nomeação de parentes para cargos de natureza política não se enquadra como nepotismo. A questão voltou para o centro do debate em Brasília, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que pretende indicar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A possibilidade de um posto de embaixador ser enquadrado como cargo político é uma questão controversa, que ainda está em aberto. O repórter Renan Barbosa, de Brasília, explica o imbróglio jurídico.

3) Quando Glenn Greenwald saiu do jornal britânico The Guardian, após ganhar notoriedade expondo documentos secretos da National Security Agency (NSA), seu novo empreendimento, o The Intercept, foi rapidamente financiado. Por trás do aporte está Pierre Omidyar, bilionário francês de origem iraniana, fundador do site de leilões eBay e financiador de projetos e instituições progressistas. Paulo Polzonoff Jr, da editoria Ideias, fala sobre o perfil do mecenas do site que atormenta o ministro Sergio Moro.

***Ficha técnica

O ’15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]