i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Diplomata informal

Como está a relação de Eduardo Bolsonaro com os EUA um ano após ele desistir da embaixada

  • Brasília
  • 23/10/2020 10:57
Eduardo Bolsonaro, em visita aos EUA, com boné da campanha de Trump.
Eduardo Bolsonaro, em visita aos EUA, com boné da campanha de Trump.| Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

Há um ano, em 22 de outubro de 2019, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi à tribuna da Câmara para dizer que seu projeto de se tornar o embaixador brasileiro nos EUA estava descartado. Um ano depois, contudo, a agenda externa e o alinhamento entre o Brasil e os EUA continuam sendo o foco da atividade parlamentar dele. E o filho do presidente continua exercendo uma função de "diplomata informal" do governo do pai.

Quando desistiu da embaixada nos EUA, o deputado atribuiu a desistência à meta de "defender os valores conservadores" e de completar o mandato para o qual havia sido eleito no ano anterior. Pouco antes do discurso de desistência, Eduardo fora nomeado o líder do PSL na Câmara – o partido vivia a crise que culminaria na desfiliação do presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo não fala mais em ser representante do Brasil no exterior. A embaixada brasileira nos EUA passou a ser tocada de forma efetiva por Nestor Forster, que havia permanecido como interino por mais de um ano. Forster só foi efetivado na embaixada em Washington após o Senado aprovar seu nome, o que ocorreu em 22 de setembro.

A desistência de Eduardo Bolsonaro de ser o embaixador brasileiro nos EUA, entretanto, não tirou as questões internacionais das prioridades da atuação parlamentar dele. Ao longo de 2020, o "filho 03" do presidente da República teve intensa agenda com representantes de outros países. Também permaneceram no radar do deputado as provocações a regimes políticos contrários a sua ideologia e o alinhamento com os EUA.

Eduardo Bolsonaro: de "embaichapeiro" a anfitrião de "almoço diplomático"

Uma das mais recentes empreitadas de cunho internacional de Eduardo Bolsonaro foi o churrasco que ele organizou no último dia 4 em sua casa, que reuniu embaixadores de EUA, Israel, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.

Semanas antes, os três países do Oriente Médio haviam firmado um acordo de paz intermediado pelos EUA. "Após inúmeras tentativas de levar a paz entre árabes e judeus, o acordo recém assinado entre Israel, Emirador e Bahrein traz esse 1.º passo para um futuro próspero na região", publicou Eduardo em seu perfil no Twitter um dia após o encontro, chamado de "almoço diplomático".

É nas redes sociais que o deputado mantém sua principal militância no campo das relações exteriores. Apenas no mês de outubro Eduardo citou nove diferentes países em suas postagens: Austrália, Venezuela, Índia, Colômbia, Argentina, Israel, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e, principalmente, os EUA.

O país de Donald Trump é o mais abordado pelo parlamentar. Eduardo cita os EUA tanto em menções de parcerias firmadas entre os governos brasileiro e americano como também em questões eleitorais e de cunho ideológico. Eduardo, assim como os outros membros da família Bolsonaro, é defensor da reeleição do presidente Trump – o processo eleitoral dos EUA se encerra em 3 de novembro. O alinhamento entre os governos Trump e Bolsonaro é uma das principais pautas do deputado.

Eduardo se posiciona também em temas comportamentais como aborto, educação e violência policial. Nesse último tópico, o parlamentar tem se mostrado um crítico habitual do movimento "Black Lives Matter", lançado por membros da população negra dos EUA.

Outra ação política externa, repercutida no Brasil e que mereceu atenção de Eduardo Bolsonaro, foram os protestos dos "antifas", manifestantes que se apresentam como contrários ao fascismo. No primeiro semestre, grupos antifas e apoiadores do governo Bolsonaro se enfrentaram nas ruas de São Paulo.

O episódio acabou por gerar uma saia-justa internacional para Eduardo. O deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (PTB-SP) anunciou no início de agosto que enviaria à embaixada dos EUA um "dossiê" dos militantes antifascistas do Brasil. "Isso aqui é nada mais nada menos que a promoção de uma cultura de paz e segurança entre duas grandes nações. Entretanto, aos antifas, eu acho que seu sonho de visitar a Disney, conhecer alguns lugares do EUA, ou comemorar seu aniversário lá, vai ter que mudar para Cuba, para a China, para a Coreia do Norte. Assinam comigo este ofício os deputados Eduardo Bolsonaro e Gil Diniz", declarou Garcia em um vídeo divulgado na ocasião. À época, o governo dos EUA havia qualificado os antifas como um grupo terrorista.

Garcia também disse que Eduardo teria entregue o dossiê à embaixada americana no Brasil. A representação diplomática, entretanto, negou o recebimento do documento. O episódio acabou sem solução, mas parlamentares de diferentes partidos pediram a cassação de Eduardo por causa do incidente. Eles acusaram o filho de Bolsonaro de "traição" à pátria ao supostamente entregar nomes de brasileiros para o governo americano.

O filho de Bolsonaro já havia estado na mira dos membros da oposição no processo da indicação dele para o cargo de embaixador nos EUA. As críticas foram motivadas por um possível nepotismo no ato do presidente e também por uma suposta falta de qualificação do deputado para a função.

Ao rebater os ataques, em julho do ano passado, Eduardo chegou a dizer que "tinha vivência" que já havia "fritado hambúrguer" nos EUA. A fala gerou um dos apelidos aplicados a Eduardo no caso: "embaichapeiro", mistura de embaixador com chapeiro.

Pandemia garantiu comando "esticado" na Comissão de Relações Exteriores

Eduardo Bolsonaro foi eleito no ano passado o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Ele deveria entregar o cargo no início de 2020, já que o regimento da Câmara veda a reeleição ao posto. Mas como as comissões permanentes da Câmara não foram instaladas neste ano, em razão da pandemia de coronavírus, Eduardo prossegue como o presidente do colegiado – e se beneficia politicamente disso.

Na condição de presidente da comissão, Eduardo pode utilizar a estrutura do colegiado para a divulgação de parte de suas atividades institucionais, como encontros com embaixadores em Brasília.

Ele também veicula notas oficiais em nome da comissão. Os textos trazem desde mensagens de solidariedade a vítimas de um acidente aéreo na Ucrânia até ataques a adversários ideológicos. "Biden comprovou seu desconhecimento e sua ignorância sobre a realidade brasileira ao afirmar que 'a Floresta Amazônica no Brasil está sendo destruída, arrancada'. Um candidato a mandatário da maior potência mundial deveria ser prudente e evitar declarações levianas e irrefletidas acerca de país amigo e parceiro", diz texto publicado na página da Comissão no site da Câmara, que Eduardo fez como "resposta" ao presidenciável americano Joe Biden.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Repolhinho Bocó

    ± 17 horas

    Yes, we have bananas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 18 horas

    Esse aí, vulgo Ed Bananinha (nome de miliciano, aliás), ainda vai fazer hamburguer no presídio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 19 horas

    Bozo não conseguiu educar nem essas TRANQUEIRAS, e agora quer consertar o BRASIL, só lmbecis para caírem nessa armadilha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 19 horas

    Provavelmente está reciclando receitas saborosas de hamburguer, batata frita e almôndegas pois para ser embaixador é o básico do básico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adhemar Ricardo Harada Ferreira

    ± 20 horas

    Artigo ruim de jornalista pior ainda. Está sem pauta? Vai estudar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 20 horas

    Artigo lixo e sem sentido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 20 horas

    A maior característica da direita, em qualquer lugar no mundo, e a mentira. Para tal fazem uso do óbvio: usam os símbolos pátrios, usam os temas cotidianos, usam a família, a religião. A mentira está no DNA da direita, que derruba a verdade, desmoraliza instituições e pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Adhemar Ricardo Harada Ferreira

      ± 20 horas

      Os únicos mentirosos estão na esquerda! Desde Lula e sus asseclas, a mídia, passando pelos oportunistas e chegando ao eleitorado vermelho. Usamos a família, os símbolos pátrios, a crença em Deus e tudo isso com a Verdade, porque isso sempre foi uma bandeira da direita, a esquerdalha nunca lhes deu importância, ao contrário, os desprezou. Isso fortalece as instituições e a família é a mais importante delas, ao contrário do que você pensa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 21 horas

    Republiqueta de aloprados. Vergonha de povo! Elegeu um oportunista-mor, que passou 30 anos ocupado fazendo conchavos. Povo vergonha. A direita e mestra em espalhar mentiras e crendices populares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Adhemar Ricardo Harada Ferreira

      ± 20 horas

      Quem passou fazendo conchavos há 35 anos foi a esquerda e os oportunistas, Bolsonaro, nesse tempo, todo foi desprezado. Agora vamos levar uns 20 anos para endireitar o país. "Endireitar", percebeu? Ou quer que eu desenhe?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 21 horas

    Aí o Biden ganha as eleições e o quarteto enfia e dedo na orelha...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CSG

      ± 19 horas

      Adhemar Ricardo Harada Ferreira: Isso é o que vcs imaginam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adhemar Ricardo Harada Ferreira

      ± 20 horas

      A esquerdalha tem complexo de vira-lata mesmo. Se Biden (Dilma de terno) ganhar, vai acontecer o que? Nada. Somos a oitava economia do mundo e celeiro de alimentos, se não quiser fazer negócios com o Brasil, outros o farão. Simples assim. Sugestão: melhorem a argumentação ou pelos menos a linguagem de chulos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 21 horas

      Dedo no kuh. E ainda vai cheirar pra saber o cheiro que tem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 21 horas

    O artigo não diz porque foi escrito. Preciso atacar o 03, pois ele não é amiguinho do ramos que está nos ajudando. É essa a intenção desse artigo? Por exemplo, todas as ditaduras comunistas do mundo detestam ele. Um baita mérito. Não obstante, a indicação dele para embaixador está nos erros mais básicos que o Bolsonaro já fez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 21 horas

      Segundo seus fanáticos os jornais nunca podem colocar matérias que denigrem seus ídolos , eles só podem babar ovo se não devem ser excluídos e eliminados tudo para a gloria do mito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 22 horas

    Eduardo Bolsonaro está se aprimorando: inscreveu-se em um curso de hamburgueria que usa muito ketchup e batatinhas fritas. Hambúrguer com sotaque americano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 22 horas

    A relação de Eduardo "Bananinha" com os EUA só existe porque seu pai é o Presidente. Fraco, sem cultura e sem nada a oferecer, vive na sombra do pai. É o mais exibido dos 3 Patetas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sr. Walker

      ± 21 horas

      A grande qualidade dele é ser chapeiro. Imagina só, a vovozinha dele deve estar quase estourando de orgulho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael França de Souza

    ± 22 horas

    Que criatura patética.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]